Queda dos aluguéis favorece novos negócios

Segundo Índice FipeZAP, preços dos imóveis residenciais para locação tiveram queda real de mais de 12% em 2015.
A queda dos preços dos aluguéis dos imóveis não tem afetado apenas os consumidores que estão em busca de um novo lar. Ela também tem afetado empresários que querem renegociar os contratos de aluguéis de seus pontos comerciais, sobretudo em meio a uma desaceleração econômica que tem se revertido em menos clientes e, consequentemente, em menos dinheiro no caixa.
De acordo com o Índice FipeZAP, os preços dos imóveis para locação recuaram 12,66% em termos reais (descontando a inflação) em 2015. Em dezembro, o indicador baixou 3,34% em termos nominais (sem descontar a inflação). Essa foi a maior queda para imóveis residenciais desde o início da série histórica em 2008. Como a atual cenário econômico tem afetado tanto o bolso dos consumidores quanto os investimentos dos empresários, a tendência também é de queda para os imóveis comerciais.
O CEO do ZAP, Eduardo Schaeffer afirma que o momento pelo qual estamos passando é oportuno para fazer a renegociação do contrato de aluguel. Porém, ele ressalta que o empresário precisa procurar o proprietário do imóvel meses antes do vencimento do contrato de aluguel para que ambos tenham tempo de tomar as medidas necessárias diante de um possível cancelamento do contrato de aluguel.
Entretanto, Schaeffer acrescenta que, se a única saída for procurar um novo ponto comercial, o empresário deve levar em consideração tanto o valor do imóvel que pode variar de acordo com seu tamanho, sua localização e seu estado de conversação quanto as despesas com mudanças, reformas, IPTU e até uma eventual rescisão do contrato de aluguel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Após dois meses de queda, confiança volta a ter resultados positivos

Sudeste e Sul seguem um pouco mais confiantes, enquanto o Centro-Oeste e Norte mais pessimistas.

Receita Federal abre consulta a lote residual de Imposto de Renda

A Receita Federal abriu nesta última sexta-feira consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativo ao mês...

SUS gastou R$ 3 bi com acidentes de trânsito em 10 anos

O Brasil registrou 27.839 indenizações pagas por acidente de trânsito com vítimas fatais entre janeiro e outubro de 2020. Os números mostram que, a...

Últimas Notícias

Após dois meses de queda, confiança volta a ter resultados positivos

Sudeste e Sul seguem um pouco mais confiantes, enquanto o Centro-Oeste e Norte mais pessimistas.

Rede estadual de ensino retorna a aulas 100% presenciais

No ano passado, as aulas foram remotas por causa da Covid; na rede municipal da capital, retorno sem rodízio de alunos começou no dia 18.

Manguinhos e Ambev lideram dívidas ao Fisco estadual

Estudo da Fenafisco aponta que os maiores devedores também recebem isenções fiscais em suas áreas de atuação.

Investidores monitoram Campos Neto

Mercados externos negociam, em sua maioria, no positivo; na Europa é aguardada a decisão de política monetária do BCE.

Semana começa com estresse pós-traumático

Na sexta, mercados domésticos ficaram por conta da sensação de desmanche da equipe econômica de Paulo Guedes.