Quem ganha com desempenho do PIB brasileiro

601
Comércio de rua (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Comércio de rua (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Os dados de evolução do PIB brasileiro ajustado à paridade do poder de compra indicam uma retração de 4,4% em 2020, com redução do consumo das famílias de 5,8%, de acordo com o Boletim de Conjuntura da Confederação Nacional de Serviços (CNS).

“Comparado às perdas observadas em outros países, o desempenho forte do agronegócio e da produção da indústria extrativa mineral brasileira impediram impactos mais severos, como foi o caso da Espanha (10,8%), México (8,5%), França (8,2%), Itália (8,9%) e Portugal (7,6%), por exemplo”, descreve a CNS.

Os benefícios restritos aos setores de commodities não ajudaram o emprego, em que o Brasil aparece justamente na ponta oposta, entre os piores desempenhos, com 14,2% (desemprego aberto em fevereiro de 2021), melhor apenas que na Colômbia (14,3%) e Espanha (16,1%). Portugal, por exemplo, registrou desemprego de 6,9%; França, de 8%; Itália, de 10,3%.

Parte da explicação é que a taxa de desemprego por aqui já estava em patamares altos antes da pandemia: em janeiro de 2020, era de 11,2%. Também pode estar havendo uma apropriação da renda gerada, com apenas poucos setores se beneficiando do real desvalorizado.

Espaço Publicitáriocnseg

O fato é que o desemprego deve retardar a recuperação, pelo efeito que essa condição tem sobre o consumo das famílias, uma componente que responde por quase 2/3 do PIB brasileiro.

 

Agora, não

Seis em cada dez cariocas acham o momento inoportuno para realização da Copa América no Brasil, apesar de 75% gostarem de futebol. A pesquisa “Os impactos da Copa América nos moradores do RJ” foi realizada pela Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio, por meio do Impetur, dirigido pela turismóloga Viviane Fernandes. A margem de erro é de 3,5 pontos.

 

Falha humana

Os grandes desafios na adequação a LGPD estão no estabelecimento da cultura de proteção de dados, através do engajamento dos funcionários. A opinião é de Luiza Leite, advogada e CEO da startup carioca Dados Legais, que auxiliou a seguradora digital Pier a ficar em conformidade com a nova Lei.

De acordo com a Egress, 60% dos incidentes de segurança são ocasionados por erros humanos. Outro ponto ressaltado por Luiza Leite refere-se à efetivação dos direitos dos titulares. Para isso, é importante automatizar os processos de respostas e busca dos dados.

 

Rápidas

De segunda a quinta-feira, o Rio de Janeiro será a capital brasileira do empreendedorismo científico com o RISE 2021 – Rio Scientific Entrepreneurship. A abertura do evento contará com Leonardo Soares, secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Antônio Cláudio da Nóbrega, reitor da UFF, Denise Pires, reitora da UFRJ, e Jerson Lima, presidente da Faperj *** Aasp realizará desta segunda a quarta-feira, às 19h, o evento digital “Novas teses de alimentos – fixação, execução e revisão”. Inscrições aqui *** O ministro aposentado do Supremo e juiz da Corte Internacional de Justiça da ONU Francisco Rezek fará palestra sobre “A nova lei de migração e os regimes internacionais”, título do livro de Tarciso Dal Maso Jardim e Ana Flávia Velloso que será lançado no IAB nesta segunda-feira, às 18h, pelo canal TVIAB no YouTube *** Estão abertas até 2 de julho as inscrições para o FestDigital 2021 – Áudio e Online, premiação da área digital do mercado publicitário do interior organizada pela Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui