Razão cínica

Em entrevista à BBC do Brasil, o presidente FH recebeu inúmeras perguntas de internautas que, entre irônicos e indignados, cobravam a sucessão de aumentos pós-eleição, particularmente os dos combustíveis. Fiel ao austismo político praticado nos oito anos de sua administração, FH partiu para uma falsa ofensiva, dizendo que o fato de o aumento ser anunciado apenas após o naufrágio de José Serra nas urnas fora melhor por que, com a queda do dólar, a alta dos combustíveis fora menor. E ainda tem tucano que não entendeu por que perdeu a eleição.

Guerrilha virtual
A decisão da Câmara Municipal de aumentar os gabaritos (altura das edificações) na Barra de Tijuca e Jacarepaguá provocou indignação no movimento ecológico. ONGs filiadas a Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (Apedema/RJ) iniciaram pressão política junto ao prefeito César Maia para que vete a lei, que acusam de beneficiar a especulação imobiliária. Uma das estratégias será uma espécie de “guerrilha pela Internet”, com envio de mensagens pedindo o veto ao prefeito. Caso não haja o veto, na próxima semana entrarão com ação de inconstitucionalidade de crime ambiental. O argumento dos defensores da modificação é a construção da futura vila olímpica, que abrigará atletas dos Jogos Pan-americanos em 2007.

Cidadania
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) promove, nos próximos dias 18 e 19, o I Fórum Jurídico Educacional, que terá como tema “Desafios da Educação na Construção da Cidadania”. O evento marca mais uma etapa do programa “A OAB-RJ vai à Escola”, que debate com estudantes das redes pública e privada do Estado do Rio de Janeiro noções básicas de cidadania, em palestras de advogados. A meta é atender até o fim do ano letivo em torno de 9 mil alunos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (21) 2240-6588 ou pelo correio eletrônico [email protected]

Sem palavras
Pessoas tímidas estão longe de serem exceções. Quem garante é o vice-presidente do Comitê Multidisciplinar de Adolescência da Associação Paulista de Medicina (APM), Wimer Bottura Jr. Segundo o especialista, a timidez associada a transtornos comportamentais afeta 80% da população: “Ela é o resultado de um excesso de julgamento a que as pessoas se sujeitam e também do julgamento que fazem em relação aos outros”, diagnostica Bottura Jr, que adverte que a timidez pode causar diversos danos à vida dos adolescentes, “desde problemas comportamentais e escolares, a até mesmo compulsões alimentares e o uso de álcool”.

Silêncio perigoso
O médico ressalva, porém, que a timidez varia desde o “ficar sem jeito” em determinada situação social, como quando se precisa se expressar em público, até uma fase crônica, na qual ela se manifesta em quase todas as áreas da vida. “Em último caso, a timidez pode chegar a uma fobia social, na qual o indivíduo não consegue realizar coisas do seu dia-a-dia”, destaca. Felizmente, no entanto, o veto aos tímidos no mercado de trabalho não é generalizado, evitando que todo head hunter carregue o estigma de ter negado emprego aos Veríssimos.

Rating
O consultor do MONITOR SEGUROS Francisco Galiza será um dos debatedores na palestra sobre “Rating das Seguradoras”, no próximo dia 25, na Conferência Internacional de Seguros, em São Paulo. Galiza desenvolve no MONITOR, desde 1996, trabalho pioneiro de classificação de risco das empresas de seguros, previdência e capitalização do Brasil. A conferência continua no dia 26, no São Paulo Center Convenções (Av. Lineu de Paula Machado,1.088, Cidade Jardim).

Zumbi
Além do Município do Rio de Janeiro, o próximo dia 20 – Dia da Consciência Negra -  também será feriado no estado. A governadora Benedita da Silva (PT) sancionou ontem o projeto de lei da deputada estadual Cida Diogo (PT), aprovado pela Assembléia Legislativa, criando o feriado no dia dedicado a Zumbi dos Palmares.

Artigo anteriorRepasse
Próximo artigoChoque espanhol
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Moeda chinesa na mira dos bancos centrais

Participação como reserva internacional ainda é baixa… por enquanto.

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Mercado de fertilizantes especiais cresce 41,8% em 2020

Neste ano, a expectativa é de que o setor obtenha uma nova elevação de 24%.

Consumo nos setores de turismo e diversão cresce em junho no Rio

O consumo das classes C e D no Brasil recuou 5% em junho, depois de ter subido 8% em maio, de acordo com a...

População de países emergentes fica ainda mais pobre

Perda de renda foi 2x maior que nas nações ricas.

Pagamento indevidos: TCU encontra 11% de inconsistências no INSS

‘Falhas afetam a confiabilidade do banco de dados’ de benefícios previdenciários.

Investimentos de brasileiros em paraíso fiscal ultrapassam US$ 558 bi

Os ativos foram realizados principalmente em paraísos fiscais.