25.1 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, janeiro 21, 2021

Pule de dez

Resposta de um produtor de cacau a pergunta desta coluna, sobre o comportamento dos preços do produto na Páscoa que se aproxima: “Se a Nestlé aqui se comportasse como faz no seu país de origem, e se os órgãos fiscalizadores fossem sérios, os ovos de Páscoa seriam mais baratos. Os preço estão baixos, não há cacau, as doenças estão deixando todos os produtores no vermelho. Mas os ovos… virão mais caros. Quer apostar?”

Aula de jornalismo
Deve-se aos jornalistas chilenos o mérito de lembrarem ao presidente Barack Obama que, longe de ser um ativista casual dos direitos humanos na América Latina, é o representante do país que mais contribuiu para sua violação na região, em particular na terra do verdugo Pinochet. Na coletiva em que Obama e o presidente do Chile, Sebastian Piñera, contavam com perguntas sobre amenidades, o profissional chileno indagou do representante estadunidense se ele se desculparia com as vítimas da ditadura Pinochet, apoiada pelos Estados Unidos, e se ajudaria nas investigações sobre os muitos crimes por ela cometidos.

Saldo
Enquanto o Governo do Rio comemorava o “empréstimo” de US$ 1 bilhão do Ex-Im Bank norte-americano, fechado durante a viagem de Obama ao estado, o presidente da instituição, Fred P. Hochberg, mostrava, sem meias-palavras, em Washington, o significa dos créditos de exportação: “Projeto vai impulsionar a economia dos EUA por meio de novas oportunidades de exportação”.

Voluntários
Homens e mulheres entre 18 e 65 anos com muita dor cervical (nuca) ou na coluna (dor lombar, nos quadris), podem se inscrever para participar de estudo clinico com novo analgésico. O CCBR Brasil, centro de pesquisas e análises clínicas, que faz parte de uma rede mundial de pesquisa com 30 anos de existência (CCBR-Synarc, www.synarc.com) com sede na Dinamarca, oferece aos aprovados na seleção assistência médica, exames, procedimentos e medicamentos previstos no protocolo sem nenhum custo para os voluntários. Outras informações pelo telefone (21) 2527-7979.

Documentos
Para o infeliz internauta que cair nas garras do sistema de spam enviado pela Walmart conseguir se descadastrar, ele precisa primeiro… cadastrar seu nome, telefone e fornecer outras informações pessoais. Alguém acredita que na terra deles é assim que procedem?

Tente mais tarde
O Carrefour é outra multinacional que utiliza um sistema de spam em que o inocente usuário que cai dentro da rede não consegue se desvencilhar. Neste caso, a ferramenta de descadastramento manda uma mensagem de erro.

Eufemismos
Certos eufemismos têm funções benignas, como os que socorrem os médicos na missão de amenizar o sofrimento de pacientes e familiares em situações extremas. Em outras, soam patéticos, como na gramática do politicamente correto, que transforma anão num cidadão verticalmente prejudicado. No entanto, nenhum é tão exemplar das tentativas de higienização semântica como o que transforma  “a comunidade internacional” em sujeito substituto dos interesses dos Estados Unidos, bem como a sua variação “coalizão internacional”, quando envolve a participação de países-laranja.

Artigo anteriorBênção
Próximo artigoNovos Bin Laden?
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.

UE planeja iniciar gastos de grande fundo de recuperação em meses

Incerteza econômica na Alemanha continua em 2021; economista mantém previsão de crescimento do PIB do país em +3,5%.

Exterior abre positivo e Copom no radar interno

Na Ásia, Bolsas fecharam sem sinal único; Hong Kong registrou avanço de 1,08%.

Índice Ibovespa futuro opera entre perdas e ganhos

No momento, o futuro do índice Ibovespa está em alta de 0,03% e o futuro do dólar está em queda de -0,34%.

Comportamento indefinido

Ontem, logo cedo, Europa seguia a trilha de alta dos mercados da Ásia, o mesmo acontecendo com o mercado americano.