Pós-industrial

117

A participação do setor industrial no mercado de trabalho desabou de 33% para 20% nos últimos anos. Em 2002, das 29 mil vagas criadas, ele foi responsável por 13 mil, empregando 1,525 milhão de trabalhadores. No mesmo período, o comércio demitiu cerca de 3 mil pessoas e manteve 1,228 milhão de empregados, equivalente a 14% do mercado de trabalho. Os dados são da pesquisa Dieese/Seade sobre o emprego na Região metropolitana de São Paulo.

Nem camelô
Pior do que a trágica herança do segundo maior desemprego em 17 anos deixada pelo ex-presidente FH para Lula, a taxa de 2002 apurada pela pesquisa o Dieese/Seade traz um dado ainda mais devastador. Pela primeira vez desde 1985, quando os dois institutos iniciaram aquela série histórica, o setor de serviços registrou fechamento de postos de trabalho. Em 2002, foram perdidas cerca de 8 mil vagas, quebrando o crescimento no setor, que no biênio 2000/2001 contratara 194 mil. Em 2002, o setor de serviços ocupou 3,965 milhões de pessoas ou 52% do total dos brasileiros empregados. Em 1985, o percentual era de 40,7%.
Ressalte-se que, além de salários mais baixos e condições de trabalho mais precárias, o setor de serviços (que inclui camelôs e motoristas de van) era o último porto que restava aos desempregados vítimas da devastação causada pela política econômica tucana na indústria e no comércio.

Privilégio
Para os juízes e militares brasileiros que morreram de inveja da aposentadoria do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, de US$ 750 mil por ano, o pé de meia a que tem direito o novo secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, é de dar insônia. Por pouco mais de 20 anos como executivo do grupo CSX Corp., umas das maiores empresas de transporte ferroviário norte-americanas, Snow tem direito a uma aposentadoria de cerca de US$ 15 milhões. Em tempo, a tradução de snow para português é neve, mas nesse caso, está mais para avalanche…de dólares.

Longe
O fiscal da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro Lúcio Manoel Picanço está a um passo de deixar o PDT. Ele está sendo acusado pelo Ministério Público de extorsão e de remessa ilegal de dólares para um banco na Suíça. Ontem, antes de participar da reunião da Executiva Nacional decidiu a posição do PDT em relação ao governo Lula e à reforma da Previdência, Brizola disse que o fiscal já é considerado expulso: “Esse pessoal tem expulsão automática de nosso partido, seja ele quem for”.

Espaço Publicitáriocnseg

Troca
Parece aquela piada do português, apesar de vir de uma empresa de capital francês: ao substituir os medidores de luz dos consumidores de Caxias (Baixada Fluminense) por outros que ficam presos aos postes – medida para reduzir os “gatos” na rede – a Light, concessionária da capital e de parte do Estado do Rio de Janeiro, trocou os marcadores. Assim, um consumidor passou a receber a conta do consumo de seu vizinho. O governo estadual, de marcação cerrada sobre a empresa – e também sobre a Cerj, a outra concessionária de energia elétrica do Rio – encaminhou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ofício relatando os problemas. O receio é que as sucessivas falhas no serviço levem a um apagão no próximo mês, que combina calor com volta às aulas e ao trabalho.

Exemplo
A GM parece seguir o caminho da Fiat ao exibir comerciais politicamente incorretos. Está nas rádios uma campanha da montadora norte-americana mostrando os desejos de grupos de pessoas para 2003. O surfista fala em parar de estudar; já as mulheres só pensam em lipoaspiração e colocar silicone no seio.

Parcerias
Porto Alegre sediou os primeiros contatos entre o Ministério do Meio Ambiente e ativistas  ambientalistas brasileiros para a formação de parcerias. Propostas de parceria política e operacional foram levantadas na tentativa de viabilizar aspirações dos ambientalistas. Entre elas, a aprovação da lei que garante a preservação da Mata Atlântica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui