Pré-sal

Comentário cáustico de um experiente operador de mercado ao ver as cotações de Petrobras PN caminhando para o suporte de R$ 20: “O papel se aproxima do pré-sal.” Uma das ações mais líquidas da Bovespa, a Petrobras também é uma das que mais sofrem com os movimentos especulativos que amplificam a crise mundial. O número de negócios com o papel atingiu a marca de 40 mil/dia, contra a média histórica de cerca de 8 mil/dia até pouco menos de um ano.

Modelo EUA
Espanha e Irlanda, que nos últimos anos estiveram entre os países da Zona do Euro que apresentaram o crescimento mais acelerado, são os que estão sofrendo as piores ressacas. Em 2005, perto do auge do boom, cerca de 18 casas por cada mil habitantes foram erguidas na Espanha, três vezes mais que a média européia. Desde 2000, a construção civil gerou um quinto de todos os empregos novos na Espanha. As informações estão em estudo de Norman Gall, diretor executivo do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial (associado à Faap)
A construção residencial alcançou 10% do PIB na Espanha e 16% na Irlanda, os níveis mais altos da Europa, enquanto nos EUA chegava a 6,5%. A dívida familiar na Espanha subiu de 45%, em 1996, para mais de 115% da renda disponível, próxima do nível dos Estados Unidos. Um terço das casas e dos apartamentos construídos desde 2005 não foi vendido, chegando a 69% nas províncias centrais que cercam Madri.

Mídia democrática
A renovação das concessões de rádio e TV no Estado, a necessidade de um novo marco regulatório para as comunicações e a importância da realização da Conferência de Comunicação é tema de audiência pública nesta sexta-feira, às 10h, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). No mesmo dia será realizada manifestação pública em defesa da realização da conferência na Praça XV e em outras capitais. A Assembléia Legislativa de São Paulo realizou audiência no dia 14.
As audiências acontecem em um período em que as concessões de importantes emissoras de televisão (Globo, Bandeirantes e Record entre elas) ainda não foram renovadas. A renovação automática dessas concessões foi suspensa na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, o que representa uma oportunidade para se debater novos critérios e procedimentos para a exploração comercial dos canais de televisão, concessões públicas fornecidas pelo Estado. As regras das comunicações no Brasil são do tempo da televisão em preto e branco (1962).

Mesa
Setenta por cento dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são provenientes da agricultura familiar, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Números de 2005 indicam que o segmento da agricultura familiar e as cadeias produtivas a ele interligadas responderam por 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
“Diferentemente do agronegócio voltado para a exportação, geralmente baseado na produção de commodities, em monoculturas com uso intensivo de mecanização e de agroquímicos (fertilizantes e pesticidas), a agricultura familiar é diversificada, mais intensiva em ocupação e menos dependente dos agrotóxicos e dos organismos geneticamente modificados, as sementes transgênicas”, disse o gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae Nacional, Juarez de Paula, nesta quinta-feira, data em que se comemorou o Dia Mundial da Alimentação.

Vale tudo
A geléia geral em que se transformaram os partidos, inclusive os com DNA de esquerda, faz novas vítimas. A direção estadual do Rio de Janeiro da União da Juventude Socialista (UJS) interveio na seção de Campos e nomeou novos integrantes. Além disso, afastou os filiados e abriu processo contra eles. Contrariando diretriz partidária, os dirigentes municipais declararam apoio à candidata do PMDB à Prefeitura de Campos, Rosinha Garotinho (PMDB). No Rio, porém, o PCdoB apóia a candidatura de Eduardo Paes, que é do… PMDB. Vai ver é porque Paes não é peemedebista desde garotinho.

Solidariedade
A Campanha Natal Permanente da LBV já está nas ruas. Quem quiser colaborar pode ligar para (21) 2501-0247. O anúncio da ação foi gravado dia 8, com diversos artistas e esportistas, tendo à frente o padrinho da campanha, o ator e diretor Jorge Fernando, o primeiro a chegar para a gravação.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRoleta
Próximo artigoReservas etéreas

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.