AS PRIMEIRAS – Jogadoras que defenderam a camisa da primeira Seleção Brasileira Feminina de futebol nos anos de 1980 e 1990 – e hoje vivem no subúrbio do Rio de Janeiro – contam suas trajetórias dentro e fora do campo no documentário “As Primeiras”, dirigido por Adriana Yañez. No Rio, o filme passa dentro da programação da 7ª Mostra Sesc de Cinema, em diferentes unidades do Sesc, entre 12 e 26 de abril. O doc será exibido neste sábado (12), às 17h, no Arte-Sesc Espaço Cultural (R. Marquês de Abrantes, 99), seguido de debate com a presença da diretora. No domingo (13), será projetado nos Sescs Madureira e Nova Iguaçu, às 11h; Tijuca, no dia 16, às 19h; e Cocotá – Biblioteca Euclides da Cunha, no dia 26, às 15h. O longa-metragem também entra em cartaz em São Paulo (SP), de 10 a 16 de abril de 2025 no Espaço Petrobras de Cinema (Rua Augusta, 1.475). Logo em seguida. “As Primeiras” entra no streaming da ClaroTV e Vivo Play (via Canal Brasil) no dia 17 de abril, seguido de estreia no Canal Brasil, em maio. “As Primeiras” é produzido pela Olé Produções e traz depoimentos de Elane dos Santos Rego, Leda Maria Cozer Abreu, Maria Lucia da Silva Lima (Fia), Marilza Martins da Silva (Pelé), Marisa Pires Nogueira, Roseli De Belo, Rosilane Camargo Motta (Fanta). Trailer: youtu.be/lmFmwDhc3f8?si=EyMgl88ulFlh554l. Site: oleproducoes.com.br/projetos/as-primeiras. Instagram: @oleproducoes
MÔNICA E A 3ª IDADE – O Governo Federal e Instituto Maurício de Sousa lançam revistinha em Quadrinhos da Turma da Mônica sobre importância da valorização de idosos. A história contada serviu de inspiração para a troca de experiências entre estudantes do 4º ano do ensino fundamental e pessoas idosas. Lançamento ocorreu no Instituto Federal Goiano, em Iporá. A revista em quadrinhos “Turma da Mônica em: Intergeracionalidade” narra a história de Xabéu, irmã mais velha do personagem Xaveco, e de sua avó, Dona Xepa, em uma jornada de aprendizado sobre o envelhecimento e a valorização da pessoa idosa. A trama também explora os desafios que podem surgir entre diferentes gerações devido a distintas visões de mundo e aos estereótipos associados à velhice, que resultam em discriminação e preconceito.
LÍTIO – O evento Brazil Lithium Summit está evoluindo. Em resposta à crescente demanda global por minerais críticos, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua vinculada Invest Minas, em colaboração com a IN-VR, anuncia a mudança de nome do 2º Brazil Lithium Summit para Brazil Lithium & Critical Minerals Summit 2025. O evento será realizado de 3 a 5 de junho em Belo Horizonte, consolidando ainda mais a posição do país como potência global em minerais críticos e materiais de transição energética. Pré-inscrição gratuita pelo link: www.netzerocircle.org/event/brazil-lithium-critical-minerals
WINE IN BÚZIOS – O Wine in Búzios já tem data marcada para 2025. De 19 a 29 de junho, a cidade de Búzios se transformará em um grande palco para a enogastronomia, com uma programação repleta de atrações que vão de degustações para iniciantes a experiências sensoriais e culturais. Expositores interessados em participar da feira já podem realizar suas inscrições no que promete ser, mais uma vez, um dos maiores eventos do turismo enogastronômico da região (informações pelo email: [email protected]). Para o público geral, as taças e ingressos estarão disponíveis no site do evento. A Feira de Vinhos, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de junho, na Praça Santos Dumont, centro do Rio, reunirá cerca de 22 expositores, com ampla gama de vinhos e gastronomia. Entrada franca. Inscrições para expositores: [email protected]
ALTENBURG – A Altenburg, fabricante de artigos para cama, banho e decoração para o lar, abriu as portas de sua nova loja, na cidade de Londrina, no Paraná. A operação é a de número 21 da marca no Brasil, sendo a terceira franquia da empresa, que iniciou a implementação deste modelo de negócio no último ano e, desde então, vivencia um momento de forte expansão, com mais cinco novas lojas previstas para até o final do próximo mês. A Altenburg de Londrina tem à frente a empresária londrinense Inês Chimentão. Já franqueada da marca, com a unidade de Maringá, ela irá recepcionar amigos e clientes em um coquetel de inauguração no novo espaço, localizado no Catuaí Shopping, um dos maiores do Sul do país.
