Quantas pessoas comportam as festas em Copacabana e na Paulista?

2619

Ano após ano, os números de pessoas esperadas para as comemorações de reveillon em Copacabana e na Avenida Paulista engordam mais que a ceia de Natal. Para a virada 2019/2020, as previsões são de 2,8 milhões no Rio de Janeiro e 1,5 milhão em São Paulo. A matemática contraria o discurso oficial, que busca promover as festas.

Cálculos do Datafolha mostram que a Praia de Copacabana e seus acessos têm cerca de 400 mil metros quadrados. Para alcançar os 2,8 milhões, seria necessária uma concentração de 7 pessoas por metro quadrado – similar ao do trem da Central lotado. Esta quantidade, porém, só é vista nas áreas mais disputadas em frente ao palco principal da festa, na altura do Copacabana Palace.

Uma estimativa menos inverossímil seria de duas pessoas/m². O número cairia então para 800 mil. Considerando pessoas que circulam pelo bairro ou chegam apenas para os shows, este número poderia subir em 20%, segundo pesquisa feita em 2011 no Rio de Janeiro e que pode ser considerada atual. A quantidade de pessoas na festa carioca algo em torno de 960 mil. Arredondando, 1 milhão seria um número realista.

Na Avenida Paulista, a área é de 135,5 mil m². Com sete pessoas se espremendo por metro quadrado, seria alcançado um público máximo de 948,5 mil pessoas. Um cálculo mais realista, com três pessoas/m² – por ser um ambiente confinado entre prédios, diferentemente de Copacabana, onde o espaço é aberto – seriam 405 mil. Com uma renovação de 20%, seriam 486 mil; arredondando, 500 mil pessoas comemorando.

Espaço Publicitáriocnseg

Tanto no Rio quanto em São Paulo, são números superlativos e mostram a importância dos eventos para cariocas, paulistanos e turistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui