R5, a nova onda dos Brics

Paulo Nogueira Batista Jr. defende impulso a uso de moedas nacionais nas relações do bloco.

A transformação da moeda e das finanças em armas tornou o precário “não-sistema” financeiro internacional – baseado em uma moeda fiduciária nacional, o dólar – “alarmantemente inseguro”, alertou o economista Paulo Nogueira Batista Jr. em recente artigo na CGTN (“Brics Financial Cooperation – A Force for Fairness”).

Ex-diretor-executivo do FMI e ex-vice-presidente do NBD, o banco dos Brics, Nogueira propõe prossigam as discussões para acordos de pagamento em moedas nacionais e a possível criação de uma nova moeda de reserva, “interessante para todos aqueles que desejam ter arranjos internacionais que não sejam vulneráveis aos caprichos e ações unilaterais de alguns grandes países”.

Enquanto não se vislumbram relações pacíficas e um verdadeiro espírito multilateral no mundo, os Brics devem lançar novas iniciativas, como admitir mais membros para o NBD e usar moedas nacionais em vez do dólar em suas operações, defendeu o economista, que cita o chamado “projeto R5” – cada uma das moedas das nações do Brics (real, rublo, rupia, renminbi e rand), começa com a letra “r” – para a “multilateralização de acordos de pagamento em moedas nacionais, com base em acordos bilaterais existentes, como os entre Rússia e China e entre Rússia e Índia”, ignorando o dólar, o euro e as instituições financeiras ocidentais.

 

Leis no Metaverso

No caso de uma Inteligência Artificial ser utilizada no metaverso e ela venha a criar ou modificar uma música ou uma marca, quem será responsável pelo feito? Essa foi uma das questões debatidas em recente evento sobre marcas no universo virtual paralelo.

Para a advogada e sócia do Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, Clarissa Jaegger, que também é coordenadora do Comitê de Marcas da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), essas discussões vão continuar a existir, pois o metaverso e seus desdobramentos tecnológicos são assuntos extremamente atuais e com consequências ainda desconhecidas.

 

Pressão aliviada

A sorte do novo presidente da Petrobras é que o preço do barril de petróleo está em baixa nas bolsas internacionais. Desde sua posse, em 28 de junho, o dólar teve valorização de pouco mais de 4%, pressionando a fórmula do Preço de Paridade de Importação (PPI).

 

Rápidas

Hermano de Villemor Amaral (filho) completa 102 anos nesta segunda-feira. É filho do fundador de Villemor Amaral Advogados, considerada a banca com mais tempo de atividade no país *** Na próxima terça-feira, às 14h30, acontece mais um “Conhecendo o Rio a Pé”, iniciativa da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, realizada pela Escola Técnica Cieth e pela Fundação Cesgranrio, com o apoio do Portal Consultoria em Turismo e da Sérgio Castro Imóveis. Inscrições aqui *** O 42º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) acontecerá em 22 e 23 de agosto no hotel Sheraton São Paulo WTC, com o tema “Inovação e Sociedade 5.0”. O Prêmio Patente do Ano também será entregue no congresso da ABPI *** Até 17 de julho, o Caxias Shopping (RJ) recebe a mostra Caminhos da Arte Moderna Brasileira, exposição inédita do projeto ArtRio Educação que celebra o centenário da Semana de Arte Moderna *** A edição de julho da Revista Justiça & Cidadania traz uma entrevista com o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Nelson Alves.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Jurançon e seus encantadores vinhos brancos

Doces e secos com equilíbrio ímpar dulçor/acidez e envolvente perfil aromático.

Ameaça de demissões expõe crise na Saúde

Piso de menos de 4 SM para enfermagem revela desvalorização.

O que já sabemos sobre o novo SUV Fastback

Modelo será posicionado acima do Pulse

Últimas Notícias

Fiagros têm captação líquida satisfatória até junho

Esses fundos entraram em operação em agosto de 2021

Vendas financiadas de veículos leves e pesados crescem pouco

Em relação a julho de 2021, no entanto, queda é de 18,8%

Índices influenciaram o mercado nesta semana

Ibovespa encerrou nesta sexta-feira com alta de 2,33%

Petrobras informa sobre venda de direitos minerários de potássio

A Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de seus direitos minerários para pesquisa e lavra de...

China aposta no controle da inflação este ano

BPC: condições favoráveis para manter os preços geralmente estáveis