Receita do FMI

Ensinam os “modernos” manuais de Economia que um país precisa investir na Educação para crescer. Portugal parece então que planeja ir ladeira abaixo. A ministra da Educação, Isabel Alçada, anunciou que o governo vai fechar centenas de escolas, como parte de um plano de austeridade que visa evitar uma crise de dívida pública semelhante à da Grécia. Cerca de 900 escolas serão atingidas. O primeiro-ministro José Sócrates pretende reduzir o déficit público, que foi de 9,7% do PIB em 2009, para metade em 2011; o objetivo é colocar Portugal dentro do limite máximo da Zona do Euro, de 3% do PIB, em 2013.

Valente x Israel
O deputado federal Ivan Valente (PSOL) apresentou, à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, requerimento para realização urgente de audiência pública para debater o ataque de Israel contra a Frota da Liberdade. Ainda presa em Israel, a cineasta e ativista brasileira Iara Lee, uma das sobreviventes do ataque, será convida para a audiência: “É fundamental termos acesso, sem interferências de qualquer ordem, às informações acerca desse ataque brutal do governo de Israel contra civis desarmados, uma postura contrária aos princípios mais elementares de humanidade”, disse Valente.

Bendito vizinho
Há cinco anos lutando para que a concentração dos eventos no Aterro do Flamengo (RJ), nas quais se aglomeram as caixas de sons, se deslocasse para próximo do MAM, onde não há moradia, a presidente da Associação dos Condomínios do Morro da Viúva, Maria Thereza Sombra, comemora. Não que seus apelos tenham sido ouvidos, mas o destino se encarregou de dar um empurrãozinho, colocando como vizinho uma autoridade do estado. Incomodado em ser acordado às 6h da manhã a cada evento realizado no local, ele conseguiu com que a Prefeitura, enfim, removesse a concentração para a área próxima ao MAM. A alegria, porém, pode estar com dias contados: o poderoso, agora ainda mais poderoso, deve sair do Rio.

Euro cresce
A partir deste mês, a Euro RSCG Brasil passa a ser a agência de publicidade do Banco Votorantim. A multinacional européia vai cuidar do planejamento de marketing e do processo de criação das campanhas do banco e empresas coligadas. A Euro venceu uma concorrência entre quatro agências de publicidade.

Iluminado
Desde esta terça-feira o Clube Naval está em destaque no Centro do Rio: foi inaugurada a nova iluminação das fachadas, com tecnologia de LED, que se traduz em baixo consumo de energia. O projeto teve apoio da Petrobras.

Defesa
Tomaram posse nesta segunda-feira os 31 acadêmicos fundadores da Academia Brasileira de Defesa. O presidente é o tenente-brigadeiro-do-ar Ivan Frota. Entre os membros estão o ministro Célio Borja, o embaixador Marcos Côrtes, os generais Lessa, Castro, Cesário e o brigadeiros Moreira Lima, Piva e Reginaldo Santos. O professor Marcos Coimbra, colaborador desta segunda página do MM, assumiu a cadeira número oito, cujo patrono é Tiradentes

Justiça do império
E se tropas do Irã abordassem, em águas internacionais, e matassem manifestantes de uma flotilha de ONGs que fossem ao país protestar contra o programa nuclear do país? O presidente Barack Obama seria tão reticente na condenação? A União Européia (UE) e a ONU adotariam sanções imediatas ou se limitariam a protestos formais?

Artigo anteriorLicença para matar
Próximo artigoTruque estatístico
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preços ao consumidor de março avançaram mais que esperado

Veículos novos registraram o segundo mês consecutivo sem variação, enquanto os usados apresentaram variação positiva.

Castello Branco diz adeus à Petrobras

Assembleia de acionistas da estatal aprovou a destituição.

Alerj pede ao STF suspensão do pagamento de dívida na pandemia

Alerj estima que desde março de 2020, quando se iniciou a pandemia, o Estado do Rio já quitou R$ 1 bilhão em juros da dívida com a União.

Governo Bolsonaro tumultua e população vive drama para receber auxílio

Consórcio do Nordeste, formado por todos os governadores da região, defende que governo descentralize pagamento do benefício.

Indústria do cimento cresce 19% no 1º tri

Mau desempenho no primeiro trimestre de 2020, em razão das fortes chuvas e do início da pandemia, frente ao mesmo período de 2021, refletiram na alta do setor.