O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhará na próxima semana mensagem ao Senado Federal com a indicação dos três novos diretores do Banco Central do Brasil. Os indicados são: Izabela Correa, na vaga de Carolina de Assis Barros; Gilneu Vivan, na vaga de Otávio Damaso;e Nilton David, na vaga de Gabriel Galípolo.
Caso as indicações sejam aprovadas pelo Senado Federal em 2024, os indicados passarão a exercer o cargo de diretor do Banco Central do Brasil a partir de 1° de janeiro de 2025. Os indicados precisam ser sabatinados na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e passar por votação no plenário do Senado, que é responsável por avaliar e aprovar os nomes das autoridades. A etapa final na Casa está prevista para 11 de dezembro.
Gabriel Galípolo, Diretor de Política Monetária do BC, foi aprovado pelo Senado como sucessor do presidente do BC, Roberto Campos Neto, no dia 8 de outubro e assumirá o posto oficialmente em 1º de janeiro de 2025. Será a primeira troca de comando desde que a autonomia da autoridade monetária entrou em vigor, em 2021.