Quase metade do brasileiro compara preços antes de fechar compras pela internet

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Levantamento realizado pela agências de publicidade Nova/SB com mais de 2.800 pessoas ao longo de 12 meses mostra que o brasileiro vê a internet como conquista de consumo dos últimos anos, ao mesmo tempo entretenimento, informação e ferramenta para economizar; tida como fundamental para o dia a dia da população.
O levantamento “Pesquisa Consumo na Crise” apontou que a internet é uma das quatro principais conquistas de consumo dos brasileiros, nos últimos anos; se tiver que reduzir consumo, a internet é um das últimas opções de corte; a visita a sites e aplicativos é uma das principais estratégias de pesquisa de preço, promoções, compra, busca de oportunidades de emprego; e com o corte nas despesas com entretenimento fora de casa, a internet torna-se cada vez mais relevante como opção de lazer doméstico.
Os brasileiros já mostraram ao mundo que são apaixonados por se comunicar e compartilhar experiências, vide a nossa liderança em várias redes sociais. E o consumidor do país está mais atento às possibilidades de economia, sobretudo em momento de crise. Ou seja, ninguém quer abrir mão de ter um smartphone e o utilizá-lo como estratégia de economia. Há ainda perfil de brasileiros que optou por atrasar contas de consumo como luz, água e manter o celular em dia para não perder oportunidades de ofertas – destaca Bob Vieira da Costa, sócio fundador da agência Nova/SB e autor do livro “Comunicação de interesse público – ideias que movem pessoas e fazem um mundo melhor”.
A internet é inclusive uma das principais responsáveis pelo surgimento do perfil de consumidor chamado mundialmente de smart buyer. Segundo estudo da Nova/SB, representa hoje 49% dos brasileiros. Para estes, economizar não é sorte, mas uma habilidade. São homens e mulheres com mais de 18 anos, alta afinidade com pessoas das classes C e B e educação de nível médio. Eles planejam e controlam gastos através da incorporação de hábitos como fazer lista de compras e comparação de preços.
– O smart buyer gasta tempo pesquisando preços e promoções antes de comprar, visita mais de uma loja antes de fechar a compra, utilizar redes sociais para compartilhar e buscar informações, é usuário compulsivo do Whatsapp para trocar opiniões, dicas e experiências sobre consumo e também reclama nos órgãos competentes e nas redes sociais para garantir seus direitos – explica Sérgio Silva, diretor de Planejamento e responsável pela pesquisa da Nova/SB. Silva é também professor de Graduação e Pós-graduação na Faap e ESPM, em São Paulo.

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