O Ipea prepara nota técnica na qual contestará a idéia de que é necessária uma elevação da taxa básica de juros (Selic) para conter uma suposta pressão inflacionária.
Carnaval nas lojas
Alavancado pelo bom desempenho dos setores de calçados, confecções e moda infantil e de tecidos, o comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 2,5% nas vendas em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2007, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Clube de Diretores Lojistas (CDL). O presidente da entidade, Aldo Gonçalves, atribui a alta ao Carnaval antecipado.
Inadimplência sobe
A pesquisa do CDL-Rio mostra também que o Serviço de Proteção ao Crédito registrou em fevereiro um aumento de 9,7% nas consultas, 2% na inadimplência; 9,6% das dívidas foram quitadas. No acumulado dos primeiros dois meses (janeiro/fevereiro de 2008 em relação ao ano anterior) as consultas, a inadimplência e as dívidas quitadas subiram, respectivamente, 8,5%, 1,4% e 6,2%.
Também no cheque
No movimento de cheque, em fevereiro, a inadimplência e as dívidas quitadas cresceram, respectivamente, 1,7% e 3,9%, e as consultas diminuíram 9,2%. No acumulado dos dois primeiros meses (janeiro/fevereiro de 2008 comparado com o ano anterior) as consultas diminuíram 7% e a inadimplência e as dívidas quitadas cresceram, respectivamente, 1,8% e 3,6%.
Verdes
Os agricultores formam o grupo mais numeroso de “gestores de recursos naturais em todo o mundo – 2 bilhões de pessoas”. O destaque é da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que afirma ser necessário um “conjunto de incentivos” para estimular o produtor rural. Diz ainda, no estudo O Estado Mundial da Agricultura e Alimentação 2007, que será lançado nesta quinta, que os “pagamentos seletivos aos agricultores podem ser uma forma de proteger o meio ambiente”. Essa coluna acha que é uma defesa de subsídios.
As cinco mais
O 5° Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor do Rio selecionou nesta quarta projetos dos municípios de Petrópolis, Quissamã, Cordeiro, Niterói e Rio das Ostras. Eles vão participar da etapa nacional do prêmio. A tônica foi a necessidade de estimular o desenvolvimento das pequenas empresas. O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, comentou que são elas as responsáveis pela maior parte da geração de empregos e renda nos municípios, tanto em grandes metrópoles, quanto em pequenas cidades do interior do estado. Dos 92 municípios fluminense, 42 participaram do prêmio.
Reflexo
O Instituto de Economia da UFRJ lança nesta sexta o ciclo de debates “Grandes Temas da Economia Brasileira”. O primeiro será: “A Atual Crise Internacional e seus Reflexos sobre a Economia Brasileira”, em debate que juntará os professores Fernando Cardim e Francisco Eduardo Pires. O evento será realizado no Campus da Praia Vermelha, no Salão Pedro Calmon, às 11h.
Badalado
O site do Estadão perguntou se os internautas concordam com a pesquisa CNT/Sensus, que mostra que subiu a avaliação positiva do Governo Lula e também a aprovação do presidente. Mesmo em um público mais elitista do que ouvido pelo Sensus, até esta quarta à tarde 58% disseram que sim.
Paz
Os vencedores do Prêmio Nobel da Paz Rajendra Pachauri (2007) e Mohammad Yunus (2006) se encontrarão com o presidente Lula em Brasília, nos dias 11 e 12 de junho. Eles virão ao Brasil para o I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade.
Marcos de Oliveira e Sérgio Souto