Raúl Castro passa para um civil a liderança do PCC

447

O primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC), general do Exército Raúl Castro, anunciou sua aposentadoria à frente dessa organização política, cujo VIII Congresso teve início nesta sexta-feira em Havana. “No que me diz respeito, a minha missão de primeiro secretário do Comité Central do Partido termina, com a satisfação de ter cumprido e com a confiança no futuro do país”, disse Castro ao final da leitura do Relatório Central do a reunião de acordo com um relatório do noticiário da televisão cubana.

“Acredito fervorosamente na força e na coragem do exemplo e na compreensão de meus compatriotas”, disse Castro. Entre esses colegas está Miguel Díaz-Canel, membro do Bureau Político do PCC e presidente da República há três anos, cargo que desempenhou com bons resultados, sublinhou.

A aposentadoria do ex-presidente deve entrar em vigor nesta segunda-feira, último dia de Congresso, quando será eleita a nova direção do partido, que deverá ser chefiada pelo atual presidente, Miguel Díaz-Canel, 60, que constituirá a primeira vez que um civil está na frente dessa festa. A data 19 de abril é significativa em que Cuba comemorará o 60º aniversário da vitória do país em Playa Giron e a derrota das forças invasoras dos Estados Unidos.

Raúl Castro foi eleito para a cúpula do PCC em abril de 2011, durante o VI Congresso daquela entidade, em substituição do irmão mais velho e também do ex-presidente Fidel Castro, que ocupava o cargo desde 1965, ano de fundação do partido.

Espaço Publicitáriocnseg

Leia também:

Franceses pouparão 160 bi de euros com ajuda do governo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui