Recessão de 2020 será a mais profunda em 80 anos

Economia do Brasil deve encolher 8% este ano e ter leve recuperação em 2021

O Banco Mundial desenha uma recessão de 5,2% na economia do planeta em 2020. E a pandemia levará a atividade econômica no Brasil a encolher 8% este ano e ter uma modesta recuperação de 2,2% em 2021, prevê a instituição em novo relatório. Trata-se da mais profunda queda econômica mundial em oito décadas, “apesar das políticas sem precedentes” de mitigação do impacto da Covid-19, segundo as Perspectivas Econômicas Mundiais divulgadas nesta segunda-feira pelo Banco.

O panorama traçado no relatório aponta para uma queda de quase 8% num cenário mais adverso, e superior a 3% num mais otimista. Esta seria a recessão mundial mais profunda desde a II Guerra Mundial, e quase três vezes mais acentuada que a recessão global de 2009, caso as projeções se confirmem.

O Banco Mundial aponta que a pandemia “deve arrastar a maioria de países para uma recessão este ano, com a produção per capita se contraindo na maior proporção de países desde 1870”.

Para além da recessão de 5,2% prevista para a economia mundial, a instituição presidida por David Malpass prevê quebras de 7% no agregado das economias avançadas, entre as quais a Zona do Euro (-9,1%), os Estados Unidos (-6,1%) e o Japão (-6,1%). A China fecharia no positivo em 2020 (alta de 1%) e teria forte aceleração em 2021 (crescimento de 6,9%).

Já para 2021, o banco projeta uma recuperação de 4,2% na economia mundial, com as economias avançadas com crescimento de 3,9%, entre as quais a Zona do Euro (4,5%), os Estados Unidos (4%) e o Japão (2,5%).

A quebra de atividade acentuada na primeira metade do ano deverá contribuir para uma contração do comércio global de cerca de 13,4% em 2020”, assinala o Banco Mundial, assumindo a instituição financeira que a recuperação deverá começar na segunda metade do ano, à medida que “são levantados controles, as viagens retornam a níveis mais normais, e os fabricantes renovam os estoques”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

EUA: tiroteio em escola bate maior número em 20 anos

Segundo relatório, houve apenas 23 incidentes com vítimas fatais durante o ano letivo de 2000/2001.

‘Adesão da Finlândia e da Suécia enfraquecerá Otan’

Para estudiosa, Ocidente 'precisou' se expandir para países da ex-URSS para impor 'valores ocidentais' e 'democracia', segundo a narrativa.

Opep+ não eleva produção além do previsto

Mesmo sem Organização atender a pedidos dos consumidores, preço do petróleo caiu.

Últimas Notícias

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência

Comércio varejista tem prazo até 30 de junho de 2023 para continuar vendendo os produtos com a etiqueta antiga.

Mercado pet deve crescer 14% em 2022

Chile é o país que mais importou produtos pets brasileiros no primeiro trimestre; setor prevê novas exportações neste ano.

FGTS vira moeda do governo para movimentar a economia

Atualização monetária das contas do Fundo não acontece e trabalhador continua no prejuízo.

EUA: tiroteio em escola bate maior número em 20 anos

Segundo relatório, houve apenas 23 incidentes com vítimas fatais durante o ano letivo de 2000/2001.

Bebidas Online busca captar R$ 2 milhões com pessoas físicas

Com crescimento projetado de 19% para 2022, startup de delivery de bebidas usará recursos nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos e expansão do time