Realidade se impõe à vontade

Não se trata de pessimismo, nem de ser do contra. Os dados estão aí para quem quiser enxergar sem filtros ideológicos ou...

Não se trata de pessimismo, nem de ser do contra. Os dados estão aí para quem quiser enxergar sem filtros ideológicos ou oportunismos políticos. A economia do Brasil está andando de lado, e a pequena recuperação esboçada no meio do ano mais se parece com um pequeno suspiro. O PIB no terceiro trimestre ficou estável, na avaliação do IBGE; a indústria coleciona avanços (que já eram tímidos) menores a cada mês; a venda de materiais de construção voltou a cair; o comércio patina, e a inadimplência dos consumidores voltou a aumentar, ainda que perto da estabilidade; o setor de serviços não se recupera.

Tudo indica que os efeitos da liberação do FGTS no primeiro semestre se esgotaram. A liberação de recursos do orçamento esbarra no radicalismo xiita da equipe econômica, que prefere se dedicar a vender o almoço (estatais, concessões) para pagar o lanche (não dá para o jantar). Sustentar que a economia entrou em “firme trajetória de alta” apenas para angariar apoio ao desmonte da Previdência e à concessão de benesses a multinacionais pode funcionar na mídia amiga, mas esbarra na realidade. Você pode ter um jabuti na coleira e chamá-lo de Rex, mas nunca conseguirá fazê-lo latir.

 

Mordida

Onze entidades ligadas ao Porto de Santos se mobilizam para barrar o aumento do ISS sobre atividades portuárias de 3% para 5%. A elevação foi proposta pelas prefeituras de Santos e Guarujá. Entre as entidades estão a Associação Comercial de Santos (ACS), a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e a Fiesp.

 

Leão preguiçoso e oneroso

A implantação do eSocial não para de gerar custos para as empresas. Pesquisa realizada pela Sage aponta que 34% dos escritórios de contabilidade estão investindo na capacitação de seus profissionais por meio de cursos e treinamentos. O levantamento foi realizado com 686 organizações contábeis de todo o país. Segundo 21% dos entrevistados, os investimentos para se adequar às exigências do eSocial vão até R$ 10 mil.

O sistema é mais uma forma do Estado, especificamente a Receita, empurrar para o contribuinte trabalho que deveria ser realizado pelos servidores do órgão.

 

Especialistas

A Associação Brasileira de Consultores (ABCO), em parceria com a FGV, passa a certificar consultores. A certificação profissional é uma das principais exigências de mercado e pode fazer a diferença na hora da contratação. É encarada pelas empresas como uma espécie de selo de qualidade que atesta que o profissional está capacitado para resolver problemas complexos. O Exame de Certificação objetiva avaliar profissionais, atestando sua qualificação técnica no exercício profissional da atividade de consultor.

 

Do fogo para a frigideira

O mantra dos economistas de mercado é que não se baixa juros por decreto. Mas os dos cartões de crédito foram reduzidas numa canetada do Meirelles. Também, não foi difícil: as taxas que ultrapassavam os 500% caíram para módicos 300% ao ano. A Selic está em 7%. Menor anualmente do que os juros – mensais – do cartão.

 

O rabo e o cachorro

O mercado insinua que, com a Selic a 7%, o governo não precisa mais subsidiar a TJLP, que está no mesmo patamar. Como rabo não abana cachorro, frase da moda, é fácil perceber que o que diminuiu foi o subsídio pago aos rentistas que deixavam seu dinheiro se multiplicar sem nenhum risco, recebendo 12%, 14% ao ano.

 

Rápidas

Termina nesta terça o IV Seminário Internacional Água, Vida e Direitos Humanos à Luz dos Riscos Socioambientais, em Brasília-DF, realização do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) *** Especializada em soluções tecnológicas para gestão de projetos e documentos, a SML Brasil venceu, pela sexta vez, o WfMC Global Awards for Excellence in Business Process Management, premiação mundial que reconhece projetos que demonstram excelência na implementação de BPM (Business Process Management) *** Nestas terça e quarta, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA) realiza o 1° Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes – Via Viva (https://viaviva2017.com.br/) *** A FGV Eaesp, em parceria com o International Finance Corporation (IFC), realiza nesta terça-feira, a partir das 9h, palestra gratuita sobre desafios e oportunidades da inclusão financeira no Brasil *** A Fiesp divulga o Índice de Nível de Emprego de novembro *** E o Ipea divulga, também nesta terça-feira, o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda referente a novembro.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Benext lança primeiro serviço de voice commerce no Brasil

Desenvolvida pela startup para Colgate-Palmolive, a loja é integrada com a Amazon e o cliente faz toda a compra por comando de voz.

‘Imortal: Arte, Alma e Futuro’ nesta 5ª feira

Autora do monumento em homenagem a Ayrton Senna expõe 45 peças inéditas no Centro Cultural Correios RJ.

Exposição ‘Enredados’ no Centro Cultural Correios RJ

São seis esculturas e seis pinturas, com 2 metros de altura, abstratas e com metal naval.

Protestos contra a venda da Reman

O Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM), filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), entrou com ação na Justiça contra a venda da Refinaria...

Vale e empresa chinesa buscam descarbonização para a siderurgia

A Vale assinou um Memorando de Entendimento ("Memorandum of Understanding”, ou “MoU”, em inglês) com a chinesa Jiangsu Shagang Group Co., Ltd em que...