Razões

O economista Ricardo Carneiro, do Instituto de Economia da Unicamp, adverte que o pacote da Previdência é porta de entrada para a desestruturação das carreiras do Estado, resultando sobretudo no esvaziamento da universidade pública. Um dos coordenadores do programa de governo do PT até pouco antes do primeiro turno, Carneiro revela, em entrevista à edição eletrônica do Jornal da Unicamp (www.unicamp.br/ju), os motivos que o levaram a deixar a equipe. Ele também analisa a gestão econômica e as projeções do boletim quadrimestral lançado pelo Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon), da Unicamp e do qual é diretor-executivo.

Piratas modernos
Repressão à pirataria, experiência francesa e avanços na proteção da biotecnologia no Brasil. Estas serão algumas das questões debatidas no seminário A Proteção dos Direitos de Propriedade Intelectual no Brasil e na França, que o Instituto Dannemann Siemsen realiza em parceria com a Câmara de Comércio França-Brasil (Rio de Janeiro), no próximo dia 30, das 9h às 19h, no auditório do instituto, em Botafogo. Inscrições pelo telefone (21) 2533-3925.

Mesa Brasil
Com mais de 2 mil toneladas de alimentos distribuídas a mais de 600 mil pessoas, o Programa Mesa Brasil Sesc recebe no dia 10 de outubro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o certificado de Entidade Parceira do Fome Zero. Até o fim deste ano o Sesc espera duplicar o número de beneficiários, distribuir mais de 4 mil toneladas de alimentos e contar com o apoio de 1.600 empresas. Durante o evento, o Sesc vai promover o lançamento da série Mesa Brasil Sesc, Segurança Alimentar e Nutricional, que contém sete cartilhas que ensinam como manipular e preparar o alimento a fim de garantir sua qualidade e seu aproveitamento integral.

Pró-álcool
Encabeçada pelo governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), a Coalizão de Governadores Pró-Etanol Brasileiro, reúne, hoje, em Curitiba, representantes de 15 estados. O objetivo é constituir um fórum permanente em apoio ao setor sucroalcooleiro. Além de Requião, confirmaram presenças representantes de Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O presidente da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), Eduardo Pereira Carvalho, também deve comparecer.

Consciente
A aposentadoria recebida pelos brasileiros representa apenas 47% das suas necessidades de sobrevivência. Essa situação de penúria obriga cerca de 4,5 milhões de aposentados a continuarem trabalhando para complementar a renda. Os dados constam de levantamento realizado pela Prefeitura do PT, baseado em dados do IBGE. O site da oposição (www.oposicao.com.br/pdf/ed070.pdf) viu no trabalho, realizado pela principal prefeitura administrada pelos petistas, uma contradição com a proposta do partido de taxar aposentados e inativos.

Avaliação
Avaliação de Empresas (Valuation) é o curso que a Associação e o Sindicato de Bancos do Rio de Janeiro realizarão entre 29 de setembro e 3 de outubro. Serão apresentados os principais modelos utilizados para avaliação de empresas, como o obtido através do valor presente nos fluxos de caixa de longo prazo. Será no Centro de Treinamento da Aberj/Sberj (Rua do Ouvidor, 50/12º- Rio de Janeiro), de 18h30 a 21h30.

Façam seu jogo
Não será surpresa se o dólar der um repique – algo lá pelos R$ 3,50 – em outubro. A desculpa pode ser um atraso qualquer na votação das reformas ou uma crise no Tarzaquistão; os motivos reais serão embolsar um lucro, porque o mercado não é de ferro, e dar munição à equipe econômica para apressar a assinatura do acordo com o FMI, com ganhos apenas cosméticos.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAto falho
Próximo artigo“Paredón”

Artigos Relacionados

Lei determina que estatais respeitem interesse público

Acionistas da Petrobras sabem que ela tem obrigações e bônus por ser de economia mista.

Plano B dos bilionários dos EUA

Fuga dos impostos, de Trump e dos bloqueios levam a dupla cidadania.

É a inflação, estúpido

Preços não dão trégua a Bolsonaro em ano de eleição.

Últimas Notícias

Criação de mais um monopólio privado regional

Recurso de petroleiros contra decisão do Cade sobre venda da Reman

Restrição do Fed pode impulsionar a saída de capital dos países da AL

Sinalizou uma política monetária mais restritiva em meio às expectativas de inflações mais altas

Setores fortemente impactados com a pandemia reagem na Bolsa

Alta é influenciada pelo anúncio da reabertura gradual da China

China está confiante na recuperação econômica

Produção de carvão bruto, petróleo bruto e gás natural aumentou 10,7%, 4% e 4,7%, respectivamente, ano a ano

B3 lança fundo para investir em startups

Nova frente nasce com capital de R$ 600 milhões