ADOTE UM PET – O Shopping Jardim Guadalupe retorna, no dia 12 de abril, com sua tradicional feira de adoção de cães e gatos, agora em parceria com o Projeto Uivos e Miados (@projetouivosemiados). A campanha “Adote um Pet” tem entrada gratuita e acontece das 12h às 18h, em frente à Portaria Principal, no Piso L1. A ação possibilitará a adoção de animais resgatados das ruas, que foram vítimas de abandono. No local, os clientes encontrarão cães e gatos vacinados, vermifugados e castrados (dependendo da idade), de todos os portes e idades. Durante a feira de adoção haverá também um ponto de coleta para arrecadação de doações de rações, produtos de limpeza, entre outros materiais para cuidar dos bichinhos. Para adotar, o tutor precisa ser maior de 18 anos e levar o documento de identidade, CPF e comprovante de residência originais e uma cópia de cada. Em seguida, o interessado passará por uma entrevista para ajudar no processo de escolha e avaliação, para saber se é o momento de assumir a responsabilidade por um bichinho de estimação. O Shopping Jardim Guadalupe fica na Avenida Brasil, 22.155, Guadalupe, no Rio.
L’ENTRECÔTE DE PARIS – A rede de bistrô anuncia Glaucia Fernandes como nova diretora de marketing e franquias da rede, que atualmente conta com 34 endereços, somando restaurantes e dark kitchens, no Brasil e em Portugal. Formada e pós-graduada em Marketing pela FEI, Fernandes tem larga experiência no marketing, no setor de alimentação e no franchising. A executiva chega ao L’Entrecôte de Paris para encabeçar e desempenhar funções estratégicas, que englobam o planejamento estratégico de expansão da marca pelo Brasil e pela Europa.
MIND LAB – A empresa que oferece metodologias e soluções socioemocionais para o campo educacional e de inclusão produtiva, anunciou Ivan Pereira como Co-CEO. O executivo, que antes atuava como Vice-Presidente da eduK, agora passa a dividir a liderança da companhia com o fundador e seu pai, Valmir Pereira. A missão da nova posição será liderar a transformação da organização, que passa a ter um posicionamento voltado para infraestrutura, atuando como em projetos oriundos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) de infraestrutura social, especialmente em educação.
CONEXÃO LIBRELATO – A Librelato, uma das três maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, amplia sua estratégia de aproximação com transportadores ao integrar sua participação na Copa Truck 2025 às ações do “Conexão Librelato”. A segunda etapa do “Conexão Librelato” será realizada no Paraná, com eventos nas cidades de Maringá e Londrina. Nesta quinta-feira, as atividades ocorrerão ao longo do dia na cidade de Londrina, no posto Cupimzão. Já no dia 11 de abril a programação será em Maringá, na Rodomarka Implementos Rodoviários, representante da região. O “Conexão Librelato” estará presente em todas as etapas da Copa Truck 2025, promovendo a disseminação de informações, oferecendo condições comerciais exclusivas e criando oportunidades para transportadores. Com essa iniciativa, a Librelato reafirma seu compromisso com o fortalecimento do setor, buscando estreitar ainda mais sua relação com os profissionais do transporte. A segunda etapa da Copa Truck 2025 será disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, e contará com ativações promovidas pela Librelato. A empresa reforça sua presença no evento com iniciativas para clientes e parceiros do setor de transporte.
BOLSAS DE INGLÊS – Com o compromisso de democratizar o ensino de idiomas no Brasil, a KNN Idiomas anunciou aumento significativo nos investimentos em bolsas de estudo. Inicialmente previsto em R$ 9 milhões para 2025, o valor foi completamente utilizado no primeiro mês do programa, o que levou a empresa a expandir o investimento para R$ 127 milhões ao longo do ano e com isso beneficiar cerca de 48 mil pessoas. A iniciativa faz parte da meta audaciosa do fundador e CEO Reginaldo Boeira de dobrar o número de brasileiros fluentes em inglês até 2035, um percentual que hoje representa apenas 1% da população. O programa de bolsas é focado nos cursos de inglês, mas contempla também o ensino de espanhol, alemão, francês e italiano. Crianças a partir dos quatro anos e adultos de todas as idades podem se candidatar, nas escolas de suas cidades, a bolsas integrais ou parciais para garantir acesso a um ensino de qualidade com um método desenvolvido por Reginaldo Boeira especialmente para ensinar brasileiros a aprender um outro idioma.
MCDIA FELIZ – O McDia Feliz 2025 já tem data definida. Trata-se do dia 23 de agosto, a campanha levará a oportunidade para formarmos uma corrente de solidariedade, ao arrecadar fundos para causas infantojuvenis por todo o Brasil. A data celebra a 37ª edição da campanha, uma das maiores do País e que já promoveu melhorias na saúde e educação de mais de 11 milhões de crianças e adolescentes. O preço do tíquete individual será de R$ 20, que poderá ser trocado por um Big Mac nos restaurantes participantes de todo o Brasil na data da campanha. Neste dia, toda a renda obtida com a venda dos sanduíches Big Mac, descontados alguns impostos, será destinada a duas organizações: o Instituto Ronald McDonald, que trabalha para promover a saúde e o bem-estar de crianças, adolescentes e suas famílias, ajudando a aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil; e ao Instituto Ayrton Senna, que acelera a qualidade da educação pública brasileira e amplia as oportunidades de um futuro melhor para jovens brasileiros.
OFICINA DE PÁSCOA – No próximo sábado, 12/4, o Empório Farinha Pura, em parceria com a Nestlé Professional, promove uma oficina para os pequenos. A culinarista Daniela Sena, da Nestlé Professional, junto com o chefe confeiteiro do empório Leandro Rosa, vai comandar uma experiência para as crianças: elas poderão montar e rechear seu próprio ovo de Páscoa, escolhendo entre diversas guloseimas. Local: Farinha Pura Experiência – Rua Voluntários da Pátria, 446, loja 1, 2° andar – Cobal do Humaitá – Botafogo – RJ
PRESENTE DE PÁSCOA – Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) feita com 951 consumidores da Região Metropolitana do Rio, entre os dias 25 e 28 de março, mostra que 62,8% pretendem presentear alguém na Páscoa. Disseram que não pretendem comprar presentes 28,8% e 8,4% ainda não sabem. De acordo com a consulta, a estimativa de movimentação financeira com a data é de R$ 299,63 milhões. O gasto médio por consumidor com os presentes é estimado em R$ 131. Para os que irão presentear alguém, os ovos de Páscoa são os preferidos de 53,9%, seguidos dos bombons (43,5%) e das barras de chocolate (25,6%). Segundo a sondagem, 93,8% disseram que farão suas compras em lojas físicas, enquanto 3,5% em lojas virtuais/online. 1,7% afirmaram que pretendem comprar em ambas.
MOTOCAR E BLOKTON – Com quase três décadas de atuação, 23 unidades espalhadas por todo o Paraná, cerca de 350 colaboradores e mais de 250 mil motos vendidas, o grupo Blokton – grupo de concessionárias Honda no Sul do Brasil – se uniu ao principal conglomerado de concessionárias Honda do estado do Rio de Janeiro, o Grupo Motocar. O processo de transição tem início nesse mês e será realizado de forma gradativa até o final do ano de 2025. O principal objetivo da junção está na ampliação das atividades e expansão para novas regiões, dando origem ao segundo maior grupo de concessionárias Honda do Brasil. Com 45 anos de mercado, a Motocar é uma empresa familiar e atualmente tem 14 concessionárias, um ponto Dream e 15 pontos de vendas próprios, consolidando o maior grupo Honda de motocicletas do Estado do Rio de Janeiro. A Motocar conta com cerca de 500 colaboradores. A expansão da marca aconteceu por meio de uma gestão estratégica e aquisições de concessionárias, incluindo as concessionárias Motorei, Isamotos, Dicasa e Motoclasse, todas do Rio de Janeiro. A aquisição da Blokton é o primeiro movimento fora do estado carioca. Nos próximos meses, as duas empresas estarão focadas nos procedimentos de transição, atualizando documentações e promovendo a integração dos colaboradores para garantir sinergia e alinhamento das estratégias para o futuro.