FEIJÃO TEMPERADO – A HolyFoods lançou o Feijão Carioca e o Feijão Preto temperados, que tem preparo rápido sem precisar deixar de molho e sem panela de pressão. A novidade estará na Naturaltech que acontecerá de 11 a 14 de junho no Distrito Anhembi, em São Paulo. O produto, disponível nas duas versões, pode ser utilizado até mesmo para o preparo de uma tradicional feijoada. Usando a tecnologia exclusiva de produção na fábrica própria da HolyFoods, o Feijão Carioca e o Feijão Preto já chegam a mão do consumidor temperados com especiarias e ainda garante a nutrição com adição de um mix de vitaminas (A, B6, B12, C e D), zinco e ferro, que foram cuidadosamente selecionadas para suplementar as necessidades pesquisadas aos brasileiros. O consumidor precisa apenas acrescentar água e sal a gosto para equilibrar o sabor ao seu paladar e terá seu feijão pronto em apenas 10 minutos. Cada embalagem de 120 gramas rende até 500 ml de feijão em caldo com 22 gramas de proteína que servem até três pessoas. A HolyFoods estará localizada na Rua K 2/3 durante os dias da Naturaltech.
RIO POD+ – O segundo episódio do videocast O Rio Pod+, da Fecomércio RJ, recebeu o presidente do Secovi Rio, conselheiro do Sesc RJ e diretor da federação, Pedro Wähmann, para um bate-papo sobre o mercado imobiliário do Rio de Janeiro. Gravado no novo estúdio da Fecomércio RJ, o empresário destacou o momento atual do setor, os desafios regulatórios e as principais transformações no comportamento do consumidor. Com raízes familiares no setor e décadas de experiência, Pedro Wähmann reforçou a importância da representatividade institucional para a construção de um ambiente de negócios mais saudável. Ele apontou a valorização da Zona Portuária como o novo polo de crescimento urbano, comparável ao impacto que a Barra da Tijuca teve no passado. Entre os temas centrais do episódio estão o aluguel por temporada, a demanda por pequenos estúdios, o impacto da Selic sobre o financiamento, e a tendência do modelo multifamily – empreendimentos construídos exclusivamente para locação, com gestão profissionalizada.
20ª CINEOP – A Mostra de Cinema de Ouro Preto celebra 20 anos de existência em 2025. De 25 a 30 de junho, a cidade histórica de Ouro Preto será palco de acontecimentos no campo da preservação, história e educação ao sediar o único evento realizado no país que trata cinema como patrimônio e traz como tema central a Preservação: A Alma do Cinema Brasileiro. A programação está estruturada em três temáticas – preservação, história e educação e será realizada na Praça Tiradentes, no Centro de Artes e Convenções e no Cine-Museu da Inconfidência. Serão exibidos mais de 100 filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, debates, oficinas, sessões cine-Escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejo, shows musicais e atrações artísticas e, ainda, a realização do 20º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XVII Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. A mostra também homenageará a atriz Marisa Orth. Toda programação é oferecida gratuitamente para um público estimado em mais de 20 mil pessoas.
MEIO AMBIENTE – O Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data instituída pela ONU em 1972 e celebrada em 5 de junho para promover a conscientização e a ação global para a preservação ambiental, é também uma oportunidade para colocar em pauta os impactos negativos para a saúde, por exemplo, do contato com os microplásticos. O hábito de usar e jogar fora pode causar danos neurológicos. Não por acaso, o médico pediatra Antonio Carlos Turner, diretor técnico da rede de clínicas Total Kids, recomenda a troca da mamadeira de plástico pela de vidro. O consumo de bebidas em garrafas pets deve ser evitado, assim como os potes de armazenamento de alimentos também devem ser de vidro. Esses hábitos podem salvar o planeta e a vida humana. “Estudos recentes revelaram a presença significativa de microplásticos nos cérebros de idosos com demência e Alzheimer, indicando uma possível ligação entre a exposição ambiental e doenças neurodegenerativas. Essa descoberta reforça a urgência de políticas públicas e práticas individuais para minimizar a contaminação plástica e proteger a saúde cerebral da população. Portanto, é preciso reduzir muito o contato das crianças com os plásticos. Retornar ao uso de mamadeiras de vidro, potes para armazenamento e outros itens não descartáveis é uma necessidade urgente”, alerta o médico pediatra Antonio Carlos Turner. O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para se refletir e agir contra os efeitos nocivos dos microplásticos, que estão presentes até em alimentos aparentemente saudáveis, como os peixes.
