Pró crescimento

O Ipea prepara nota técnica na qual contestará a idéia de que é necessária uma elevação da taxa básica de juros (Selic) para conter uma suposta pressão inflacionária.

Carnaval nas lojas
Alavancado pelo bom desempenho dos setores de calçados, confecções e moda infantil e de tecidos, o comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 2,5% nas vendas em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2007, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Clube de Diretores Lojistas (CDL). O presidente da entidade, Aldo Gonçalves, atribui a alta ao Carnaval antecipado.

Inadimplência sobe
A pesquisa do CDL-Rio mostra também que o Serviço de Proteção ao Crédito registrou em fevereiro um aumento de 9,7% nas consultas, 2% na inadimplência; 9,6% das dívidas foram quitadas. No acumulado dos primeiros dois meses (janeiro/fevereiro de 2008 em relação ao ano anterior) as consultas, a inadimplência e as dívidas quitadas subiram, respectivamente, 8,5%, 1,4% e 6,2%.

Também no cheque
No movimento de cheque, em fevereiro, a inadimplência e as dívidas quitadas cresceram, respectivamente, 1,7% e 3,9%, e as consultas diminuíram 9,2%. No acumulado dos dois primeiros meses (janeiro/fevereiro de 2008 comparado com o ano anterior) as consultas diminuíram 7% e a inadimplência e as dívidas quitadas cresceram, respectivamente, 1,8% e 3,6%.

Verdes
Os agricultores formam o grupo mais numeroso de “gestores de recursos naturais em todo o mundo – 2 bilhões de pessoas”. O destaque é da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que afirma ser necessário um “conjunto de incentivos” para estimular o produtor rural. Diz ainda, no estudo O Estado Mundial da Agricultura e Alimentação 2007, que será lançado nesta quinta, que os “pagamentos seletivos aos agricultores podem ser uma forma de proteger o meio ambiente”. Essa coluna acha que é uma defesa de subsídios.

As cinco mais
O 5° Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor do Rio selecionou nesta quarta projetos dos municípios de Petrópolis, Quissamã, Cordeiro, Niterói e Rio das Ostras. Eles vão participar da etapa nacional do prêmio. A tônica foi a necessidade de estimular o desenvolvimento das pequenas empresas. O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, comentou que são elas as responsáveis pela maior parte da geração de empregos e renda nos municípios, tanto em grandes metrópoles, quanto em pequenas cidades do interior do estado. Dos 92 municípios fluminense, 42 participaram do prêmio.

Reflexo
O Instituto de Economia da UFRJ lança nesta sexta o ciclo de debates “Grandes Temas da Economia Brasileira”. O primeiro será: “A Atual Crise Internacional e seus Reflexos sobre a Economia Brasileira”, em debate que juntará os professores Fernando Cardim e Francisco Eduardo Pires. O evento será realizado no Campus da Praia Vermelha, no Salão Pedro Calmon, às 11h.

Badalado
O site do Estadão perguntou se os internautas concordam com a pesquisa CNT/Sensus, que mostra que subiu a avaliação positiva do Governo Lula e também a aprovação do presidente. Mesmo em um público mais elitista do que ouvido pelo Sensus, até esta quarta à tarde 58% disseram que sim.

Paz
Os vencedores do Prêmio Nobel da Paz Rajendra Pachauri (2007) e Mohammad Yunus (2006) se encontrarão com o presidente Lula em Brasília, nos dias 11 e 12 de junho. Eles virão ao Brasil  para o I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCesta básica
Próximo artigoÔnus

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...