A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou, no último dia 7, a aprovação da aquisição da Extrafarma, pertencente a Ultrapar (UGPA3), pelas Farmácias Pague Menos (PGMN3), mediante a celebração de Acordo em Controle de Concentrações (ACC), que prevê o desinvestimento de menos de 3% do portfolio de lojas. A decisão ainda não é definitiva, agora a operação será submetida à análise do Tribunal do Cade.
Com a aprovação de forma definitiva pelo Tribunal e o atendimento das condições previstas no ACC, a Pague Menos, primeira rede do varejo farmacêutico presente em todos as 27 UFs, terá aproximadamente 1.600 filiais e R$ 10 bilhões em vendas.
“A transação é um marco importante na nossa estratégia de crescimento e acelera em três anos nosso plano de expansão. Paralelamente, seguiremos com nosso plano de expansão orgânica, que inaugurou 80 novas lojas em 2021 e projeta mais 120 novos pontos de venda até o final de 2022”, afirma Mário Queirós, CEO da Pague Menos.
A aquisição da Extrafarma, quando implementada, importará em combinação de ativos com posicionamento de marca, demografia e geografia complementares.
“Ao longo dos últimos meses, avançamos no mapeamento de sinergias e confirmamos nossa expectativa de captura anual de R$ 180 milhões a R$ 275 milhões de Ebitda incremental por meio de receita, margem bruta, logística e despesas indiretas”, destaca Luiz Novais, CFO da Pague Menos.
Pesquisa realizada pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Instituto Semesp), mostrou que as áreas de Farmácia e Odontologia estão no topo das 10 que mais empregam recém-formados no Brasil: 79% dos entrevistados disseram ter conseguido emprego logo após se formarem em Farmácia. Segundo o levantamento, o termo “emprego em farmácia” apresentou na primeira semana de abril de 2022, 77% das buscas, enquanto neste mesmo período de 2021, apresentou 43%, um comparativo que apontou um crescimento de 34%, de acordo com o Google.
Já de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as grandes redes registraram receita de R$ 18,24 bilhões no primeiro trimestre deste ano, 2022, alta de 14,7% ante o mesmo período do ano passado. E conforme a pesquisa do Statista (empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores), o índice de crescimento previsto para o mercado farmacêutico brasileiro é 169% até 2030.