30 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, janeiro 15, 2021

(Quase) local

Ao proferir em evento, em São Paulo, o norte-americano Edmund Phelps, que recebeu o Nobel de Economia, em 2006, mostrou tanto interesse na economia da Argentina quanto pouco conhecimento da brasileira. Jornalistas que cobriam o evento chegaram a temer que Phelps chamasse Buenos Aires de capital do Brasil.

Mantra
O escasso conhecimento sobre a economia brasileira não inibiu Phelps de repetir alguns dos slogans favoritos dos rentistas tupiniquins e de alhures beneficiários dos sólidos fundamentos econômicos que permitem ao Brasil crescer acima de potências emergentes como o Haiti. Ah, sim, Phelps, hospedado num confortável hotel da capital paulista, também recomendou a redução de direitos trabalhistas e previdenciários… dos outros, para a economia do país decolar de vez.

Paçoca
Nesta época de festa junina o consumo de amendoim aumenta 30%. E o consumidor pode ficar mais tranquilo que em outros anos. Segundo a Abicab (associação que reúne indústrias de chocolate, amendoim, balas e similares), em 2001 40% dos produtos que utilizam amendoim presentes no mercado não estavam conformes com a legislação brasileira; seis anos depois da implantação do programa de qualidade Pró-Amendoim, os produtos fora das normas não chegam a  7% do total.
Em 2006, a produção industrial foi de 131,3 mil toneladas, 5,9% acima de 2005, com um faturamento da ordem de R$ 1,1 bilhão. Desde 2001 a produção de amendoim cresceu 5,9% no mundo; no Brasil, este crescimento foi de 59% e as vendas aumentaram em 30%.

Bondinho
O governo fluminense discute parceria com a Supervia e o Metrô (concessionárias dos trens urbanos e do metrô) para implantação de teleféricos em comunidades da capital. O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, conheceu projeto semelhante em Medelín, na Colômbia. Aqui, a proposta é para o Complexo do Alemão, onde o teleférico poderia levar a população da comunidade direto às estações de trem ou metrô. Antes, porém, o Estado tem que efetivamente assumir as ações na comunidade – o que a polícia tenta há dois meses, por enquanto em vão.

Pechincha
Segundo o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, há terno chegando ao Brasil a US$ 0,27 a unidade. Se o preço fosse repassado ao consumidor, até camelô trabalharia enfatiotado.

Atendimento
O trabalho em equipe e as formas de atendimento são dois dos temas do curso que a Planet Work realiza no próximo dia 30, no Rio Othon Palace, em Copacabana. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail planetwork@planetworkrio.com.br ou pelo telefone (21) 2456-5700.

Outro lado
Quando a Receita Federal vai bater na porta da Mendes Júnior para conferir se o dinheiro que a mãe do filho de Renan Calheiros diz lá ter recebido realmente existia e foi contabilizado?

Artigo anteriorColina parque
Próximo artigoBurocracia virtual
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.

Vendas no varejo surpreenderam negativamente

Surpresa foi tanto no quesito restrito (-0,1%) e no quesito ampliado (+0,6%).

Freio de arrumação

Sabe quando o ônibus está lotado e o motorista pisa fundo no freio? Logo abre espaço para mais gente entrar.

Lewandowski assume tarefa do ministro da Saúde

Supremo quer saber dos estados estoque real de agulhas e seringas.