NAMORADOS – Sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 944 consumidores da Região Metropolitana do Rio, entre os dias 22 e 29 de maio, mostra que 46,5% dos entrevistados pretendem presentear no Dia dos Namorados, enquanto 48,9% não pretendem comprar nada. Segundo a pesquisa, 4,6% dos entrevistados ainda não sabem. No ano passado, 51% pretendiam presentear alguém, contra 44,8% que não iam presentear. Entre os que vão comprar presentes neste ano, as roupas são as preferidas de 32,4%, seguidas de perfumes ou cosméticos (22,9%) e calçados, bolsas e acessórios (14,6%). De acordo com o IFec RJ, o gasto médio com a compra de presentes será de R$ 190,8. A movimentação financeira na economia é estimada em R$ 324,8 milhões. Em 2024, o gasto médio foi de R$ 166 e a movimentação financeira de R$ 273,7 milhões. A maioria dos consumidores entrevistados (70,5%) disse que pretende fazer suas compras em lojas físicas. Já 20,7% afirmaram que vão comprar em lojas virtuais/online. 6,6% farão as compras em ambas.
SIM PRO SAMBA – Sexta-feira 13, é dia de Sim Pro Samba. A roda da samba comandada pelo grupo Samba da Harmonia é recheada de ijexás, chorinhos, samba enredo e muito mais. A roda tem início às 19h. Endereço: Praça dos Professores/as, Rua Pedro Lessa S/N, em frente ao número 35, entre a Rua México e a Avenida Graça Aranha, no Centro do Rio. Saída C do Metrô Cinelândia.
SAMBA BRILHA – A próxima roda de samba do Samba Brilha será Por um “Arraiá” de Amor, Poesia e Resistência. Acontecerá no dia 14, próximo sábado a partir das 17h, no Bar e Restaurante Pingo de Ouro, Rua Alcindo Guanabara, 15, Cinelândia, Centro do Rio.
O CAMINHO DE VOLTA – A escritora Paloma Weyll lança seu romance, “O Caminho de Volta”, no dia 20 de junho, às 17h, durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece no Riocentro a partir do dia 13 do próximo mês. Com publicação da Editora Labrador, a obra promete emocionar o público com uma narrativa envolvente sobre amizade, recomeços e a redescoberta da própria identidade. O livro acompanha a história de três mulheres: Melissa, Rebeca e Mabel, que em meio a crises pessoais e dilemas existenciais, decidem abandonar tudo para percorrer juntas o “Caminho de Santiago”, em uma jornada de transformação profunda. Entre memórias, dores, rituais e descobertas, elas enfrentam o passado e resgatam o presente, aprendendo que nunca é tarde para se reinventar. A obra é um convite sensível à reflexão sobre as pressões da vida adulta, os papéis impostos às mulheres e a força que nasce da amizade verdadeira. O lançamento é aberto ao público que estiver participando da Bienal (os ingressos já estão à venda no site do evento) e acontecerá no estande da Livraria Loyola, com sessão de autógrafos e bate-papo com a autora. O livro já está em pré-venda pelo site da Amazon em diversas livrarias.
VINÍCOLA MONTE REALE – O universo dos vinhos ganha um atrativo especial com a nova ação da Vinícola Monte Reale em parceria com o Empório Farinha Pura. Nas compras acima de R$ 200 em rótulos selecionados da vinícola no mercado gourmet, no Rio de Janeiro, os clientes concorrem a uma viagem com acompanhante para Flores da Cunha (RS), berço da Monte Reale e referência nacional em enoturismo. A experiência poderá ser vivida nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2025 e inclui transporte (transfer entre aeroporto, hotel e vinícola), hospedagem completa, todas as refeições e ainda uma visita guiada à vinícola e cervejaria Monte Reale. Para participar, é necessário estar registrado no aplicativo do Farinha Pura e realizar compras no valor mínimo de R$ 200 em produtos Monte Reale até o dia 31 de julho de 2025. Cada compra garante um voucher, que deve ser depositado na urna disponível no interior da loja, que fica dentro da Cobal do Humaitá, em Botafogo. O sorteio acontecerá no dia 5 de agosto de 2025.
MEGAMATTE – O Pão de Batata Calabresa está oficialmente de volta ao cardápio da Megamatte em todas as lojas da rede pelo Brasil. Com pão fofinho, tempero caseiro e um recheio mega cremoso, essa delícia retorna em um combo especial: Pão de Batata Calabresa + Mate ou Guaraná Natual 300ml por apenas R$ 18,90. Já o preço unitário do Pão de Batata Calabresa varia entre R$11,50 e R$13,50, conforme a tabela vigente em cada loja.
ABEOC BRASIL – Entre os dias 25 e 28 de maio, Fortaleza (CE) foi palco do IV Summit Eventos, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos. O evento reuniu empresários, especialistas e profissionais de todo o Brasil em uma programação intensa, marcada por qualificação, inovação e networking estratégico. O Summit promoveu palestras, painéis temáticos e visitas técnicas, abordando os principais desafios e oportunidades do setor de eventos. Entre os destaques estiveram os painéis “Evento e Turismo em Debate”, “O Evento do Século 21”, “Atualizações do PERSE”, “Dimensionamento do Setor de Eventos” e “Segurança em Eventos”, que estimularam reflexões sobre tendências, políticas públicas, sustentabilidade e desenvolvimento territorial. Um dos momentos mais relevantes do encontro foi a apresentação do projeto do 3º Dimensionamento do Setor de Eventos, conduzido pelo Observatório FIEC, em parceria com a ABEOC Brasil. O estudo trará dados atualizados sobre o impacto econômico do setor, número de empresas atuantes, empregos gerados e abrangência territorial.
IOF – O governo federal anunciou aumento nas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que afetará empresas, investimentos em previdência privada e operações cambiais. No caso específico da previdência privada, a mudança atinge os planos do tipo VGBL, com a implantação de uma alíquota de IOF de 5% para contribuições mensais acima de R$ 50 mil. Para Tsai Chi-Yu, CEO da Stay, plataforma criada para simplificar e democratizar o investimento previdenciário, a medida deve atingir uma parcela muito pequena da população. “Na prática, esse aumento de IOF só vai afetar cerca de 1% da população, ou seja, aqueles que fazem aportes mensais acima de R$ 50 mil em planos VGBL. A grande maioria dos investidores não será impactada, o que reforça a importância de comunicação clara e orientação financeira sobre os reais efeitos da medida”, afirma o executivo.
COCADA MORENINHA – A Selecto Ice e a Cocada Moreninha, duas marcas cearenses e lideradas por mulheres, apresentaram o picolé de sabor original Cocada Moreninha. O local escolhido para a celebração, que aconteceu nesta terça-feira, foi a loja Poke Nordestino no bairro Aldeota, que será um dos pontos de venda do produto. Produzido com ingredientes artesanais de primeira qualidade e pedaços de coco, o produto proporciona uma experiência sensorial que remete à memória afetiva da culinária regional. O picolé também pode ser encontrado no Ifood, no Divina Comida, Pronto Mercado, Posto Star, Empório Delitália, Casa Plaza, Monte Carlo e Guará Supermercados. O lançamento simboliza a capacidade de inovação e a força das parcerias locais, especialmente quando impulsionadas por lideranças femininas. A expectativa é que o novo sabor conquiste o paladar dos cearenses e ganhe destaque para além das fronteiras do estado, levando um pedaço da tradição e do sabor genuíno do Ceará para todo o Brasil.
EXCLUSIVE – No Dia dos Namorados (12/6), São Paulo será palco da estreia da Exclusive, uma plataforma de relacionamento que reflete as mudanças nas relações afetivas na era digital ao propor uma nova abordagem ao universo das acompanhantes. Com interface inspirada no universo do desejo, a ferramenta conta com sistema de agendamento que permite às acompanhantes preverem sua receita mensal desde o início, com base na demanda e nos valores cadastrados. Essa funcionalidade também abre espaço para a atuação em outras frentes, como presenças VIP e casting, ampliando as oportunidades e o alcance das parcerias. Outro diferencial da plataforma é o rigoroso processo de segurança, que inclui verificação de e-mail, número de celular e identidade. Semanalmente, as profissionais recebem orientações em relação ao uso de preservativos, deslocamento por aplicativos e atendimento apenas em locais com portaria. Mesmo em fase de pré-lançamento, a plataforma já reúne mais de 50 profissionais cadastradas, entre acompanhantes e presenças VIP. Serviço: Festa de lançamento Exclusive, no Mahau Bar, Rua Prof. Atílio Innocenti, 160, Vila Nova Conceição, São Paulo/SP. Para mais informações pelo instagram: https://www.instagram.com/exclusive.art.br/