Razões

O economista Ricardo Carneiro, do Instituto de Economia da Unicamp, adverte que o pacote da Previdência é porta de entrada para a desestruturação das carreiras do Estado, resultando sobretudo no esvaziamento da universidade pública. Um dos coordenadores do programa de governo do PT até pouco antes do primeiro turno, Carneiro revela, em entrevista à edição eletrônica do Jornal da Unicamp (www.unicamp.br/ju), os motivos que o levaram a deixar a equipe. Ele também analisa a gestão econômica e as projeções do boletim quadrimestral lançado pelo Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon), da Unicamp e do qual é diretor-executivo.

Piratas modernos
Repressão à pirataria, experiência francesa e avanços na proteção da biotecnologia no Brasil. Estas serão algumas das questões debatidas no seminário A Proteção dos Direitos de Propriedade Intelectual no Brasil e na França, que o Instituto Dannemann Siemsen realiza em parceria com a Câmara de Comércio França-Brasil (Rio de Janeiro), no próximo dia 30, das 9h às 19h, no auditório do instituto, em Botafogo. Inscrições pelo telefone (21) 2533-3925.

Mesa Brasil
Com mais de 2 mil toneladas de alimentos distribuídas a mais de 600 mil pessoas, o Programa Mesa Brasil Sesc recebe no dia 10 de outubro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o certificado de Entidade Parceira do Fome Zero. Até o fim deste ano o Sesc espera duplicar o número de beneficiários, distribuir mais de 4 mil toneladas de alimentos e contar com o apoio de 1.600 empresas. Durante o evento, o Sesc vai promover o lançamento da série Mesa Brasil Sesc, Segurança Alimentar e Nutricional, que contém sete cartilhas que ensinam como manipular e preparar o alimento a fim de garantir sua qualidade e seu aproveitamento integral.

Pró-álcool
Encabeçada pelo governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), a Coalizão de Governadores Pró-Etanol Brasileiro, reúne, hoje, em Curitiba, representantes de 15 estados. O objetivo é constituir um fórum permanente em apoio ao setor sucroalcooleiro. Além de Requião, confirmaram presenças representantes de Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O presidente da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), Eduardo Pereira Carvalho, também deve comparecer.

Consciente
A aposentadoria recebida pelos brasileiros representa apenas 47% das suas necessidades de sobrevivência. Essa situação de penúria obriga cerca de 4,5 milhões de aposentados a continuarem trabalhando para complementar a renda. Os dados constam de levantamento realizado pela Prefeitura do PT, baseado em dados do IBGE. O site da oposição (www.oposicao.com.br/pdf/ed070.pdf) viu no trabalho, realizado pela principal prefeitura administrada pelos petistas, uma contradição com a proposta do partido de taxar aposentados e inativos.

Avaliação
Avaliação de Empresas (Valuation) é o curso que a Associação e o Sindicato de Bancos do Rio de Janeiro realizarão entre 29 de setembro e 3 de outubro. Serão apresentados os principais modelos utilizados para avaliação de empresas, como o obtido através do valor presente nos fluxos de caixa de longo prazo. Será no Centro de Treinamento da Aberj/Sberj (Rua do Ouvidor, 50/12º- Rio de Janeiro), de 18h30 a 21h30.

Façam seu jogo
Não será surpresa se o dólar der um repique – algo lá pelos R$ 3,50 – em outubro. A desculpa pode ser um atraso qualquer na votação das reformas ou uma crise no Tarzaquistão; os motivos reais serão embolsar um lucro, porque o mercado não é de ferro, e dar munição à equipe econômica para apressar a assinatura do acordo com o FMI, com ganhos apenas cosméticos.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAto falho
Próximo artigo“Paredón”

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...