Brasileiros com pouca informação sobre Portugal acreditaram na lorota contada pelo presidente Michel Temer de que os patrícios saíram da crise apoiados em severo controle de gastos, tal qual o governo brasileiro pretende implementar. Em primeiro lugar, a crise em Portugal segue forte. As projeções para a economia portuguesa apontam para uma desaceleração do PIB, de 1,6%, em 2015, para 1,1%, percentual inferior ao projetado pelo Banco Central Europeu (BCE) para a área do euro (1,7%), e “revela a persistência de constrangimentos estruturais idiossincráticos ao crescimento econômico”, nas palavras do Banco de Portugal (BC).
O consumo privado deve cair de 2,6% para 1,8%; a formação bruta de capital fixo (investimentos) sairá de crescimento de 4,5%, ano passado, para queda de 1,8%. Os bancos privados, um a um, estão indo para o vinagre. Entre agosto de 2015 e agosto deste ano, a dívida do setor público cresceu 5,7% (o endividamento privado caiu 0,5%), resultando em um débito equivalente a 395% do PIB. Será este o porto aonde Temer pretende chegar?
Em segundo lugar, a situação só não é pior devido à política do BCE, que tem injetado dinheiro na economia europeia através da compra de títulos, jogando os juros para patamares mínimos. Mas isto é o oposto do que a sábia equipe econômica de Henrique Meirelles defende.
Risco elevado
Sete em cada dez (mais precisamente, 76%) grandes empresários considera que investir em infraestrutura no Brasil tem risco elevado e acima da média mundial. De forma geral, os empresários seguem com percepção negativa, com 69% avaliando o ambiente para negócios em infraestrutura de forma “ruim ou péssima”; outros 28% enxergam como “regular”; e 3%, como “bom”.
A conclusão é de pesquisa “Soluções para Expansão da Infraestrutura” realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) e Abdib, com 250 empresários e executivos, no último dia 21, em São Paulo.
Os executivos (42%) ainda não percebem melhorias na coordenação dos assuntos relacionados ao segmento no Governo Federal, enquanto 24% notam avanços “em partes”. Menos de um terço (32%) já enxergam melhorias no setor com a presidência de Michel Temer. E 92% apontam o atual patamar da taxa de juros como entrave para atração de recursos e investidores.
Carrinho cheio
O aniversário do supermercado Guanabara já é um acontecimento no Rio de Janeiro. Alguns números dos produtos campeões de venda nos primeiros dez dias revelam as tendências do carioca: foram 8 milhões de latas de cerveja, mais que as caixas de leite longa vida (6,4 milhões). O consumo de açúcar chegou a 3 milhões de quilos, o que faz temer pela saúde dos clientes. Pelo menos as cáries parecem afastadas: foram vendidos 2,8 milhões de tubos de creme dental.
As ofertas, que outros mercados acabam sendo obrigados a acompanhar, influenciam até o índice de inflação do mês.
À deriva
O deputado estadual Paulo Ramos (PSOL-RJ) entrou com ação no Ministério Público contra a alteração nos horários das barcas que trafegam na Baía de Guanabara. A redução do número de viagens, benesse do governo estadual à concessionária com a promessa de limitar o aumento da tarifa, prejudica os usuários.
Concentração
A compra da Time Warner pela AT&T deve implicar aumento de preços. “A razão para executivos não falarem em redução de preços quando há fusões e aquisições é porque ela não ocorre”, disse Matt Wood, diretor do grupo de advocacia Free Press, ao Center for Public Integrity. Cinco meses após finalizar a aquisição da DirecTV por US$ 49 bilhões, a AT&T anunciou que vai aumentar os preços de serviço de banda larga, bem como a companhia de televisão por satélite avisou que vai elevar os valores cobrados dos clientes.
Rápidas
Sócio-diretor da Meta Consultoria e Comunicação, o jornalista e advogado Nilson Mello fala sobre o “Pensamento Político-Filosófico de Norberto Bobbio” nesta sexta-feira, às 10h, dentro do Ciclo de Conferências de Filosofia do Direito do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no Rio de Janeiro. O endereço é Av. Marechal Câmara, 210. 2º andar *** Tiradentes (MG) recebe o Fórum do Amanhã, que reunirá empreendedores sociais, empresários, jornalistas, artistas e jovens lideranças entre 24 e 27 de novembro *** Será lançado nesta quinta-feira, em Porto Alegre, o aplicativo 4all, plataforma que promete facilitar situações cotidianas como fazer compras, estacionar o veículo, pedir comida e agendar serviços, tudo num app só. A jovem empresa gaúcha comemora a marca de 8 milhões de usuários, mesmo antes da apresentação oficial ao mercado *** A CVM adiou, após pedido de vistas de um diretor, a conclusão do julgamento que apura responsabilidades de Henrique Pizzolato e mais dois administradores do Banco do Brasil acerca de possíveis irregularidades relacionadas às ações de marketing e propaganda desenvolvidas pelo Fundo de Incentivo Visanet. O relator defendeu multa de R$ 500 mil para o ex-diretor, que está preso da Papuda por conta do mensalão.