Receita fiscal da China registra crescimento em abril

A receita fiscal da China aumentou 1,9% ano a ano em abril e passou do declínio para o crescimento, conforme dados oficiais nesta terça-feira.

86
Foto aérea de drone tirada em 30 de abril de 2025 mostra cargueiros atracando em um cais de contêineres do Porto de Qingdao, na Província de Shandong, no leste da China. (Xinhua/Li Ziheng)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 21 maio (Xinhua) — A receita fiscal da China aumentou 1,9% ano a ano em abril e passou do declínio para o crescimento, conforme dados oficiais nesta terça-feira.

Nos primeiros quatro meses do ano, a receita fiscal do país diminuiu 2,1% ano a ano, enquanto a receita não fiscal aumentou 7,7% ano a ano, de acordo com dados divulgados pelo Ministério das Finanças.

Os dados também mostraram que a receita fiscal da China caiu anualmente 0,4%, totalizando 8,06 trilhões de yuans (cerca de 1,12 trilhão de dólares americanos) nos primeiros quatro meses.

O ritmo de queda da receita fiscal nos primeiros quatro meses diminuiu em relação à queda de 1,1% registrada no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o ministério.

Espaço Publicitáriocnseg

De janeiro a abril, o governo central arrecadou 3,39 trilhões de yuans em receita fiscal, uma queda de 3,8% em termos anuais, enquanto os governos locais arrecadaram quase 4,67 trilhões de yuans, um aumento de 2,2% em termos anuais.

Somente em abril, a receita fiscal arrecadada pelo governo central subiu 1,6%, o primeiro crescimento registrado neste ano, disse o ministério.

As despesas fiscais da China aumentou 4,6% ano a ano, totalizando quase 9,36 trilhões de yuans no período de janeiro a abril.

O ritmo de crescimento das despesas fiscais nos primeiros quatro meses deste ano foi superior aos números equivalentes de todos os anos desde 2020, já que as autoridades financeiras em vários níveis implementaram políticas fiscais mais proativas, segundo o ministério.

Enquanto acelera as despesas fiscais, a China também otimizou ainda mais a estrutura das suas despesas fiscais, com mais fundos direcionados a áreas relacionadas à melhoria do bem-estar da população e ao estímulo do consumo, informou o ministério. Fim

Leia também:

Mercado cambial chinês registra operações estáveis em maio
Cinturão e Rota
Mercado cambial chinês registra operações estáveis em maio

Beijing, 18 junho (Xinhua) — O mercado cambial chinês apresentou operações estáveis no maio, com um fluxo líquido positivo de capital transfronteiriço, informou a Administração Estatal de Divisas da China nesta terça-feira. No mês passado, os setores não bancários da China, incluindo empresas e indivíduos, registraram um fluxo líquido positivo de capital transfronteiriço de US$ […]

China criará centro de operação internacional para RMB digital
Cinturão e Rota
China criará centro de operação internacional para RMB digital

Shanghai, 18 junho (Xinhua) — O presidente do banco central da China, Pan Gongsheng, disse nesta quarta-feira que o país estabelecerá um centro de operação internacional para o RMB digital. O centro visa promover a internacionalização da moeda digital e o desenvolvimento de serviços do mercado financeiro, ao mesmo tempo em que apoia a inovação […]

Oficinas de patrimônio cultural da China impulsionam vitalização rural e emprego
Cinturão e Rota
Oficinas de patrimônio cultural da China impulsionam vitalização rural e emprego

Beijing, 17 junho (Xinhua) — As oficinas de patrimônio cultural imaterial da China estão provando ser uma força poderosa para a vitalização rural, com mais de 11 mil delas preservando o artesanato tradicional, criando empregos e impulsionando economias locais, mostram dados oficiais. Essas oficinas estão distribuídas em 2.005 regiões de nível distrital, incluindo 670 anteriormente […]

Exportações de comércio eletrônico transfronteiriço da China atingem novo recorde em 2024
Cinturão e Rota
Exportações de comércio eletrônico transfronteiriço da China atingem novo recorde em 2024

Shijiazhuang, 17 junho (Xinhua) — O setor de comércio eletrônico transfronteiriço da China atingiu um marco histórico em 2024, com exportações anuais ultrapassando pela primeira vez os 2 trilhões de yuans (cerca de 278,59 bilhões de dólares americanos), segundo dados da Administração Geral das Alfândegas (AGA). As exportações do setor cresceram 16,9% anualmente totalizando 2,15 […]

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui