Questão de coerência

Para serem coerentes, os críticos do PAC 2 precisam explicitar que a maior parte das limitações impostas à execução do programa vem da incompatiblidade entre um programa de desenvolvimento e uma política econômica, cujo tripé se sustenta em superávit primário, juros astronômicos e câmbio sobrevalorizado. O outro grande obstáculo deve ser buscado na política de desmonte do Estado que vitimou o Brasil nos mandatos de Collor e FH. Como ambas as causas, porém, integram o receituário dos críticos à direita do PAC 2, restam os resmungos eleitoreiros dos incomodados com prejuízos à candidatura tucana.

Porta a porta
O mercado brasileiro de vendas diretas cresceu, em 2009, 18,4% em relação ao ano anterior, com um volume de negócios de R$ 21,858 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). O crescimento real, descontada a inflação, foi de 14,1%. Trabalham no setor 2,377 milhões de revendedores, 17,7% a mais que em 2008. Foram vendidos mais de 1,7 bilhão de itens, uma média de 30 produtos ou serviços por domicílio brasileiro. O principal segmento de vendas diretas é o de cuidados pessoais (88% das empresas), seguido por suplementos nutricionais (6%), cuidados do lar (5%) e serviços e outros (1%).

Partidão
O Partido Comunista Brasileiro terá candidatura própria a presidência da República. O Partidão – que comemora 88 anos nesta quinta feira – informa que o pré-candidato é o ex-dirigente do Sindicato dos Bancários Ivan Pinheiro, atual secretário geral da sigla.

Número da sorte
Renovar uma concessão 13 anos antes de vencer, como pretende o governador Sergio Cabral com a SuperVia, que explora os trens urbanos no Rio, prejudica empresas que poderiam concorrer à prestação do serviço; renovar uma concessão para uma empresa que acaba de ser multada por chicotear os passageiros, prejudica os consumidores; agora, renovar, em pleno ano eleitoral, uma concessão que só venceria em 2023… isso não tem preço.

Quem?
“Quem representa risco para a paz mundial? O Irã, que talvez chegue a ter armas nucleares, mas não atacou a nenhum país, não ocupa nenhum país? Ou Israel, que confessadamente tem a bomba atômica, ocupa territórios palestinos, cometeu genocídio em Gaza e continua bloqueando os acessos a essa região para que possa minimamente ser reconstruída?” As perguntas são feitas pelo sociólogo Emir Sader no artigo intitulado “Quem coloca em risco a paz mundial?”, publicado no site da Agência Carta Maior.

Prontuário
E Sader acrescenta: “Ou os Estados Unidos, que possuem o maior arsenal de armamentos convencionais e nucleares da história da humanidade? Que, contra decisão da ONU, invadiram e destruíram o Iraque? Que continuam ocupando e destruindo o Afeganistão? Que possuem mais de 100 bases militares pelo mundo afora? Que ocupam, há mais de um século, a base militar de Guantanamo, em Cuba, para onde levam presos acusados de “terrorismo”, mantendo-os fora de qualquer legalidade, torturando a prisioneiros sem qualquer defesa e controle? Que instalam nove bases militares na Colômbia, com funções expressas de realizar atividades de vigilância, controle e ações sobre a região…”

Coelhinho
Arrecadar ovos de Páscoa, caixas de bombom, barras e biscoitos de chocolate para cerca de 140 crianças carentes da Associação Semente da Vida da Cidade de Deus (Asvi) é o objetivo do Sescon-RJ e da Unipec-RJ, entidades do setor de contabilidade. As entidades recebem os donativos na Av. Passos n° 120 – 7° andar, Centro.

Risco à saúde
Segundo estudo publicado no periódico Ciência & Saúde Coletiva, 62,5% das amostras de água de unidades de alimentação da cidade de Recife não estão próprias para consumo humano. A pesquisa foi conduzida por Leonardo Pereira de Siqueira, do Departamento de Tecnologia Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Segundo a agência Notisa, 42,5% das amostras tinham coliformes termotolerantes, a maioria Escherichia coli, bactéria que pode causar gastroenterite e evoluir até casos letais.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPiso impulsiona emprego
Próximo artigoQuem vai querer?

Artigos Relacionados

Governo sabota emprego doméstico

Desconto no Imposto de Renda, que acabou, incentivava a assinatura da carteira.

Nem previsões otimistas fabricadas sobreviveram

Guedes e mercado desistem de apostas que não se concretizam.

Aquecedores solares equivalem a uma Itaipu

Tecnologia é nacional e mais barata, mas troca não se faz sem percalços.

Últimas Notícias

Empresa brasileira de produtos médico-hospitalares cresce 20% em 2021

Faturamento foi de R$ 28 milhões.

Brasileiro buscou mais crédito para compra de veículo

Veículos pesados e motos se destacam

Varejo, petrolíferas e bancos puxam Ibovespa

Siderúrgicas e Vale ficam na contramão do mercado

Uso de cheque cai ladeira abaixo

Avanço tecnológico mudou hábito arraigado da clientela

Covid-19 fecha 478 agências bancárias em SP

500 bancários foram confirmados com covid-19.