Quase metade dos brasileiros acredita que manifestações de domingo não serão pacíficas

142

O clima de tensão política que antecede as manifestações pró-impeachment marcadas para o próximo domingo pode afetar o número de pessoas na rua. Pesquisa conduzida pela Ipsos entre 6 e 8 de março mostra que 47% dos entrevistados acreditam que pode haver tumultos nos protestos agendados ao redor do país. A apreensão é maior no Rio de Janeiro, onde 55% dos entrevistados disseram não acreditar na possibilidade de uma manifestação pacífica. Em São Paulo, quatro em cada 10 pessoas ouvidas disseram temer tumulto.
O levantamento mostrou que sete em cada 10 brasileiros moradores dos principais centros urbanos do país sabem dos protestos agendados para domingo.
– É interessante que este conhecimento não varia muito por região, ou seja, não é um movimento localizado em São Paulo, sequer no Sudeste, mas um movimento urbano nacional – afirma Dorival-Mata Machado, diretor de Public Affairs da Ipsos no Brasil.
Porém, o temor de violência pode afetar os protestos.
– Vai contra as manifestações a insegurança em relação à possibilidade de violência, principalmente em cidades onde tiveram grandes conflitos, como o Rio de Janeiro. Tirando a capital carioca, a propensão a participar é semelhante à das últimas grandes manifestações do ano passado – afirma.
Foram ouvidos mil homens e mulheres para a pesquisa face-to-face de todas as classes sociais em oito cidades brasileiras. A margem de erro é de 3%.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui