Raposa no galinheiro

Ex-economista-chefe do Banco Mundial (Bird), Joseph Stiglitz, também Prêmio Nobel de Economia, adverte para os riscos das tentativas do FMI de transformar a Previdência Social em mais um ativo financeiro: “As instituições financeiras internacionais apóiam a privatização da seguridade social em muitos países, mas o que eles realmente estão fazendo é impor a adoção de suas regras e, por conseqüência, abrir caminho para as corporações transnacionais”, alerta Stiglitz.
Para o economista norte-americano, a proteção social e a política econômica não podem ser delegadas “aos tecnocratas das instituições financeiras internacionais”: “Elas devem estar no centro do debate democrático em cada país”, defende.

Destino certo
Investir no Rio de Janeiro foi vantajoso, assegura a Air France, única companhia européia a oferecer um vôo diário e direto unindo o Rio à Europa. A empresa francesa exibe um índice de 87% na ocupação de seus vôos nessa rota em dezembro de 2003. Essa taxa é superior à média de todos os destinos da Air France na América Latina, região que apresentou o maior crescimento percentual no tráfego global da companhia em 2003.

Freio
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem sido favorável à tese de que sociedades civis de prestação de serviços profissionais são isentas da Cofins e o Supremo deve fazer o mesmo. Esta é a opinião do diretor da Auditasse Auditores Independentes Jorge Domingues. Ele reconhece, porém, que a questão é controversa. Domingues alerta para os aumentos de contribuições e impostos; no lugar das taxas de juros, o que vai segurar o crescimento da economia é a pesada carga tributária.

Papai Noel apressado
Não se sabe se é por considerar que o ano, incluindo todas datas especiais, está perdido ou por excesso de previdência, mais tem empresa que já anunciando um Natal “cheio de novidades” em ….2004. É o caso da Cipolatti que se auto-intitula a maior empresa de decoração natalina da América Latina e está abrindo à visita sua sala virtual com as novidades para o Natal deste ano.

Promoção
Os primeiros cinco leitores desta coluna (se é que a audiência chega a tanto) que enviarem e-mail para o professor Marcos Coimbra ([email protected]) ganham 40% de desconto no Curso de Leitura Dinâmica e Memorização que começa nesta segunda-feira, coordenado pelo colaborador do MM. O curso, a ser realizado na Cândido Mendes, eleva a velocidade de leitura até, no estágio mais avançado, cinco vezes a velocidade normal; e torna mais fácil a memorização dos conceitos absorvidos na leitura. O desconto equivale a R$ 100 e o e-mail tem que ser enviado até 12h desta segunda.

Pai
O deputado federal Eduardo Paes (PSDB-RJ) reivindica a paternidade da proposta de colocar o Rio como sede da nova Empresa de Pesquisa Energética (EPE), criada por MP para centralizar estudos e pesquisas e debater a política energética nacional. Com isso, garante o deputado, toda a inteligência do setor do Brasil estará sediada no estado fluminense.

Carioca
Falando em EPE, o que se comenta no meio é que ela foi criada sob medida para um integrante do alto escalão do governo, que não ficou nem um pouco triste em saber que a sede da empresa ficaria no Rio.

Futuro já
A Legião da Boa Vontade iniciou em todo o Brasil mais uma edição da campanha Criança Nota 10. O objetivo é mobilizar a população para contribuir com o programa LBV – Criança: Futuro no Presente!, que atende diariamente, por meio de ações socioeducacionais, milhares de crianças em situação de risco social. A instituição pretende ampliar em 46% os atendimentos hoje prestados nos centros comunitários e educacionais espalhados pelas principais cidades do país. A colaboração pode ser financeira ou com trabalho voluntário.

Artigo anteriorBlecaute
Próximo artigoContributo
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.