33.2 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 16, 2021

Pós-industrial

A participação do setor industrial no mercado de trabalho desabou de 33% para 20% nos últimos anos. Em 2002, das 29 mil vagas criadas, ele foi responsável por 13 mil, empregando 1,525 milhão de trabalhadores. No mesmo período, o comércio demitiu cerca de 3 mil pessoas e manteve 1,228 milhão de empregados, equivalente a 14% do mercado de trabalho. Os dados são da pesquisa Dieese/Seade sobre o emprego na Região metropolitana de São Paulo.

Nem camelô
Pior do que a trágica herança do segundo maior desemprego em 17 anos deixada pelo ex-presidente FH para Lula, a taxa de 2002 apurada pela pesquisa o Dieese/Seade traz um dado ainda mais devastador. Pela primeira vez desde 1985, quando os dois institutos iniciaram aquela série histórica, o setor de serviços registrou fechamento de postos de trabalho. Em 2002, foram perdidas cerca de 8 mil vagas, quebrando o crescimento no setor, que no biênio 2000/2001 contratara 194 mil. Em 2002, o setor de serviços ocupou 3,965 milhões de pessoas ou 52% do total dos brasileiros empregados. Em 1985, o percentual era de 40,7%.
Ressalte-se que, além de salários mais baixos e condições de trabalho mais precárias, o setor de serviços (que inclui camelôs e motoristas de van) era o último porto que restava aos desempregados vítimas da devastação causada pela política econômica tucana na indústria e no comércio.

Privilégio
Para os juízes e militares brasileiros que morreram de inveja da aposentadoria do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, de US$ 750 mil por ano, o pé de meia a que tem direito o novo secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, é de dar insônia. Por pouco mais de 20 anos como executivo do grupo CSX Corp., umas das maiores empresas de transporte ferroviário norte-americanas, Snow tem direito a uma aposentadoria de cerca de US$ 15 milhões. Em tempo, a tradução de snow para português é neve, mas nesse caso, está mais para avalanche…de dólares.

Longe
O fiscal da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro Lúcio Manoel Picanço está a um passo de deixar o PDT. Ele está sendo acusado pelo Ministério Público de extorsão e de remessa ilegal de dólares para um banco na Suíça. Ontem, antes de participar da reunião da Executiva Nacional decidiu a posição do PDT em relação ao governo Lula e à reforma da Previdência, Brizola disse que o fiscal já é considerado expulso: “Esse pessoal tem expulsão automática de nosso partido, seja ele quem for”.

Troca
Parece aquela piada do português, apesar de vir de uma empresa de capital francês: ao substituir os medidores de luz dos consumidores de Caxias (Baixada Fluminense) por outros que ficam presos aos postes – medida para reduzir os “gatos” na rede – a Light, concessionária da capital e de parte do Estado do Rio de Janeiro, trocou os marcadores. Assim, um consumidor passou a receber a conta do consumo de seu vizinho. O governo estadual, de marcação cerrada sobre a empresa – e também sobre a Cerj, a outra concessionária de energia elétrica do Rio – encaminhou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ofício relatando os problemas. O receio é que as sucessivas falhas no serviço levem a um apagão no próximo mês, que combina calor com volta às aulas e ao trabalho.

Exemplo
A GM parece seguir o caminho da Fiat ao exibir comerciais politicamente incorretos. Está nas rádios uma campanha da montadora norte-americana mostrando os desejos de grupos de pessoas para 2003. O surfista fala em parar de estudar; já as mulheres só pensam em lipoaspiração e colocar silicone no seio.

Parcerias
Porto Alegre sediou os primeiros contatos entre o Ministério do Meio Ambiente e ativistas  ambientalistas brasileiros para a formação de parcerias. Propostas de parceria política e operacional foram levantadas na tentativa de viabilizar aspirações dos ambientalistas. Entre elas, a aprovação da lei que garante a preservação da Mata Atlântica.

Artigo anteriorPrimeiro Mundo
Próximo artigo“Coopergatos”
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.