Quem mudou?

“No passado, temíamos a vitória de Lula, hoje tememos sua queda!”. A exclamação é do sócio da consultoria GlobalInvest Fernando Pinto Ferreira, na palestra “Os dois lados da lados da taxa de câmbio”, na Câmara Brasil Alemanha. A constatação reflete a imagem de Lula hoje no mercado financeiro, um fiador dos juros altos. “Ruptura no passado era sinônimo de calote da dívida, hoje significa forte queda dos juros”, completou Ferreira.

Até breve
Oitenta por cento dos turistas estrangeiros que visitaram o Rio no inverno estavam em viagem de turismo; 25% eram norte-americanos; 97% disseram que pretendem voltar. Este o resultado de pesquisa feita pelo Curso de Turismo da UniverCidade, com apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e da empresa Planet Work. Foram ouvidos 1 mil turistas estrangeiros. A pesquisa, coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner, foi realizada nos bairros de Copacabana, Ipanema, São Conrado, Barra e Flamengo. Mais detalhes em www.bayardboiteux.pro.br.
Apesar da forte campanha de parte da mídia, apenas 14% dos turistas reclamaram da segurança, abaixo dos 18% que condenaram os táxis, 22% que pediram mais sinalização bilíngüe e 30% que reclamaram da população de rua.

Pizza virtual
A campanha para evitar que as investigações das CPIs no Congresso se transformem em pizza chegou ao Orkut. Intitulada Diga não à pizza!, a comunidade já reúne quase uma centena de adeptos.

Integração ainda que tardia
Depois de 180 anos de história, pela primeira vez índios bolivianos ingressaram no Exército daquele país. Embora eles constituam cerca de 60% da população, desde a criação das Forças Armadas, em 1825, não eram admitidos nativos nos cursos de formação de oficiais. Essa barreira caiu há poucos dias, quando 20 jovens indígenas foram admitidos no Colmil (Colégio Militar).

Esmola
A piada corre na Internet. Gozadores dizem que a carreira de professor no Brasil está tão desprestigiada que, até na lista dos abastecidos por Marcos Valério, o representante da categoria foi o menos aquinhoado: com o saque de apenas R$ 20 mil por um assessor, o Professor Luizinho aparece na rabeira da lista divulgada pela CPMI dos Correios.

Que hora!
Começou, ontem e prossegue até o próximo dia 16, no Rio, o XIX Congresso da União Postal das Américas , Espanha e Portugal (Upaep), que reúne os correios de 27 países. Sua realização, pela primeira vez no Brasil, no entanto, não poderia coincidir com pior hora o setor do país. Os Correios do país, que já foi considerado um dos cinco melhores do mundo, virou nome de batismo de CPI.

Celso Furtado
De 15 a 17 de agosto, o  Instituto de Economia da UFRJ vai realizar o seminário “O impacto de Furtado sobre o presente e o futuro da ciência social brasileira e latino-americana”. Organizado em mesas temáticas, o evento contará, na abertura, às 17 horas, com palestra do professor da UFF Theotonio dos Santos, que integra o Conselho Editorial do MM, entre outros economistas brasileiros e estrangeiros. O IE/UFRJ fica na Av. Pasteur, 250, Urca, Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone (21) 3873-5237.

Costa na linha
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, precisa se decidir: se quer defender o fim da franquia de 100 pulsos, deve fazê-lo abertamente e assumir o avanço rumo ao bolso dos consumidores. Só não vale fingir ser favorável ao fim da cobrança da assinatura da telefonia fixa, para, em troca de uma parca redução da tarifa, promover nova tunga nos usuários.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBomba atômica
Próximo artigoMais uma?

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais