Foto aérea tirada em 12 set, 2021 mostra barcos de pesca atracados no porto de pesca de Shenjiamen, Zhoushan, Província de Zhejiang, leste da China. (Foto por Zhang Lei/Xinhua)
Beijing, 8 fev (Xinhua) — A Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) forneceu novas oportunidades de exportação para as empresas da Província de Zhejiang, leste da China, desde a sua entrada em vigor em 1 de janeiro de 2022, informou Shanghai Securities News nesta segunda-feira.
Segundo as estatísticas, a Alfândega de Hangzhou já emitiu 2.953 certificados de origem da RCEP em janeiro deste ano, envolvendo bens no valor de 878 milhões de yuans e trazendo benefícios de mais de 8,7 milhões de yuans para as empresas em Zhejiang. Os produtos que se enquadram nos benefícios de exportação são principalmente produtos agrícolas, têxteis e vestuários, produtos aquáticos, etc.
No primeiro mês em que RCEP entrou em vigor, as empresas de Zhejiang tiveram grandes avanços nas exportações para o Japão, beneficiando 26 municípios nas regiões montanhosas.
A indústria de fungo comestível é a quarta maior indústria agrícola de Zhejiang. O Grupo de Agricultura de Tianhe, com sede em Longquan, um município de Zhejiang, exportou cerca de 50 milhões de yuans de fungos comestíveis em 2021, dos quais 60% foram exportados para o Japão. Em janeiro deste ano, a empresa solicitou sete certificados de origem da RCEP, envolvendo um valor total de 1,5666 milhões de yuans, economizando cerca de 10.000 yuans em taxas alfandegárias.
A concessão tarifária comprometida na RCEP visa reduzir gradualmente as tarifas da maioria dos produtos aquáticos exportados da China para Japão e República da Coréia, de zero para 3,5% e para 10%, o que trará grandes benefícios para a indústria de processamento de produtos aquáticos em Zhejiang.
Recentemente, sob pedido da RCEP, as autoridades japonesas concederam mais de 4000 yuans de concessão tarifária para as cavalas espanholas congeladas no valor de 2,06 milhões de yuans, exportadas de Zhejiang, que recém recebeu a “identidade” do certificado de origem da RCEP da Alfândega de Taizhou, na administração da Alfândega de Hangzhou.
A Zhejiang Huakang Pharmaceutical Co., Ltd. (Huakang, 605077.SH), campeã occulta de Zhejiang, solicitou e recebeu oito certificados de origem da RCEP para exportações para países ASEAN em janeiro deste ano, envolvendo bens no valor de 3,067 milhões de yuans, desfrutando benefícios de cerca de 52.000 yuans.
Em 1 de fevereiro, a RCEP entrou em vigor para a República da Coréia. Os principais produtos de exportação de Zhejiang, como têxteis, roupas e malas, todas estão inclusas na lista de redução de tarifas. Estima-se que a RCEP possa ajudar a economizar mais de 25 milhões de yuans nos custos de taxa alfandegária para as empresas têxteis de Zhejiang, no seu primeiro ano de implementação. Fim
Leia também:
China continuará facilitando desenvolvimento das empresas de internet