Quatro de abril é limite para candidatos deixarem cargos

Janela eleitoral para quem quer mudar de partido começa em 5 de março e vai até 3 de abril.

Decisões Econômicas / 16:30 - 27 de fev de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Passado o Carnaval, as atenções dos políticos se voltam para o calendário eleitoral. O dia 4 de abril será uma das datas mais importantes. O dia marca o limite para filiações partidárias, mudança de domicílio eleitoral e o fim do prazo para que detentores de mandatos no Poder Executivo renunciem aos seus cargos para se lançarem candidatos. Quem perder o prazo não vai poder concorrer nas eleições municipais deste ano.

 

Janela eleitoral começa na quinta

A chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, começa na próxima quinta-feira, 5 de março, e termina no dia 3 de abril.

 

Eleitores têm até 6 de maio

Para os eleitores, 6 de maio é uma data muito importante: é o último dia para que regularizem a sua situação junto à Justiça Eleitoral para poderem votar em outubro. Assim, pessoas que perderam o recadastramento biométrico e tiveram o título cancelado, não justificaram a ausência nas últimas eleições ou ainda desejem alterar o domicílio eleitoral têm até esse dia para se dirigirem ao cartório eleitoral mais próximo a fim de resolver suas pendências.

Deputado Rosenverg Reis

Tipo sanguíneo no RioCard

Projeto de lei do deputado Rosenverg Reis (MDB), em tramitação na Alerj, determina a inclusão do tipo sanguíneo e do fator RH, do passageiro no vale social e demais cartões de gratuidade, utilizado para isenção do pagamento da passagem junto aos transportes intermunicipais, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. O deputado argumenta que a ideia é proteger os passageiros dos transportes intermunicipais, objetivando o salvamento de vidas em casos de acidentes de trânsito, possibilitando uma resposta rápida em relação ao tipo sanguíneo do acidentado.

 

Viradouro foi de água mineral

A diretoria da Cedae achou que ia ter uma trégua no carnaval, e até teve. Mas ai vem a Viradouro, campeã do Grupo Especial, com uma sereia fazendo performance em um aquário gigante, no carro abre-alas, cheia de... água mineral. Os carnavalescos argumentaram que até tentaram encher o aquário com a água da torneira do barracão, na Cidade do Samba, mas o líquido precioso fornecido pela Cedae estava tão turvo que ninguém veria a musa. O jeito foi encher o aquário com água mineral. Funcionou.

Vereador Jorge Felippe

Vereadores voltam semana que vem

A Câmara Municipal do Rio abriu os trabalhos legislativos no dia 14 deste mês em uma sessão simbólica. Depois disso, os vereadores cariocas, de olho na reeleição, não voltaram ao batente. As sessões subsequentes caíram por falta de quórum, e veio a pausa para o Carnaval. Agora, o presidente da Casa, vereador Jorge Felippe (MDB), garante que o ano legislativo começa para valer mesmo semana que vem, com a votação de projetos importantes para a cidade. É espera e conferir!

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor