28.7 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, janeiro 18, 2021

Reescrevendo a História

   
Se um dos motes para o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar o fim da exigência de diploma universitário para o exercício da profissão de jornalista foi o fato de a regulamentação da categoria datar da época da ditadura militar, é o caso de o Supremo também revogar a criação do Banco Central (BC), outra novidade também pós-64.

TV engorda
“Usos exagerados de TV estão relacionados a um grande consumo de gorduras e açúcar e maior consumo de fast foods”, afirmam, em artigo publicado na Revista Chilena de Nutrição, Arturo Moreno e Luis Toro Zapata, da Escola de Ciências da Comunicação da Universidade Autônoma de São Luis Potosi (México).
O estudo, feito com crianças entre 6 e 13 anos de idade, mostra que cerca de 80% dos pesquisados comem enquanto assistem à TV, e outra quantidade equivalente assiste à TV enquanto come. Dados estatísticos apresentados pelos pesquisadores, segundo a agência Notisa, apontam que 5,2% das crianças apresentaram índice de massa corporal (IMC) maior que 25, e 3,4% um índice maior que 27. Para os pesquisadores, os dados indicam preocupação e necessidade de alerta para a situação que irá se desenvolver com estes indivíduos na idade adulta.

Batalha da idéias
Analisar o papel da comunicação na luta pela hegemonia política e cultural na sociedade contemporânea e a influência da mídia na propagação dos valores do mercado e do consumismo. Esses são os objetivos de A batalha da mídia: governos progressistas e políticas de comunicação na América Latina e outros ensaios (Pão e Rosas), que Dênis de Moraes lança, esta quinta-feira, às 19h, na Livraria do Unibanco Arteplex, na Praia de Botafogo 316, no Rio de Janeiro. Pós-doutor pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso) e professor da UFF, Dênis examina experiências em países da América Latina que buscam democratizar os processos comunicacionais, via políticas públicas inovadoras ou formas colaborativas e participativas de difusão na Internet.

Doce crise
Depois que colocou em operação novos equipamentos no início deste ano, a Embaré, indústria de laticínios e doces, aumentou sua capacidade de produção em 2,2 mil toneladas/mês de leite em pó para atender aos mercados interno e externo. Apesar da crise, a empresa investiu, ano passado, cerca de R$ 65 milhões na planta localizada em Lagoa da Prata, Minas Gerais. Até então, a empresa produzia 2,9 mil toneladas de leite em pó por mês.

Alvo desprotegido
Os autores concluíram que “as crianças são capturadas por imagens e discursos televisivos que são diariamente reproduzidos em seu ambiente social”, e, portanto, seriam “muito suscetíveis ao bombardeio sistemático das imagens dos programas e dos comerciais”, o que promove uma prática consumista na escolha e utilização de alimentos.

Vôo cego
Desde semana passada, os clientes de celular de conta da Oi ignoram o total de minutos já consumidos. Os dados sobre o serviço apresentam defasagem de até uma semana, dificultando o controle sobre a conta dos clientes. A empresa, que,  domingo, prometera regularizar o serviço em 24 horas, agora, informa que o problema somente será solucionado sexta-feira

Até os EUA?
Os opositores do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que se mantêm renitentes em aceitar o veredicto das urnas recorrem a pesquisa de uma fundação estadunidense, que teria apontado Ahmadinejad com 34% das intenções de votos, contra 14% para o ex-primeiro-ministro Mir Hossein Mousavi.Se o atual presidente tinha duas vezes e meia mais intenções de votos que o adversário, que fato novo teria surgido para impedi-lo de manter a tendência de avanço e liquidar a fatura no primeiro turno?

Razões
A oposição, replicada pela mídia internacional, parece ter confundido o desejo de vitória, inflado pela cobertura em lugares mais ocidentalizados de Teerã, com um apoio maior do que Mousavi efetivamente teria. Além disso, outro fator continua eclipsado pela cobertura ocidental: Ahmadinejad registrou firme crescimento na reta final, ao acusar os adversários de atos de corrupção e submissão a interesses externas.
     
     

Artigo anteriorOs seguidores
Próximo artigoVítimas
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.