Putin e Trump otimistas após telefonema sobre Ucrânia

‘Estamos prontos a trabalhar pela paz’, disse Putin; Trump fala em cessar-fogo e fim da guerra; negociações podem ocorrer no Vaticano

88
presidente americano Trump aperta mão de Putin, presidente russo, em 2018
Trump aperta mão de Putin, em 2018 (foto de LehtikuvaJussi Nukari, Xinhua)

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por mais de duas horas por telefone nesta segunda-feira sobre a Ucrânia. Segundo ambos, a conversa foi bastante construtiva. Putin falou à imprensa sobre o diálogo entre os dois chefes de Estado: “Significativo, franco e muito útil”, descreveu o mandatário russo.

“Acabo de terminar minha conversa de duas horas com o presidente russo Vladimir Putin. Acho que tudo correu muito bem. A Rússia e a Ucrânia iniciarão imediatamente as negociações para um cessar-fogo e, mais importante, para o fim da guerra”, anunciou Trump em sua conta na rede Truth Social.

Em sua fala aos repórteres, Putin agradeceu a Donald Trump pela participação dos Estados Unidos na retomada das negociações diretas entre seu país e a Ucrânia e na elaboração de um possível acordo de paz. “O presidente dos Estados Unidos expressou sua posição no cessar das hostilidades e, por sua parte, reconheceu que a Rússia também é a favor de uma resolução pacífica para a crise ucraniana.” As conversas russo-ucranianas, lembrou Putin, foram encerradas unilateralmente pela Ucrânia em 2022.

“Estamos prontos para trabalhar em um memorando sobre um possível acordo de paz”, disse Putin, especificando que é preciso definir diretrizes como os princípios do acordo e o estabelecimento um cronograma para sua realização. “Incluindo um possível cessar-fogo por um período definido, caso haja um entendimento mútuo.”

Espaço Publicitáriocnseg

“O Vaticano, representado pelo Papa, declarou seu interesse em sediar as negociações. Que o processo comece”, concluiu Trump. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, disse que a Turquia, o Vaticano e a Suíça estão sendo considerados como possíveis locais para as negociações para um cessar-fogo com a Rússia.

O presidente russo, entretanto, deixou clara a posição da Rússia de que é preciso eliminar as causas profundas que geraram o conflito ucraniano. Por sua vez, porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, comentou que o presidente dos Estados Unidos mantém uma posição neutra e está genuinamente empenhado em resolver o conflito.

“A Rússia quer negociar em grande escala com os Estados Unidos quando esse catastrófico banho de sangue terminar, e eu concordo”, disse Trump. “A Rússia pode criar muitos empregos e riqueza. Seu potencial é ilimitado”, enfatizou. Quanto à Ucrânia, “ela também pode se beneficiar do comércio durante a reconstrução do país”.

Trump explicou que já informou o presidente ucraniano Volodimir Zelenski, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente francês, Emmanuel Macron, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, o chanceler alemão, Friedrich Merz, e o presidente finlandês, Alexander Stubb, em uma ligação imediatamente após o telefonema com Putin.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui