Quando o ladrão chama a polícia

Profissionais do mercado se acham vítimas da ação de um grupo de amadores.

A trama em torno das ações da GameStop tem um lado romântico, a começar pelo nome do aplicativo utilizado (Robinhood), mas não é por isso que deixa de envolver ganhos financeiros pesados – e perdas, claro. Uma gestora de ativos que detinha quase 5% dos papéis da loja de jogos vendeu tudo nesta quinta-feira, após valorização de 788% em uma semana.

Mas o lado da trama que seria cômico, não fosse trágico, foi ver grandes fundos de hedge demandando “mais regulação”. Justo eles, que vivem de especulação, jogando com ações através de expedientes como venda a descoberto (short selling).

Este mecanismo é defendido por gente do mercado como uma forma de dar liquidez às ações nas Bolsas de Valores, mas acaba tendo como efeito mais importante a transformação de um instrumento de captação de investidores em um cassino.

Na hora da perda, Wall Street reage como o dono da bola: “Está na hora do jogo acabar!”

 

Empresário por necessidade

Quase 2 milhões de brasileiros se tornaram microempreendedores individuais (MEI) em 2020, alcançando um total de 11,3 milhões de MEIs ativos em dezembro, de acordo com o Portal do Empreendedor, do Governo Federal.

De acordo com o Sebrae, um terço das formalizações de 2020 é de pessoas que começaram a empreender por necessidade, não decido a uma escolha planejada. A crise gerada pela pandemia impulsionou esse crescimento.

“É um momento de grandes desafios e dificuldades, mas que pode abrir novos horizontes para os microempreendedores. As mulheres foram muito mais afetadas na crise, mas também têm grande chance de criarem seus próprios negócios agora”, pontua a consultora e fundadora da GirlBoss Empreendedora, Tânia Gomes Luz.

 

Melhor desempenho

O Maranhão, mais pobre estado brasileiro, é o que apresenta menor número de mortos por Covid em relação à população: 66 por 100 mil habitantes (dado de 28/1/2021). Para desespero de alguns, o governador, Flávio Dino, é do Partido Comunista.

 

Rápidas

Ricardo Oliveira Neves lança o seu 7º livro de negócios com o título Sensemaking: Liderança por propósito (Editora Neo21), cujo objetivo é fornecer um conteúdo inovador no teórico e na prática dos negócios referentes ao desenvolvimento de um modelo de liderança para o chamado “novo normal” *** Monique Abrantes, gestora da grife de buffet D.A Gastronomia, lança para o mercado de festas e eventos o canal Gastromonix, uma produção digital que pretende apresentar os bastidores, assim como curiosidades deste segmento *** A revista Magister, de Direito e de Processo Penal, coordenada por Oswaldo Henrique Duek e que tem João Mestieri no Conselho Científico, lança em março o seu centésimo número *** Aasp realizará de 2/2 a 16/3 (às terças e quintas-feiras), das 19h15 às 20h45, o evento virtual “Principais alterações da Lei de Falências e Recuperações Judiciais”, que entrou em vigor dia 23 último. Inscrições aqui *** O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio promoverá, dia 4, às 12h, o webinário “O Caso Usaflex”.

Leia mais:

Incerteza da população ou dos mercados?

Importações de bens de capital caíram 3,5% de janeiro a novembro

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAMAZONIZA-TE
Próximo artigoPintou um clima

Artigos Relacionados

Europa admite 2 pesos na crise na Ucrânia e em Gaza

Cinismo típico da mentalidade colonial

A Economia e eles

A visão de Saramago e Betinho.

Petróleo sob disfarce de direitos humanos

China descobre grande reserva na Região de Uigur, alvo das ‘preocupações’ dos EUA.

Últimas Notícias

Mercado imobiliário dos EUA entra em recessão

Seis em 10 norte-americanos temem não conseguir pagar suas hipotecas em 2023.

Nubank: resultado do 2T22 e a perspectiva de recuperação das ações

Destaque para captação de clientes, mas risco de inadimplência é alto.

Rio CVB: Receita do Rock in Rio acima de US$ 158 milhões

Evento deve gerar pagamento de US$ 7,9 milhões em impostos à cidade.

Anatel recebe cerca de 1 milhão de queixas

Reclamações foram contra serviços de telefonia, internet e TV.

Europa admite 2 pesos na crise na Ucrânia e em Gaza

Cinismo típico da mentalidade colonial