Redução de IPI terá mesmo destino da CPMF?

Sem preço cair para consumidor, medida terá pouco efeito.

O Governo Bolsonaro anunciou nova redução nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). As indústrias saudaram a medida e anunciam que aumentará os investimentos. A diminuição só fará sentido se chegar ao consumidor, que poderá comprar mais e movimentar o mercado. Porém, empresas com margens de lucro reduzidas aproveitarão para recuperar ganhos; e aquelas que mantêm margens altas as elevarão ainda mais.

Num País em que o “livre mercado” aponta numa só direção, não é ser pessimista pensar assim. Basta lembrar do fim da CPMF e de algumas miragens recentes:

– Cobrança da bagagem vai reduzir preços das passagens (tarifas aéreas aumentaram, e vão subir mais com a volta da proibição da cobrança)

– Lei do Gás diminuirá preços em 50% (valores aumentaram 50%)

– Venda de álcool direto para postos reduzirá o preço do combustível (pouquíssimas vendas diretas foram realizadas, e a diferença não chegou ao consumidor)

 

Lula no 1º de Maio Unificado

O ex-presidente Lula confirmou presença no 1º de Maio 2022 Unificado, neste domingo, na Praça Charles Miller, Pacaembu (São Paulo). Com o lema “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”, o ato é organizado pelas centrais sindicais e contará com shows de Daniela Mercury, Dexter, Leci Brandão, DJ KL Jay, entre outros. Lideranças do Solidariedade, MDB, PCdo B, PSB e Psol também confirmaram presença.

 

Menos de 2% doam sangue

Apenas 1,8% da população brasileira é doadora regular, ou seja, são pessoas que doam pelo menos uma vez por ano, segundo o Ministério da Saúde. Com o objetivo de engajar mais pessoas, o GSH Banco de Sangue Serum e a Rede D’Or São Luiz, em parceria com o Hemocione, lançam a Campanha #SeuTipoSalvaVidas.

Serão montados, no Rio de Janeiro, 3 postos de coleta temporários em maio. O primeiro será no auditório do Hospital Quinta D’Or, em 4 e 5 de maio; dias 10 e 11, será a vez do Teatro Riachuelo, no Centro do Rio; dias 18 e 19, o auditório do Copa D’Or vai abrigar o último posto.

 

União faz a força

Vinicius Mesquita, da Chapa “Nós, Somos Coop!”, foi reeleito presidente da OCB/RJ. Com a eleição, assume também a presidência do Sescoop/RJ. A cerimônia de posse está marcada para 27 de maio, na Câmara dos Vereadores do Rio. A OCB/RJ representa um universo de mais de 200 mil cooperados. Em 2021, o segmento cooperativista foi responsável por um faturamento de mais de R$ 11 bilhões.

 

Agora vai

Para reduzir o consumo de combustíveis devido à ameaça de restrição pela Rússia, Berlim vai reduzir 2ºC a temperatura de suas piscinas públicas (hoje entre 22º e 24º). No país que se considera meca verde, queima-se gás para garantir um banho quentinho.

 

Rápidas

A IV Feira do Livro da Unesp começa nesta segunda e vai até dia 8, de forma virtual, oferecendo títulos com, no mínimo, 50% de desconto *** O professor Daniel Soranz, ex-secretário de Saúde do Município do Rio, fará palestra no campus de Duque de Caxias da Unigranrio nesta terça (3), às 14h, sobre temas relacionados ao SUS *** Nesta segunda, às 21h, acontece o webinário “Segredos para o Sucesso de um Produto Digital”. Entre os palestrantes, Marcello Póvoa e Marcio Leibovitch. Inscrições aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Redução das desigualdades e saneamento

Brasil ainda apresenta 1,6 milhão de residências sem banheiro.

Crianças bruxas

Abandonadas na África, situação piorou com chegada das igrejas pentecostais.

Deputado cobra definição sobre Ciclovia Tim Maia

Já foram gastos R$ 72 milhões e obra segue interditada.

Últimas Notícias

Mercados caminham para fechar a semana do lado positivo

Bolsas e moedas são destaque, mas o que vale mais a pena ressaltar é a redução no juro futuro nos EUA.

Redução das desigualdades e saneamento

Brasil ainda apresenta 1,6 milhão de residências sem banheiro.

Turquia quer acordo escrito para Finlândia e Suécia na Otan

Até agora, turcos têm sido os únicos membros da Otan que se opõem às propostas dos dois nórdicos.

Arábica soma 67% e conilon, 33% da produção do Brasil

Safra brasileira total de café está estimada em 53,42 milhões de sacas de 60 kg, sendo 35,71 de arábica e 17,71 milhões de conilon.