35.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Pé de porco

A inflação acumulada em 12 meses, até junho, no preço dos ingredientes usados na feijoada ficou em 24,6%. O aumento é cinco vezes superior ao da variação média de preços do período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR), da FGV, que ficou em 5,96%. É a feijoada mais cara dos últimos cinco anos, segundo mostrou levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na média
Os receios relacionados ao roubo de identidade e fraudes financeiras são as principais preocupações dos consumidores de 14 países, de acordo com os últimos resultados do Índice de Segurança Unisys (www.unisyssecurityindex.com). A pesquisa atual inclui respostas de 13,2 mil pessoas, entrevistadas entre março e abril de 2008. Comparado com 2007, o Índice de Segurança Unisys caiu três pontos, para 134, em uma escala de zero a 300, na qual o número máximo representa o patamar mais elevado de preocupação.

Acima da média
Os receios dos consumidores estão mais altos nas principais economias em desenvolvimento, como Hong Kong (189), Cingapura (176), Brasil (169) e Malásia (164), revela o estudo da Unisys. Com exceção da Alemanha, único país europeu que registra grande preocupação com problemas de segurança, os europeus geralmente se sentem mais seguros do que as pessoas do restante do mundo; os franceses são os menos preocupados do globo, com pontuação de 76. Os consumidores dos EUA – como não poderia deixar de ser – e de Hong Kong apresentam maior ansiedade para cumprir as obrigações financeiras, como pagar contas de cartões de crédito e hipoteca.

Busca
Está no ar o site Buscasac (www.buscasac.com), que oferece gratuitamente aos internautas dados como e-mail, homepage e telefone de serviços de atendimento ao consumidor (SAC) brasileiros.

Crítico
O economista norte-americano Paul Krugman, que esteve em São Paulo nesta quarta-feira, estará nesta quinta no Rio, no prédio do BNDES. O banco realiza, em parceria com a CPFL Energia, às 10h30, a palestra “Crise Financeira Internacional e Crescimento da Economia Brasileira”,. O evento contará também com a participação dos presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, e da CPFL, Wilson Ferreira Jr..

Terceirização
Parentes e amigos de petroleiros vítimas de acidentes de trabalho farão uma manifestação nesta quinta-feira, às 13h, em Macaé, contra a constante ocorrência de mortes e mutilações nas plataformas na região. Só este ano foram 11 falecimentos em alto mar, sendo que oito no Rio de Janeiro. Desde 1998, foram mais de 150.
João Tancredo, advogado da família de Adeilson dos Anjos de Jesus, morto no início de junho, explica que grande parte dos acidentes devem-se ao aumento do número de terceirizados nas plataformas.

Tarefa hercúlea
Mais de 6 mil contabilistas se reunirão de 24 a 28 de agosto, em Gramado (RS), em congresso da categoria, para discutir e buscar soluções sobre o tema “Corrupção Eleitoral”.

Tecno
Robótica, biotecnologia e inteligência artificial serão alguns dos temas do Festival de Tecnologia de Petrópolis, que acontecerá de 4 a 9 de agosto. Serão mais de 30 palestras, 24 apresentações técnicas e debates, no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase). Entre os acadêmicos que farão palestras e apresentações técnicas, há 28 PhDs.
Dentro da programação, o Concerto para Laptop, que será apresentado por Luís Duva, no dia 5, na Sala Manuel Bandeira. Trata-se de uma composição onde as imagens e os sons são manipulados ao vivo.

Aos inimigos, a lei
Será que o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, ou outro protegido dos Estados Unidos, resistiriam a um julgamento no Tribunal Penal Internacional?

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorAgudo
Próximo artigoLavra ambiciosa
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.