30.1 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, janeiro 15, 2021

Redundante

A reserva de 50% das vagas nas instituições federais de ensino superior (Ifes) para estudantes que cursarem o Segundo Grau na rede pública, com subcotas para brasileiros negros e indígenas, desconsidera o perfil dos alunos daqueles instituições. Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Fórum Nacional de Assuntos Comunitários e Estudantis, realizada em 2004,  47% dos estudantes da graduação das Ifes cursaram integralmente ou a maior parte do ensino médio em escolas públicas. Em algumas federais, como a de Mato Grosso, o percentual de alunos egressos de escolas públicas ultrapassa os 50%. A diferença maior é que, hoje, é respeitado o mérito acadêmico.

Cucarachos tucanos
Quanto mais o ex-presidente FH se auto-arvora o eleitor-mor do PSDB, mais o processo eleitoral do tucanato lembra o “dedaço” do PRI mexicano. Até o partido perder o poder no México, seu candidato a presidente era apontado pelo ocupante do cargo no Executivo. Na versão fake dos tucanos, o indicador, em vez de um presidente no exercício do poder, é um ex-presidente impopular

Só para mulheres
Vagões de metrô e trem exclusivos para as mulheres nos horários de maior movimento é o que prevê projeto de lei apresentado pelo presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (PMDB). O objetivo é coibir a ação de “espertinhos” que se aproveitam dos vagões lotados para assediar sexualmente as mulheres. Lembrando a antiga piada, o homossexual perguntaria: “E o garotão aqui, vai a pé?”

Família&negócio
Cerca de 95% das empresas do mundo são familiares, porém, 65% das companhias que
decretam falência quebram por conflitos entre os membros da família proprietária. Os dados constam do livro Família, família, negócios à parte (Editora Gente), dos consultores Édio de Almeida Passos, Renata Bernhoeft, Renato Bernhoeft e Wagner Luiz Teixeira
Ainda segundo o livro, dos 300 maiores grupos privados do Brasil, 265 têm controlados  e gestão familiar.

Educação de mercado
De acordo com os autores, a riqueza no Brasil está mudando de mãos: atualmente, das cem maiores fortunas do país, 18 foram herdadas e as 82 emergentes provêm de empresas familiares. Elas estão distribuídas em áreas como agribusiness, educação, principalmente, nas universidade$ particulare$ e fornecimento/prestação de serviço. Os autores afirmam ainda que, nas transições de uma geração para outra, cerca de 33% das empresas sobrevivem nas mãos da família do fundador da primeira para a segunda geração e apenas 14% na transição da segunda para a terceira: “Se não estiverem preparadas, com um bom planejamento de sucessão e continuidade, não seguem em frente”, ressalta Renato Bernhoeft.

Doutrina
Quem quer enfrentar a formação universitária nos EUA pode contar com o guia eletrônico College and University Education in the United States (Cursos de Nível Superior nos Estados Unidos), publicação do Departamento de Estado norte-americano. O guia abrange assuntos como tipos de faculdades e universidades, custos envolvidos, vida no campus universitário, fontes possíveis de auxílio financeiro, credenciamento e sistema de notas.
A publicação traz informações sobre a EducationUSA – rede global do Departamento de Estado com mais de 450 centros de informação e orientação em 170 países. Atualmente disponível em inglês, árabe, francês e espanhol, o guia logo terá versões em chinês, português e russo. Disponível no site http://usinfo.state.gov/journals/itsv/1105/ijsp/rdeducate.htm

Espetáculo
O sistema financeiro bateu recordes de lucro pelo terceiro ano consecutivo.

Artigo anteriorLeão seletivo
Próximo artigoFaçam seu jogo
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.

Vendas no varejo surpreenderam negativamente

Surpresa foi tanto no quesito restrito (-0,1%) e no quesito ampliado (+0,6%).

Freio de arrumação

Sabe quando o ônibus está lotado e o motorista pisa fundo no freio? Logo abre espaço para mais gente entrar.

Lewandowski assume tarefa do ministro da Saúde

Supremo quer saber dos estados estoque real de agulhas e seringas.