Questão de dígitos

Ao defender a instalação da nova CPI sobre o MST, a senadora Katia Abreu (DEM-MT), alegou ser movida pelo desejo de garantir um melhor destino aos cerca de R$ 60 milhões que, na contabilidade da senadora, teriam sido destinados pelo governo a ações do movimento. Semelhante preocupação com dinheiro público poderia ir além das cifras de oito dígitos. Juntando apenas recortes de jornais sobre o assunto, anistias para grandes produtores agrícolas concedidas pela “viúva” estão na faixa de 12 dígitos; excelente tema para CPIs, não?

Jabuticaba
Em conversa com a coluna, uma empresária espanhola com investimentos em hotelaria em Abu Dabi reagiu com espanto ao saber os índices dos juros no Brasil: “Mas, então, os pequenos e médios empresários não têm como investir aqui”, desabafou, sem esconder a surpresa.

Bolinha
Quase 75% dos contadores são homens. Apenas em dois estados existe uma proporção mais igualitária: Amazonas com 53,6% de homens e 46,4% de mulheres; e Pará com 55,9% de homens e 44,1% de mulheres. Os dados são da pesquisa “Perfil do Contabilista Brasileiro”, realizada entre 1 de dezembro de 2008 e 30 de março de 2009 pelo Conselho Federal de Contabilidade, que ouviu – passados 15 anos desde o último levantamento – quase 20 mil profissionais.

Navegação indiana
Pesquisa realizada pela Tata Consultancy Services, do Grupo Tata, com 14 mil indianos de 12 a 18 anos, em 12 cidades do país, mostrou que 63% dos estudantes urbanos possuem computador e gastam cerca de uma hora por dia na web. Para 41%, o Google é a principal fonte de informações e Orkut e Facebook são os sites mais visitados. Para se informar sobre notícias, 46% recorrem à Internet; 25% lêem jornal ou assistem à TV. Segundo a pesquisa, 78% têm celular e um em cada quatro possui o seu próprio laptop; dois em cada três possuem tocadores de música.

Diversão também
Ainda segundo a pesquisa, engenharia e TI são as carreiras mais escolhidas, mas mídia & entretenimento e viagem & turismo são profissões em ascensão. Apesar das restrições impostas pela era Bush, os Estados Unidos ainda são o país mais procurado pelos indianos que buscam estudar no exterior (cerca de 40% da preferência), sendo seguido pelo Reino Unido (20%). Para os que consideram a proximidade geográfica um fator importante na escolha do destino, Cingapura e Austrália são as opções mais atraentes.

10%
S. Ramadorai, CEO da Tata Consultancy Services, observa que quase uma em cada dez pessoas do planeta tem menos de 25 anos e vive na Índia: “Isso demonstra a importância da próxima geração indiana – o que fazem, pensam e desejam – para todos aqueles que pretendem lidar com a geração web 2.0”, destaca, acrescentando que “a pesquisa confirma que os estudantes de hoje estão mudando sua vida social e acadêmica para o universo online. Tal tendência gera implicações para pais, educadores, políticos, bem como empresas e marcas que os têm como público-alvo de seus produtos”.

Esporte cidadão
Estão abertas até 11 de outubro as inscrições para a XV Olimpíada da Cidadania, que acontece de 12 de outubro a 28 de novembro, em Belford Roxo (Baixada Fluminense). A Bayer, principal patrocinadora do evento, a mantém desde 1993 uma escola de futebol para jovens de 11 a 19 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3662-1677. Paralelamente à olimpíada, serão realizadas as competições paraolímpicas. Detalhes pelo telefone (21) 2263-8109.

Tira dúvidas
Para os microempreendedores que estão em dúvida se vale ou não a pena fazer parte do MEI – Microempreendedor Individual, ou com dificuldades para aderir ao sistema, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) oferece, gratuitamente, em sua sede, profissionais para auxiliar, tirar as dúvidas e acompanhar a situação cadastral do profissional. Podem se inscrever no MEI o empreendedor que fature no máximo R$ 36 mil ao ano, tenha um funcionário contratado que receba pelo menos um salário mínimo ou o piso da categoria ao mês e que não seja sócio ou titular de outra empresa.

Artigo anteriorVai rasgar dinheiro?
Próximo artigoPetroguerra
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.