Recessão nos EUA: não é bem assim

Analista tem outra visão da queda do PIB norte-americano.

O PIB dos Estados Unidos no 1º trimestre teve uma queda de 1,4% na comparação com o trimestre anterior. Mas André Luiz Sacconato, especialista da Gouvêa Ecosystem, faz uma análise diferente dessa estatística. Ele lembra que, economicamente, o PIB é uma soma de: consumo + investimentos + gastos do governo + exportações, subtraindo as importações. Isso porque o consumo de importações não gera não gera produto para o país.

“Portanto, se dividirmos esses números, perceberemos que o consumo cresceu 2,7%, ao mesmo tempo que as exportações líquidas (que são exportações subtraindo as importações) caíram mais de 3%. Significa que o consumo não só cresceu com produtos internos como foi ajudado pelas importações”, contabiliza Sacconato. Ele admite que o investimento caiu um pouco; no entanto, a base de comparação, último trimestre do ano passado, era alta.

O especialista acrescenta que a inflação de 8,5%, ante aumentos médios nos salários nos últimos 12 meses de 5,6%, indicam corrosão do poder de compra, que deve fazer com que os próximos PIBs, ainda que não negativos, muito provavelmente apresentem números menos positivos do que os costumeiros.

Nos EUA, há menos otimismo. Gary Hufbauer, ex-funcionário do Tesouro dos EUA e membro sênior não residente do Instituto Peterson de Economia Internacional, disse que a única questão é quando a recessão realmente começa. “Acho que até o final deste ano, digamos, no quarto trimestre de 2022, no primeiro trimestre de 2023, uma recessão é muito provável.”

 

Vem de longe

No final de 2019, antes da pandemia, portanto, e quando não se imaginava um conflito entre Ucrânia e Rússia, esta coluna anotou: “Algumas décadas atrás, Betinho lançava a campanha Natal sem Fome. Agora, em 2019, Bolsonaro e Guedes lançam a campanha Natal sem Carne.”

O Brasil já vinha com economia em baixa e inflação em alta. A dupla que trava a dinâmica do País vai ter que pensar em outra desculpa.

 

Contraste

São Francisco (Califórnia, Estados Unidos), lar de 77 bilionários, tem mais de 34 mil moradores de rua em toda a área da baía e mais de 800 mil habitantes vivem na pobreza.

 

Rápidas

Segunda que vem, às 19h, o consultor de organização Wagner Siqueira realiza live no YouTube com a participação de Sérgio Romay, presidente da Jucerja, e Cleber Lessa, membro da Comissão de Administração de Condomínios do CRA-RJ, para falar sobre “A Inadimplência Condominial e a Economia do Estado do Rio de Janeiro” *** O Instituto JCA abre inscrições para aulas gratuitas de reforço escolar e curso de qualificação profissional de Elétrica Básica e Refrigeração Veicular ou Auxiliar de Operações Logísticas. Informações aqui *** O Lecadô criou a campanha “Coxinha Solidária” para celebrar o dia do quitute, em 18 de maio: o cliente que levar 1 quilo de arroz, feijão, macarrão ou uma lata de leite em pó em uma das 43 lojas da rede de franquias, entre 14h e 18h, ganhará uma coxinha de frango com cream cheese.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPintura de Marilyn Monroe em leilão
Próximo artigoMordomias

Artigos Relacionados

‘Empreendedores’ fecham suas empresas

Aumentou 35% número de negócios fechados em 2021.

Homeschooling ‘é um projeto’?

Lei ‘priva crianças adolescentes do pleno direito de aprender’.

Por que mexer no ICMS e manter dividendos elevados?

Acionistas ganham em dividendos tanto quanto toda a população perderia com corte no imposto.

Últimas Notícias

Solidus Aitech arrecadou mais de US$ 10,5 mi de fundos com tokens

Serviço de computação de alto desempenho (HPC) quer 'democratizar a IA'.

Pão pita tradicional poderá ser feito em escala industrial

Novo sistema é capaz de produzir até 1.000 quilos/hora de pita.

Policiamento reforçado em terreiros de umbanda e candomblé de Itaboraí

Terreiros foram ameaçados por pastor evangélico em show gospel.

Rodoviária do Rio inicia a 24ª Campanha do Agasalho

Desde a 1ª edição, em 1999, quase 1 milhão de peças já foram doadas.

Votação sobre cobrança de mensalidade em universidade pública é adiada

CCJ decidiu fazer uma audiência pública sobre a PEC 206.