Quem planta…

Um parlamentar irrompeu na sala do presidente de uma estatal com a reivindicação curta e grossa: precisava levantar R$ 15 milhões para a campanha de reeleição. O pedido deixou constrangidos diretores da empresa que estavam na sala e ouviram a conversa. Por enquanto, o político, que se esforça para comprovar que o esquema de “recursos não contabilizados” se mantém como se não houvesse CPI, conseguiu “plantar” um assessor na presidência, que participa de todas as negociações que envolvem valores.

Às cegas
Para o Unafisco São Paulo, entidade que reúne os auditores fiscais da Receita, os deputados votaram sabendo que o governo não apresentou nenhum estudo sobre os impactos do conteúdo do PL 6272 que cria a Super Receita. Ou seja, aprovaram a fusão de duas megaestruturas sem permitir o debate. A proposta foi votada sem que os parlamentares sequer conhecessem o relatório do PL – apresentado de última hora, acusa o sindicato, que garante que divulgará listagens de votação, neste e em outros projetos, contendo o voto de cada parlamentar.

Agilidade venezuelana
Cerca de 90% dos conflitos trabalhistas na Venezuela são resolvidos em menos de quatro meses. A informação foi divulgada durante a 20ª Reunião de Coordenadores dos Circuitos Judiciais Trabalhistas, pelo presidente do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), Omar Alfredo Mora Díaz. Diáz, acrescentou que os 10% restantes que vão a juízo são solucionados em oito meses em primeira e segunda instância. Ele atribui essa mudança ao êxito dos mecanismos de mediação adotados pela Justiça do país. Antes, salienta, os processos levavam até oito anos para serem finalizados pelos tribunais: “Estamos utilizando esse êxito rotundo como modelo para reformar todo o Poder Judiciário e o estamos executando através do Plano de Transformação Estratégica e de Modernização (Premius)”, salienta o presidente da TSJ.

Desbotado
Embora a fabricação de produtos químicos industriais tenha aumentado 5,91% em dezembro, as vendas internas do setor caíram 4,08% no mesmo mês. No acumulado do ano, a produção recuou 1,02% e as vendas internas sofreram um tombo de 3,09% em comparação a 2004. Os dados constam do Relatório de Acompanhamento Conjuntural/Janeiro-2006 da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim).

Pensamento seletivo
O depoimento do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, na CPI dos Bingos, reafirmou como seletiva é a memória humana. Enquanto tinha amnésias, parciais ou totais, sobre acontecimentos incômodos, o ministro mostrou memória prodigiosa sobre temas que o ajudavam no depoimento.

Pesquisa-bomba
O mais recente – e grosseiro – erro cometido pelos institutos de opinião pública, dessa vez, nas eleições na Palestina, reafirma a necessidade de aumentar os mecanismos de controle social sobre essas operações do mercado eleitoral. Depois de prever, já nas pesquisas de boca de urna, que a votação do partido Mudança e Reforma, ligado ao Hamas, não passaria de 40%, os institutos passarem pelo vexame de ver o Hamas conseguir maioria absoluta, derrotando com relativa facilidade o Fatah. A margem de erro tem o efeito de uma implosão na credibilidade nos pesquisadores eleitorais.

Quem joga mais?
A multinacional norte-americana Getch, vendida para a maior empresa de jogos de loteria da Itália, a Lottomatica, atua em 50 países e opera 21 mil terminais. Em 2004, faturou US$ 1,25 bilhão e contava com 5.300 empregados. Já a companhia compradora, controlada (58%) pela desconhecida De Agostini, tem apenas mil empregados e 44 mil terminais na Itália e Espanha. Em 2004, faturou 583 milhões de euros. Pelo visto, os italianos jogam mais e apostam menos.

Timão
Lula aterrissa na tarde dessa sexta na capital paulista para inaugurar o Memorial do Corinthians, clube do coração do presidente e o mais popular do estado.

Artigo anteriorDelúbio liberal
Próximo artigoNível
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

A Disneylândia espacial dos trilionários

Jornada nas estrelas escancara a desigualdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Os ventos estão mudando

Por Afonso Costa.

Afeto e arte no Rio de Janeiro

Obrigado a todos que contribuíram para uma análise sensorial da vida pandêmica