Quem paga a conta de Milei?

A falácia da promessa do presidente argentino Javier Milei de jogar a conta da crise para as ‘castas privilegiadas’

398
Distribuição de comida a população em situação de rua na Argentina
Distribuição de comida a população em situação de rua na Argentina (foto de Martín Zabala, Xinhua)

Em maio de 2024, o Índice Salarial na Argentina, calculado pelo Indec (o IBGE do país vizinho) aumentou 8,3% mensalmente e 216% sobre maio de 2023. O crescimento mensal se deve aos aumentos de 7,7% no setor privado cadastrado, 8,3% no setor público e 11,8% no setor privado não cadastrado.

Em relação há 1 ano, o Índice Salarial apresentou aumento de 246% no setor privado registrado, de 192,5% no setor público e de 155,2% no setor privado não registrado.

A inflação anual na Argentina em maio foi de 276,4%, 30 pontos percentuais acima dos reajustes dos profissionais registrados (vamos dizer, os com carteira de trabalho), 84 pontos percentuais acima dos aumentos dos servidores públicos e ainda mais imorais 121 pontos percentuais sobre a alta dos ganhos dos mais precarizados.

As “castas privilegiadas”, alvo de Javier Milei nas eleições, passam bem, obrigado.

Espaço Publicitáriocnseg
Edmundo González Urrutia e María Corina Machado
O candidato da oposição Edmundo González Urrutia e María Corina Machado (foto Str, Xinhua)

Menos, Corina, menos

Como essa coluna não duvidava, qualquer resultado da eleição na Venezuela seria contestado. Agora, alguém deveria levar a María Corina Machado um ensinamento do ex-prefeito carioca César Maia: quando divulgar números, use 2 casas decimais, dá mais credibilidade. Falar em vitória por 70% a 30%, nem o Departamento de Estado dos EUA vai conseguir fingir acreditar.

Democracia relativa

O que dizer de uma eleição ganha por apenas 537 votos, em 6 milhões de votantes, sendo que 44 mil votos não foram contabilizados por não terem sido lidos pelas máquinas apuradoras? E que a secretária de Estado que oficializou o resultado era do mesmo partido que o declarado vencedor, em um estado governado pelo irmão do candidato?

Nem pense na Venezuela. Isso ocorreu nas eleições de 2000 para presidente dos EUA, que levou ao poder George W. Bush. A recontagem manual dos votos acabou sendo impedida pela Suprema Corte dos EUA, dividida entre 5 juízes republicanos e 4 democratas.

Sustentabilidade urbana

Nesta quarta-feira, o Rio debate sustentabilidade urbana com o “Seminário Nacional – Cidades Sustentáveis”, no Clube de Engenharia. Organizado pela Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Rio (Abea-RJ), o evento é gratuito, presencial e reunirá líderes, pensadores e membros da sociedade civil para explorar soluções inovadoras e urgentes para o futuro das cidades.

Entre os palestrantes confirmados estão os jornalistas Fernando Gabeira e Miriam Duailibi, o ex-secretário estadual Wagner Victer, da Petrobras, Heloísa Borges Esteves, diretora de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, e Marília Melo, engenheira civil especializada em recursos hídricos.

É preciso fazer inscrição.

Rápidas

As centrais sindicais realizarão nesta terça-feira manifestação nacional contra os juros altos. Em São Paulo, o ato será realizado em frente a sede do Banco Central na av. Paulista, 1804 *** Preâmbulo Tech realiza a oficina “Potencializando Resultados com a Integração Jurídica e Negocial” com Andreia Andreatta e Giza Helena Coelho durante o AB2L Lawtech Experience 2024, nesta terça, 16h *** O LIV promove, de forma gratuita e online, o Encontro com Especialista, nesta quarta, às 19h, com a consultora pedagógica e doutora em Educação Rafaela Paiva *** Ana Thereza Aguiar, especialista em regulação de mercado de capitais do FAS Advogados e professora no Insper e Ibmec, conversa com Fernando Mota, superintendente de Desenvolvimento de Mercado da B3, no podcast “Mudanças nas regras do Novo Mercado da B3: o que muda na governança das empresas listadas”.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui