O presidente Michel Temer repetirá o expediente usado com os deputados e receberá senadores para um jantar, nesta quarta, com objetivo de garantir a aprovação do projeto que condena o Brasil a regredir social e economicamente nos próximos 20 anos. Não passou pela cabeça do peemedebista a preocupação com a contradição de defender austeridade e cortes nos gastos enquanto promove sucessivos rega-bofes com os parlamentares. Os resultados da aprovação do projeto compensam – e muito – o desgaste na imagem de responsabilidade fiscal.
Afinal, a PEC do Teto congela os gastos por duas décadas, mas deixa de fora o pagamento de juros, responsáveis por comer 45% do Orçamento da União. Utilizando a imbecil comparação com a situação de uma família endividada que gasta mais do que ganha, seria como cortar o plano de saúde e a escola particular dos filhos, mas continuar sentando o dedo no cartão de crédito.
Renovável e limpa
O Lloyd’s Register divulgou na Rio Oil and Gas, que ocorre no Rio de Janeiro, pesquisa sobre o setor de petróleo. Das 200 empresas ouvidas, 37% acreditam que os esforços para obtenção de novas tecnologias vão aumentar; 41% esperam que suas taxas médias de recuperação de campos existentes vão crescer nos próximos dois anos; 63% incluem o custo do desenvolvimento como um dos desafios para adoção de novas tecnologias, enquanto 35% apontam também incerteza sobre o retorno, e 30% reclamam da incerteza dos preços de óleo e gás.
Investimentos em tecnologias e energias limpas estão na mira dos entrevistados. “Novas medidas introduzidas recentemente no país vão contribuir para o crescimento em opções de energias alternativas e infraestruturas”, disse Alasdair Buchanan, diretor de Energia do Lloyd’s Register. “Serão essas medidas que direcionarão os investimentos em futuros projetos de energia com metas sociais e ambientais.”
Te perdoo por te bater
A selvageria perpetrada pelos torcedores corintianos no Maracanã neste domingo talvez não seja tão grave quanto a nota da diretoria do clube que inocenta seus torcedores e praticamente culpa a polícia pela agressão. O Corinthians só toca na selvageria quando fala em “40 torcedores que supostamente se envolveram em briga com policiais”, como se as imagens não bastassem.
É o mesmo clube que liderou uma campanha – com apoio de boa parte da mídia paulista, Band à frente – para liberar os 12 “pobres torcedores” presos na Bolívia, acusados de provocarem a morte de um jovem boliviano, em 2013. De volta ao Brasil, um já foi pego em briga antes de uma partida, outro foi baleado após trocar tiros com a polícia na Bahia, um terceiro, detido por suspeita de invadir o clube, um quarto foi vítima de chacina na quadra da quadrilha, digo, torcida organizada, e três foram reconhecidos entre membros que brigaram com torcedores do Vasco em Brasília.
Potência decadente
Nos últimos anos, os EUA, de forma a garantirem a manutenção da sua hegemonia nos oceanos, têm sucessivamente instigado a instabilidade no Mar do Sul da China, acusa artigo publicado no Diário do Povo, jornal do PC chinês. Uma das metas é alimentar a discórdia entre as Filipinas e a China.
No final da semana passada, o contratorpedeiro da marinha norte-americana USS Decatur entrou, sem autorização, no território chinês em torno das ilhas Xisha. A provocação coincidiu com a visita que Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, fazia à China. “A determinação em causar distúrbios”, sentencia o artigo, “apenas contribuirá para que a influência deste país (EUA) regrida de forma mais célere”.
Para todos
O mensalão do DEM, em Brasília, caminha para o mesmo destino do tucano, em Minas: a prescrição.
Rápidas
O próximo Encontro Secovi PQE, dia 28, abordará o tema “Perspectivas econômicas: como alavancar vendas e investimentos no mercado imobiliário”. Informações pelo telefone (11) 5591-1306 *** O Mercado Livre anuncia a contratação de Renato Pereira como diretor de Expansão da KPL, unidade de negócio da empresa que oferece sistemas de gestão (ERP) *** O “Cadastro da Petrobras pelo novo Plano de Negócios 2017–2022” é tema de curso no Ibef-Rio no próximo dia 9, com o instrutor Fernando Potsch. Mais informações: (21) 2217-5555 *** O professor da Universidade de Ullinois Fábio Lima conduzirá palestra sobre “Impacto dos principais distúrbios metabólicos e estratégias para maximizar a produção e saúde na fase de transição”, dia 9 de novembro, às 15h, durante o VI Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, que ocorrerá de 8 a 10 de novembro no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó (SC). Detalhes: www.nucleovet.com.br *** A FGV/Ibre realiza dia 31 próximo o seminário Perspectivas 2017: Economia e Política em Momento de Mudança, no Rio de Janeiro. Inscrições: www.fgv.br/eventos *** A advogada Ana Tereza Basilio mediará nesta quinta-feira o seminário “Ação de Improbidade Administrativa e Mediação” no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no Rio.