Recadinho futuro

Quem quiser mandar seu recado para os habitantes da Terra no longínquo ano 52006 pode fazê-lo acessando o site www.keo.org. Idealizado por uma ONG francesa, o satélite Keo será lançado ao espaço em 2006 e permanecerá em órbita ao redor da Terra por 50 mil anos, quando retornará ao planeta com todas mensagens recebidas em qualquer língua e sem censura de tema ou ênfase. Os idealizadores do projeto prevêem receber pelo menos 6 bilhões de mensagens. Cosmopolita, a turma da equipe econômica já preparou a sua: “É preciso manter os juros elevados para combater a elhsosonso”. Ninguém ainda descobriu o significado de elhsosonso, mas em 50 mil anos é possível que se encontre um tradutor. De permanente, apenas a fixação pela gastança com juros.

Dívida no campo
Os pequenos produtores rurais têm até julho para renegociarem o alongamento de dívidas com recursos de Programa Especial de Crédito para a Reforma Agrária -Procera/Programa da Terra, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A negociação, que deve ser feita diretamente na agência do Banco do Nordeste da qual o produtor é cliente, está baseada na Medida Provisória 114 e na resolução 3.079, do Conselho Monetário Nacional.
Quem estiver adimplente com o Procera ou regularizar sua situação até 24 de julho, poderá repactuar seu contrato em até 18 anos, com taxa de 1,15% ao ano e bônus de 70% para a parcela paga em dia. Essas regras valem ainda para os produtores com obrigações vencidas a partir de 2001, que terão, ainda, carência para o pagamento da primeira parcela, a ser feito somente partir de 30 de junho de 2006.

Cartório virtual
Desde ontem, empresas e pessoas com pouco tempo ou paciência para entrar em filas podem utilizar a Internet para requerer certidões num cartório virtual. O serviço, que funciona 24 horas por dia, oferece de certidão de nascimento ou de casamento a cópias de títulos de imóveis e protestos. Para pagar, é preciso imprimir um boleto bancário. O documento é enviado por Sedex. O endereço é www.cartorio24horas.com.br. Por enquanto o serviço do cartório virtual está restrito ao Estado de São Paulo.

Bush contra o Piauí
Os produtores de camarão do Piauí podem ser menos prejudicados pela recente decisão dos Estados Unidos de taxar as importações do alimento do que os de outros estados. É que, há algum tempo, a Espanha tomou o lugar dos EUA como principal importador de camarão do estado. No entanto, isso não significa que o Piauí não vá ser afetado. Segundo o secretário de Agronegócios do Piauí, João Batista Alves, 100% do camarão do estado são exportados para Espanha, EUA e França.

Posse
No próximo dia 12, a professora Angela da Rocha toma posse como diretora do Coppead/UFRJ, cargo que vai ocupar pela segunda vez. Eleita para o biênio 2004-2005, ela é Ph.D em Marketing pela Universidade de Navarra (Espanha) e autora dos livros Marketing: teoria e prática no Brasil e Empresas e clientes, entre outros. A posse será às 19h, no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, na Urca (RJ).

Ação
Quanto valem as empresas na Bovespa? Quem quiser saber a resposta pode comparecer à palestra que a Associação e o Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro promovem hoje sobre a capitalização de mercado no Brasil. O objetivo é apresentar os modelos utilizados para o cálculo e acompanhamento do valor de mercado das empresas. Será entre 18h30m e 20h30m. Informações e inscrições pelo telefone (21) 2253-1538 ou [email protected]

“Risco Brasil”
Do jornalista José Arbex Jr, ironizando a argumentação petista de que uma mudança na política econômica conduziria o país a uma guerra civil: “Claro, ninguém quer uma guerra civil no Brasil, mas há quanto tempo ela já existe de fato? Morrem, por ano, cerca de 40 mil brasileiros, como resultado da violência; para a ONU, a situação de guerra civil fica caracterizada com 15 mil mortes violentas anuais”, compara.

Artigo anteriorHood Robin
Próximo artigoEmpreendedorismo
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Queda de faturamento atinge 82% dos MEI

Em Minas, 60% dos microempreendedores individuais formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade.

Inflação oficial fica em 0,31% em abril

Grupo com alta relevante no mês foi alimentação e bebidas (0,40%), devido ao comportamento de alguns itens.

Manhã de hoje é negativa em quase todo o mundo

Em Nova Iorque, Dow Jones e S&P futuros cediam 0,10% e 1,04%, respectivamente.

Projeção da Selic é de 5% no final deste ano

Para o ano que vem, analista projeta 6,5%, dado o alerta do Copom sobre o ritmo de normalização após reunião de junho.

Dia começando ruim nos mercados globais

Ontem, os mercados abertos na parte da tarde desaceleraram, com o Dow Jones fechando em queda de 0,10%.