Quase

No apagar das luzes do Governo FH, quase o BNDES foi transformado em banco de investimentos, no perfil dos então exemplos Lehman Brothers ou Merril Lynch. Estudo encomendado pelo então presidente Francisco Gros a uma consultoria colocaria o banco nesse rumo, projeto que foi abortado quando Carlos Lessa assumiu a presidência do BNDES. A instituição manteve sua função de banco de desenvolvimento e alcançou o maior orçamento entre congêneres no mundo. Fica a dúvida: em que situação estaria o BNDES hoje se tivesse seguido o caminho neoliberal?

Terceiro turno
Está em fase final no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o julgamento do processo em que a senadora Roseana Sarney (DEM) tenta cassar o mandato do governador do Maranhão, Jakson Lago (PDT). Para a jornalista Beatriz Bissio, que encabeça abaixo-assinado contra a cassação, Lago é vítima de perseguição política do clã dos Sarney, derrotado nas urnas em 2006: “Não é difícil demonstrar, mesmo conhecendo as sutis filigranas jurídicas, a fragilidade das acusações. A maior parte das supostas irregularidades ocorreu antes de 1 de outubro de 2006 (data do primeiro turno)”, garante Beatriz, que coloca seu e-mail – bbissio@gmail.com – à disposição de quem quiser aderir ao manifesto ou obter outras informações.

Com Morales
O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro realizará, nesta quarta-feira, às 19h, em sua sede, ato de solidariedade à Bolívia. A manifestação terá a presença da consulesa geral, Shirley Orozco Ramírez, e do assessor da CUT Nacional Leonardo Wexell Severo, autor do livro Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo, que será lançado no evento. O Sindicato dos Bancários fica na Avenida Presidente Vargas 502/21º andar.

Ainda a econometria
A Fundação Getúlio Vargas, em parceira com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), promove entre os próximos dias 20 e 23 o Congresso Latino-Americano de Economia e Econometria. O encontro contará com a presença de especialistas das principais organizações internacionais de economia. Participarão ainda quatro vencedores do Nobel de Economia: Michael Spence (2001); Roger Myerson e Eric Maskin, Nobel (2007); e Daniel McFadden, (2000).

E aí, Obama?
Quem quiser manifestar sua oposição ao bloqueio norte-americano à Cuba pode fazê-lo pelo site www.cdhrio.com.br. Os organizadores do movimento, entre eles o arquiteto Oscar Niemayer,  querem ultrapassar a faixa de 1 milhão de assinaturas. Cuba foi vitimada recentemente por uma sequência de fortes furacões, destruindo 450 mil prédios e casas e deixando centenas de milhares de desabrigados. A quase totalidade dos 700 mil hectares plantados com cana foi inundada ou arrasada e 115 usinas de açúcar foram parcialmente destruídas, entre outras grandes perdas.

Jovem
Nesta quarta, será inaugurada a Hospedaria Juvenil, no Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcante, o Hemorio. Parte do programa Ampliando o Acolher, do Instituto Desiderata, o projeto foi criado para atender à demanda da equipe do Hemorio de criar um espaço de internação diferenciado para o adolescente e contribuir para o aperfeiçoamento e a ampliação das práticas de humanização da assistência ao câncer infanto-juvenil no Rio de Janeiro.

Sem suspensão
Os prazos dos processos que tramitam no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro não serão suspensos em função da greve dos servidores da Justiça fluminense, que já dura dois meses. A decisão foi do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao negar recurso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro. A Ordem alegou prejuízos ao trabalho dos advogados para cumprir prazos porque estão sem acesso aos processos devido ao funcionamento irregular dos cartórios dos fóruns que, em alguns casos, estão totalmente paralisados.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorAlto risco
Próximo artigoVirou “fashion”
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preços dos carros mais vendidos subiram 9,4% em média em um ano

Com 18,23% de variação, Renault Kwid foi o que mais subiu de preço entre os 13 mais vendidos.

PEC Emergencial pode sair da pauta do Senado desta quinta

Parlamentares resistem a cortes na saúde e educação e propõem votar apenas questão do auxílio emergencial.

Desdobramentos da intervenção na Petrobras

Percepção é de que o 'superministro' de Bolsonaro pode estar ficando cada vez mais isolado.

IPCA-15 de fevereiro ficou abaixo da expectativa

Índice mostra variação mais fraca que o esperado em alimentação, educação; já saúde e transportes vieram mais fortes que a expectativa.

Tentativa de superação

Ontem foi dia de recuperação da Bovespa, liderada pelas ações da Petrobras, Eletrobrás e setor bancário.