Quase metade do Ovo da Páscoa carrega um sabor amargo para o consumidor. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), os impostos representam 39,2% até do produto. Ainda de acordo com o instituto, um pequeno bombom é taxado em 38,81%. É verdade que a maioria dos empresários tem alergia a pagar impostos, mas o mais grave é saber que dois terços do aumento da carga tributária do país desde 1995 é drenado para pagar juros da dívida pública, que derreteram, apenas em 2006, cerca de R$ 160 bilhões extraído do bolso dos brasileiros.
A farsa
Sucesso de público alcançou o documentário The Great Global Warming Swindle (A Grande Fraude do Aquecimento Global), produzido pela rede britânica Canal 4 e disponível no YouTube. Espécie de contraponto a Uma Verdade Inconveniente, do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, A Grande Fraude… rebate a afirmação de que o aumento da temperatura na superfície terrestre é causado pela ação humana, especialmente pelo lançamento de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
O documentário britânico mostra uma passagem em que Al Gore apresenta um gráfico comparando o aquecimento da Terra ao aumento da concentração de CO2 no ar. As linhas são realmente coincidentes. Mas o que o ex-vice norte-americano esqueceu de contar, segundo A Grande Fraude…, é que o aumento de CO2 acontece algumas dezenas depois de a temperatura ter subido. Ou seja, seria a elevação de temperatura que causaria o aumento de CO2, e não o contrário. Além disso, a principal fonte do dióxido de carbono seriam os oceanos.
O Sol
Qual seria então a causa do aquecimento global? Segundo os cientistas ouvidos pelo documentário britânico, a maior atividade do Sol é a responsável, não só agora, como foi no passado. Eles citam que no Século XV houve o que se chamou “Pequena Idade do Gelo”, quando as temperaturas eram sensivelmente inferiores às atuais. O documentário mostra ilustrações da época em que pessoas patinavam no Tâmisa congelado.
Antes disso, na Idade Média, o clima era bem mais quente – inclusive do que hoje em dia. A Grande Fraude do Aquecimento Global afirma que havia plantações de videiras até no Norte da Inglaterra e mostra ruas e lugares com nomes com a palavra vine (videira).
O aumento de temperatura nos dias atuais teria causas naturais, consequência da maior atividade solar.
O poder
Ambos os lados têm argumentos fortes; uma coisa, porém, pode ser percebida até por leigos: a histeria em torno do aquecimento global ultrapassa em muito o que poderia ser encarado como preocupação genuína. Grandes interesses financeiros estão por trás da campanha, assim como outros, também gigantescos, são contra a teoria de que o ser humano causa o aquecimento global.
O engajamento do Fórum Econômico Mundial parece comprovar que a campanha contra o aquecimento, a despeito de pessoas e interesses sinceros, se enquadra no campo dos que pretendem limitar o crescimento dos países em desenvolvimento, especialmente os asiáticos, impedindo o acesso ao bem-estar a bilhões de pessoas.
Os “verdes”
O documentário britânico termina com as palavras de Patrick Moore, um dos fundadores do Greenpeace, que abandonou as hostes “verdes” desgostoso com os seus rumos: “O movimento ambientalista se transformou na força mais poderosa existente para evitar o desenvolvimento nos países em desenvolvimento.”
Eleito Galvão
O esoterismo no mercado financeiro tem o céu como limite. Quinta-feira, investidores especularam até com a criação de feriado em 11 de maio, para homenagear Frei Galvão, que será canonizado durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Com o novo feriado, aprovado pela Comissão de Educação do Senado, mas ainda dependente da decisão da Câmara dos Deputados, maio teria um dia útil a menos para rendimento dos contratos DI. A negociação desse índice na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BMF), com vencimento em julho, atingiu a marca de 347 mil contratos, excepcional para DI de curto prazo, lastreada na aposta de uma taxa menor naquele mês. A história, porém, serviu apenas para alimentar nova briga entre comprados e vendidos. Na véspera, um único player zerou 115 mil contratos em aberto em DI. Ou seja, usaram o nome do santo para coisas materiais.