A marca do clube de futebol Real Madrid, com um valor de € 1,7 bilhão, recuperou a posição como a mais valiosa do mundo, de acordo com o ranking Football 50 2024, da consultoria Brand Finance. O clube espanhol teve valorização de 16% e desbancou o inglês Manchester City (€ 1,6 bilhão). O Barcelona ocupa o terceiro lugar com um valor de € 1,5 bilhão.
Nenhum brasileiro está na lista dos 50 mais valiosos. No ano passado, o Flamengo estava no ranking, mas saiu este ano, apesar de continuar a ser a marca de clube de futebol brasileiro mais valiosa, seguido de Palmeiras e São Paulo.
A Premier League inglesa tem o maior número de clubes (17) que aparecem no ranking das 50 marcas mais valiosas, bem como o valor mais alto de qualquer liga, com € 8,1 bilhões, contra € 4,5 bilhões da LaLiga espanhola, que está em segundo lugar.
Seis dos clubes ingleses figuram entre os 10 primeiros. O Manchester United (€ 1,4 bilhão) e o Liverpool (€ 1,4 bilhão) mantiveram a 4ª e a 5ª posições, respetivamente. Arsenal, Tottenham Hotspur e Chelsea mantiveram a 8ª, 9ª e 10ª posições, respetivamente.
O último relatório da Brand Finance sobre as marcas mais valiosas do futebol mundial revela uma perspectiva variada, mas promissora, para os clubes espanhóis. Num ambiente altamente competitivo, alguns clubes têm demonstrado um crescimento notável, consolidando a sua posição na elite global do futebol.
“Há dúvidas se os clubes espanhóis conseguirão acompanhar o Real Madrid. A contratação de Kylian Mbappé pelo Real Madrid, juntamente com a presença dos favoritos da Bola de Ouro Jude Bellingham e Vinicius Júnior, consolidam ainda mais o seu domínio. Resta saber se estas grandes estrelas podem beneficiar a equipa ou criar um confronto entre grandes jogadores”, comenta Pilar Alonso Ulloa, diretora-geral para a Península Ibérica e América do Sul da Brand Finance.
O gigante francês Paris Saint-Germain (PSG) caiu uma posição geral, para o 7º lugar (valor da marca aumentou 7%, para € 1,2 bilhão) com o clube alemão Bayern Munich (€ 1,2 bilhão) avançando para 6º. Espera-se que a saída das estrelas globais Messi, Neymar e Mbappé afete as perspectivas comerciais do clube francês, o que poderá levar a uma redução nas vendas de merchandising, a um declínio nos valores de patrocínio e a um possível declínio no compromisso dos torcedores internacionais.
O clube de futebol alemão Bayer 04 Leverkusen (valor aumentou 72% para € 333,6 milhões) registou o maior aumento no valor da marca na tabela. O clube alcançou marcos históricos em 2024, conquistando seu primeiro título da Bundesliga e também da Copa da Alemanha.