Rádio alcança 80% da população do Sudeste

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Dial de rádio (Foto: Ana Labate/Freeimages)
Dial de rádio (Foto: Ana Labate/Freeimages)

O rádio impacta 80% das pessoas do Sudeste, com tempo médio de consumo de 4 horas e 34 minutos. É o que aponta a edição 2021 do Inside Radio, estudo da Kantar Ibope Media que reúne insights sobre o perfil dos ouvintes e a expansão do consumo via web e de novos formatos de conteúdo e publicidade no rádio.

“O rádio se conecta com seus ouvintes em todos os cantos do Brasil. Em 2021, registramos aumento no alcance do meio em todas as regiões aferidas pela Kantar Ibope Media”, comenta Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais.

Entre as Regiões Metropolitanas analisadas no Sudeste, a Grande Belo Horizonte se destaca com 89% dos entrevistados declarando ouvir rádio – o maior alcance entre as 13 praças aferidas pela Kantar Ibope Media. Os ouvintes de Belo Horizonte dedicam 4 horas e 25 minutos dedicados ao meio.

O Grande Rio de Janeiro vem na sequência no ranking de alcance no Sudeste, 82%, mas com média diária de consumo maior: 5 horas e 10 minutos, a mais alta entre as praças aferidas no país. Grande Vitória (79%), Grande São Paulo (76%) e Campinas (76%) completam a lista das praças aferidas da região.

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“O rádio segue crescendo por sua capacidade de unir o melhor de dois mundos: a credibilidade e o companheirismo do dial com o dinamismo do online”, explica Giovana. A tecnologia tem sido uma grande aliada do áudio e tem indicado caminhos importantes para disseminação de conteúdo, em diferentes formatos.

De acordo com o estudo, entre as pessoas com acesso à internet em todos as 13 praças pesquisadas pela Kantar Ibope Media, música ou outros tipos de áudio no YouTube são os conteúdos mais escutados online (59%), seguidos de música em aplicativos de streaming, como Spotify, Deezer e Google Play (37%), podcasts (31%) e rádio online com a mesma programação do dial (18%).

Além da música, os podcasts também têm conquistado mais espaço – 31% dos ouvintes com acesso à Internet nas 13 praças de aferição os ouviram nos últimos três meses, um aumento de 32% em relação ao último ano. Regionalmente, os números também impressionam. Os ouvintes da Grande São Paulo e da Grande Belo Horizonte estão um pouco acima da média geral, com 33% declarando consumir podcasts.

“O podcast oferece a possibilidade de falar sobre diferentes temas, desde aqueles de interesse geral aos mais segmentados, e está disponível a todo momento e em qualquer lugar”, explica Giovana.

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