Ralo

Tão preocupada em reduzir o gasto público, a antiga diretoria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) não aplicava o mesmo critério na publicação da revista Desafios, bancada pelo instituto e cujo encalhe chegava a 5 mil exemplares – ou 70% – por edição.

Empate com sabor de vitória
“Jogando em campo adversário (o Fórum Nacional de Previdência Social), contando com um time no qual não sabe até que ponto deve confiar (a representação sindical junto a ele) e tendo contra si um juiz comprado (o Ministério da Previdência), o empate até que não foi de todo ruim para os trabalhadores. Em 2008, porém, eles terão pela frente a árdua tarefa de segurá-lo e, se possível, virar o jogo.” Assim o ex-servidor do INSS e pesquisador independente em Seguridade Social Henrique Júdice Magalhães comemora, em artigo na página eletrônica do Correio da Cidadania – www.correiocidadania.com.br – o que considera “uma derrota de vulto” para os defensores da redução de direitos previdenciários, reunidos no Fórum Nacional de Previdência Social.

Eleito
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – RJ elegeu a nova diretoria para o biênio 2008/2009. Ao contrario de anos anteriores, quando só concorria uma chapa, este ano a disputa foi mais emocionante e a vitória foi da chapa do Dr. Sergio Levy, por uma considerável margem de votos. Ele foi eleito pela segunda vez presidente da SBCP-RJ e terá como companheiros de diretoria os cirurgiões plásticos Affonso Accorsi e Beatriz Medina Valladares, respectivamente como secretário e tesoureira. A nova diretoria assume nos primeiros dias de 2008.

Centro
Uma apropriação parcial foi feita da mensagem do Papa no Natal, na questão sobre meio ambiente. O chefe da Igreja Católica já manifestou, em várias ocasiões, preocupação sobre a ecologia, mas ao mesmo tempo coloca como centro das preocupações o ser humano que, para a Igreja, é superior às demais criaturas, por ter sido criado à semelhança de Deus. Voltar a cultuar as divindades da Natureza não faz parte das propostas papais.

Investigação
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por intermédio do seu Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), instituiu o prêmio Isaac Kerstenetzky, com o objetivo de incentivar a investigação econômica dedicada aos ciclos econômicos e à produção e à análise de resultados de sondagens. Os vencedores de cada categoria serão contemplados com um prêmio de US$ 5 mil.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorEcológico
Próximo artigoB2
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Chile, Paraguai, Colômbia… e o Brasil?

Crises políticas e sociais nos países vizinhos acendem alerta.

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Conteúdo online voltado para o ensino e para ganhar dinheiro

Cada vez é mais possível aproveitar o conteúdo online para avanços desde a fluência do inglês das crianças a até aprender a operar como trader na bolsa.

Queda de faturamento atinge 82% dos MEI

Em Minas, 60% dos microempreendedores individuais formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade.

Inflação oficial fica em 0,31% em abril

Grupo com alta relevante no mês foi alimentação e bebidas (0,40%), devido ao comportamento de alguns itens.

Manhã de hoje é negativa em quase todo o mundo

Em Nova Iorque, Dow Jones e S&P futuros cediam 0,10% e 1,04%, respectivamente.

Projeção da Selic é de 5% no final deste ano

Para o ano que vem, analista projeta 6,5%, dado o alerta do Copom sobre o ritmo de normalização após reunião de junho.