A revelação de que a Polícia Federal monitorou possíveis fontes do blogueiro Eduardo Guimarães porque elas seguiam páginas “de esquerda” é uma pitada de Minority Report na profundamente infeliz decisão que levou o blogueiro a ser conduzido “sob vara” para depor na PF – decisão depois revogada pelo próprio juiz Sergio Moro, que a determinara, assim como a qualquer citação à fonte no processo, em razão do forte apreço do juiz do Paraná pela imprensa livre e democrática. Mas esta ação da PF e da justiça não é a única ameaça aos direitos dos brasileiros que – ao que consta formalmente – vivem em uma democracia.
Um dia antes, uma ação do Ministério Público e da Polícia Militar do Espírito Santo, com apoio da gendarmeria nacional, prendeu quatro pessoas acusadas de integrar uma “organização criminosa que, sob pretexto de reivindicar aumento salarial e outros benefícios aos policiais militares, valem-se de atentados contra serviços de utilidade pública, apologia a fatos criminosos, motim/revolta, ameaças a autoridades, dentre outros crimes”, afirmou o órgão. A operação teve o nome de Protocolo Fantasma, referência outro filme, este da série Missão Impossível.
A ação foi autorizada pela justiça, mas é outro precedente perigoso. Levado a outras situações, o Estado poderia deter sindicalistas, que se reunissem para preparar uma manifestação e pintassem uma faixa com “Fora, Temer”, por exemplo, acusando-os de integrar uma “organização criminosa”. Antecipar-se a crimes é uma coisa; ameaçar a democracia, outra bem diferente.
Carne cara
Ainda se recuperando do escândalo trazido à tona pela Operação Carne Fraca, o consumidor paulista terá um motivo adicional para variar o cardápio a partir do dia 1º de abril. O fisco estadual decidiu revogar a partir desta data a isenção do ICMS das carnes concedida desde 2009. Com isso, as saídas internas de carnes destinadas ao consumidor final passarão a sofrer incidência do imposto, cuja carga tributária será de 11% para o comércio varejista e de 7% para os frigoríficos.
“A tendência é que a carne fique mais cara, justamente num momento em que o brasileiro está desconfiado em relação à qualidade deste alimento. Resta saber em que medida este custo será repassado ao consumidor final”, afirma Patrícia Nobre, gerente fiscal da King Contabilidade.
Pública e privada
O Brasil é um dos países que tem menor índice de alunos em instituições particulares da América Latina (16% no ensino fundamental e 13% no ensino médio), mostra levantamento feito pela Bain & Company, que comparou a quantidade de alunos matriculados em escolas privadas em dez nações desenvolvidas e dez em desenvolvimento.
No Chile e na Argentina, a proporção é de 62% e 25%, quando se trata do ensino fundamental, e de 61% e 26%, no ensino médio, respectivamente. “O Reino Unido é o país desenvolvido que registra a maior participação de estudantes em escolas particulares: 69% na educação primária e 31% na secundária. Em contrapartida, os alemães apostam no ensino público, já que o índice de crianças e adolescentes matriculados na educação básica privada é de apenas 5%”, destaca o sócio da consultoria, Alfredo Pinto.
Greve geral
Os presidentes de todas as centrais sindicais, reunidos na tarde desta segunda-feira na sede nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo, decidiram convocar nova greve de 24 horas contra “as propostas de reformas da Previdência e trabalhista e o projeto de terceirização”, “que o Governo Temer quer impor ao país”. A paralisação será dia 28 de abril.
Rápidas
A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro começa nesta quarta, em Angra dos Reis, uma nova rodada dos Fóruns Regionais de Desenvolvimento do Turismo *** A NZN anunciou Igor Lopes como o novo diretor de Conteúdo do grupo *** Neste sábado, o Carioca Shopping receberá a Campanha de Adoção de Animais do Projeto Entre Pegadas *** A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Eaesp) realizará na quinta-feira, a partir das 15h30, palestra gratuita sobre as relações entre Brasil e Portugal, com o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) do país europeu, professor Augusto Santos Silva. Inscrições em www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=3164&P_IDIOMA=0http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=3164&P_IDIOMA=0 *** A procuradora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Cristina Costa lança nesta quinta-feira, às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema, o seu primeiro romance, Os Mundos de Clara *** Segundo levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança de São Paulo, o setor movimentou mais de US$ 900 milhões em 2016. A expectativa é de crescimento de 5% este ano. A ISC Brasil 2017 – 12ª Feira e Conferência Internacional de Segurança, ocorrerá entre 18 e 20 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.