R5, a nova onda dos Brics

3348
Paulo Nogueira Batista Jr (foto divulgação)
Paulo Nogueira Batista Jr (foto divulgação)

A transformação da moeda e das finanças em armas tornou o precário “não-sistema” financeiro internacional – baseado em uma moeda fiduciária nacional, o dólar – “alarmantemente inseguro”, alertou o economista Paulo Nogueira Batista Jr. em recente artigo na CGTN (“Brics Financial Cooperation – A Force for Fairness”).

Ex-diretor-executivo do FMI e ex-vice-presidente do NBD, o banco dos Brics, Nogueira propõe prossigam as discussões para acordos de pagamento em moedas nacionais e a possível criação de uma nova moeda de reserva, “interessante para todos aqueles que desejam ter arranjos internacionais que não sejam vulneráveis aos caprichos e ações unilaterais de alguns grandes países”.

Enquanto não se vislumbram relações pacíficas e um verdadeiro espírito multilateral no mundo, os Brics devem lançar novas iniciativas, como admitir mais membros para o NBD e usar moedas nacionais em vez do dólar em suas operações, defendeu o economista, que cita o chamado “projeto R5” – cada uma das moedas das nações do Brics (real, rublo, rupia, renminbi e rand), começa com a letra “r” – para a “multilateralização de acordos de pagamento em moedas nacionais, com base em acordos bilaterais existentes, como os entre Rússia e China e entre Rússia e Índia”, ignorando o dólar, o euro e as instituições financeiras ocidentais.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Leis no Metaverso

No caso de uma Inteligência Artificial ser utilizada no metaverso e ela venha a criar ou modificar uma música ou uma marca, quem será responsável pelo feito? Essa foi uma das questões debatidas em recente evento sobre marcas no universo virtual paralelo.

Para a advogada e sócia do Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, Clarissa Jaegger, que também é coordenadora do Comitê de Marcas da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), essas discussões vão continuar a existir, pois o metaverso e seus desdobramentos tecnológicos são assuntos extremamente atuais e com consequências ainda desconhecidas.

 

Pressão aliviada

A sorte do novo presidente da Petrobras é que o preço do barril de petróleo está em baixa nas bolsas internacionais. Desde sua posse, em 28 de junho, o dólar teve valorização de pouco mais de 4%, pressionando a fórmula do Preço de Paridade de Importação (PPI).

 

Rápidas

Hermano de Villemor Amaral (filho) completa 102 anos nesta segunda-feira. É filho do fundador de Villemor Amaral Advogados, considerada a banca com mais tempo de atividade no país *** Na próxima terça-feira, às 14h30, acontece mais um “Conhecendo o Rio a Pé”, iniciativa da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, realizada pela Escola Técnica Cieth e pela Fundação Cesgranrio, com o apoio do Portal Consultoria em Turismo e da Sérgio Castro Imóveis. Inscrições aqui *** O 42º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) acontecerá em 22 e 23 de agosto no hotel Sheraton São Paulo WTC, com o tema “Inovação e Sociedade 5.0”. O Prêmio Patente do Ano também será entregue no congresso da ABPI *** Até 17 de julho, o Caxias Shopping (RJ) recebe a mostra Caminhos da Arte Moderna Brasileira, exposição inédita do projeto ArtRio Educação que celebra o centenário da Semana de Arte Moderna *** A edição de julho da Revista Justiça & Cidadania traz uma entrevista com o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Nelson Alves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui