O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) encerrou sua participação no plenário terça-feira sugerindo ao “caro presidente (do BC) Henrique Meirelles” – que observara que “não dá para criticar o goleiro porque não faz gol” – que “quem sabe será muito bom para todos nós se ele puder se imbuir do exemplo e do espírito do goleiro Rogério Ceni, do São Paulo Futebol Clube, que, mais uma vez neste ano, além de defender a sua meta muito bem, também tem colaborado para que sua equipe se torne campeã brasileira com a marcação de inúmeros gols”.
Estatistas seletivo$
Para o coordenador da Cátedra e Rede Unesco/ONU de Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (Reggen), Theotonio dos Santos, os economistas neoliberais brasileiros não podem ser classificados como conservadores: “Essa gente que domina a economia há mais de 20 anos é irresponsável e aventureira. Nossa taxa de juros é administrada, não vem do mercado. É intervencionismo estatal do mais alto nível que se possa imaginar, no interesse de um pequeno grupo de rentistas. Mercado são as pessoas que consomem e as que demandam recursos para investimento”, define, acrescentando que o país precisa de uma política industrial que dê competitividade à indústria e garanta a produção de bens de consumo de massa e habitação para a população.
Autópsia
Em decisão unânime, em conforme com o voto do relator, ministro José Delgado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que, para ter registro de jornalista, é preciso ter diploma de nível superior em Jornalismo. A decisão foi tomada ao rejeitar mandado de segurança contra portaria do Ministério do Trabalho impetrado por um médico que queria virar jornalista sem passar pela faculdade adequada. Ao rejeitar o pedido, o relator destacou que a profissão de jornalista é regulada pelo Decreto-Lei 972, de 1969, que tornou obrigatório o diploma para exercício da profissão. Delgado lembrou que a regulamentação da profissão já assegura a possibilidade de registro especial para colaborador que, sem vínculo empregatício e mediante remuneração, produz trabalhos técnicos na área.
Remédio motorizado
Os municípios fluminense que ainda não têm uma farmácia popular, onde os medicamentos são vendidos a R$ 1, são o alvo do projeto Farmácia Popular Sobre Rodas, do deputado Pedro Augusto (PMDB). Aprovado nesta terça-feira, prevê a adaptação de carretas para receber uma unidade móvel da farmácia. “Já conversei com o governador eleito, e o Sérgio Cabral assumiu este compromisso comigo”, disse o deputado. O projeto será enviado para a governadora Rosinha Garotinho, que tem 15 dias úteis, a partir do recebimento, para sancioná-lo.
Irresponsabilidade fiscal
Antes de apresentar publicamente seu plano de reduzir em um ponto percentual por ano os gastos públicos em custeio, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deveria explicar ao eleitorado quanto isso vai custar em verba a menos para o controle do tráfego aéreo.
Irresponsabilidade fiscal – II
Aliás, o apagão do espaço aéreo vivido pelos brasileiros no curto intervalo de dois feriados é apenas a manifestação no ar do colapso do transporte rodoviário e fluvial já institucionalizados graças às políticas fiscais de Mantega e seus antecessores nos últimos 16 anos de cortar gastos de custeio.
Trabalho
Os funcionários da Cedae, estatal que distribui água e esgoto no Estado do Rio de Janeiro, podem ir se preparando para muito trabalho a partir de janeiro. Isso porque o futuro presidente da empresa, atual secretário de Energia fluminense, costuma chegar na secretaria antes das 7h e sair depois das 22h.
Além disso, os empregados da sede da Cedae podem preparar os casacos: a temperatura na Secretaria de Energia é mantida baixa como na Islândia.
Rumo
Nilo Sérgio, vice-presidente da companhia de turismo do Rio de Janeiro (RioTur), sai na frente para ser o presidente da Embratur no novo Governo Lula.