Registro Geral – Doação de sangue, Mamografia, Sonne e vendas para o Natal

Registro Geral é publicado todas as quartas-feiras no Monitor Mercantil. Email para [email protected]

512
Doação de sangue
Doação de sangue (Foto: Divulgação)

DOAÇÃO DE SANGUE – No dia 25 de outubro, sexta-feira, o Bangu Shopping, em parceria com o Hemorio, promoverá mais uma importante campanha de doação de sangue. A ação, que acontecerá das 10h às 15h, na Unisuam, próximo à Portaria 3, tem como objetivo facilitar o acesso dos doadores e contribuir para o aumento das reservas do banco de sangue, que frequentemente necessita de reposição. Os doadores devem estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, e levar documento de identidade com foto. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis. Local: Unisuam, próximo à Portaria 3, Bangu Shopping, Rua Fonseca, 240 – Bangu.

MAMOGRAFIA – Em apoio à campanha Outubro Rosa, o Caxias Shopping, administrado pela ALLOS, realiza uma ação especial para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento, que acontece nesta sexta-feira, às 16h, no espaço Ateliarte, próximo à Milky Moo, traz uma palestra educativa e a oportunidade de exames gratuitos. Em parceria com a Pastore, a ação contará com uma palestra focada no autocuidado, na prevenção e na detecção precoce do câncer de mama. As primeiras dez mulheres que participarem do evento serão contempladas com exames gratuitos de mamografia, reforçando o compromisso do shopping com a saúde feminina. Caxias Shopping fica na Rod. Washington Luiz, 2895 – Duque de Caxias/RJ

SONNE – A Sonne, empresa de consultoria estratégica focada em atender médias e grandes empresas, lançou o programa de educação empresarial “Estratégia dos 3 Pilares”, voltado para empresários, C-level, sucessores, herdeiros, conselheiros e investidores, que contará com palestras e consultoria de renomados executivos, como Jerome Cadier, Ceo da Latam e Rodrigo Gagliardi, diretor da JBS Friboi. O projeto desenvolvido pelo estrategista e fundador da empresa, Max Bavaresco, conta com um investimento de R$ 2,5 milhões e pretende reunir cerca de 40 participantes, que terão a oportunidade de aprender com estudos de cases reais de grandes marcas, como Onodera e Maksoud e aplicação imediata de conceitos já trabalhados.

VENDAS NO NATAL – Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) feita com 519 empresários da Região Metropolitana do Rio, entre os dias 10 e 15 de outubro, mostra que 57,8% fizeram ou farão encomendas para o Natal. A maioria deles, 61,8%, fará em novembro. De acordo com 83,4% dos entrevistados, as compras foram feitas ou serão no mesmo período do ano passado, enquanto 11,1% disseram que anteciparam ou vão antecipar as encomendas. Para 65% dos empresários, as encomendas estão ou serão iguais às feitas em 2023. Enquanto para 21,2% o volume aumentou ou aumentará e para 13,3% as compras foram ou serão menores. Em relação a 2023, 51,4% dos empresários do comércio disseram que o volume de vendas para o Natal será maior. 30,3% acham que será igual e 18,3% disseram que vai ser menor.

ANDADOR DESMONTÁVEL – A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, traz ao mercado brasileiro o primeiro Andador Desmontável. O novo produto da Categoria Mobilidade oferece uma solução prática e resistente para quem necessita de apoio na locomoção, sendo uma opção acessível e de fácil armazenamento. Disponível em duas versões – uma com rodas dianteiras, que facilita o deslocamento sem a necessidade de levantar o andador, e outra com ponteiras de borracha para maior estabilidade –, o produto foi projetado para atender diferentes perfis de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ele se adapta tanto às necessidades de quem busca praticidade na locomoção, quanto às de quem prefere um apoio mais fixo e seguro. Feito em alumínio anodizado, o andador é leve, resistente e ajustável em altura, oferecendo apoios anatômicos que garantem conforto e segurança. Sua principal inovação é o design desmontável, que além de facilitar o transporte, otimiza o armazenamento.

Espaço Publicitáriocnseg

VITRU EDUCAÇÃO – A Vitru Educação, que atua por meio das marcas Uniasselvi e UniCesumar, anunciou uma nova parceria com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para ofertar um programa gratuito de educação financeira aos seus mais de 900 mil universitários. A iniciativa tem como objetivo capacitar os estudantes com conhecimentos essenciais sobre gestão financeira e investimentos. O curso “Como Investir em Você”, aborda tópicos fundamentais, como organização de orçamento, importância da reserva de emergência, planejamento financeiro e como poupar e reduzir gastos. Além disso, a formação também cobre oportunidades nos mercados financeiro e de capitais, oferecendo uma visão abrangente e prática para os participantes. Aqueles que concluírem o curso receberão um certificado, que poderá ser utilizado como horas de atividades complementares em seus cursos de graduação.

SINDIGÁS – O Fórum Permanente do GLP, realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo – Sindigás, acontecerá nesta quinta-feira (24/10), no Hotel Prodigy SDU, no Rio de Janeiro. Neste 12º encontro, o tema será “O Setor de GLP e a Academia – Questões de Regulação Setorial e de Concorrência”. O evento contará com a presença do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Saboia, da diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, e do Gerente Executivo de Comercialização no Mercado Interno da Petrobras, Sandro Paes, entre outros convidados. Local: Centro de Convenções do Hotel Prodigy SDU, sala Corcovado 4 e 5. Endereço: Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 – Centro, RJ.

LIRA DOS 20 ANOS – “A Lira dos 20 Anos – O Musical” chega ao Teatro Ipanema Rubens Corrêa para apenas cinco apresentações nos dias 25 (às 19h), 26 (às 15h e 19h) e 27 (às 15h e 19h) de outubro, sexta, sábado e domingo. Baseado no texto teatral de Paulo César Coutinho, o espetáculo resgata a memória dos estudantes, trabalhadores, artistas e de todas as corajosas vozes que, apesar de terem suas asas cortadas nos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil, voaram alto demais antes do tempo. A montagem se destaca como um musical jukebox inovador, incorporando músicas emblemáticas do período da ditadura militar. Com 15 atores no elenco, o espetáculo oferece uma visão impactante da memória nacional dos anos de chumbo, utilizando canções que marcaram a resistência cultural da época. Local: Teatro Ipanema Rubens Corrêa, Rua Prudente de Morais – 824, Ipanema. Vendas: https://linktr.ee/alirados20anosomusical. Rede social: https://www.instagram.com/alirados20anos/

EMPREGO – Promovida pelo Grupo Cataratas, a Feira Primeiro Passo chega à sua segunda edição com o objetivo de impulsionar a empregabilidade e o desenvolvimento profissional no Rio de Janeiro. O evento, marcado para o dia 28 de outubro de 2024, acontecerá no estacionamento do BioParque do Rio, o antigo zoológico do Rio, das 8h às 14h, em São Cristóvão – Quinta da Boa Vista, e promete conectar talentos a diversas oportunidades de trabalho, além de oferecer capacitação e serviços gratuitos. A iniciativa espera receber a presença de cerca de 20 mil pessoas. Este ano, a feira oferecerá 5 mil vagas no total, distribuídas em diversas áreas e modalidades de contrato.

GESTÃO FINANCEIRA – Com o avanço das tecnologias, o mercado oferece uma variedade de ferramentas que auxiliam na gestão financeira de maneira mais eficaz. No entanto, a escolha da solução mais adequada para cada empresa requer uma análise cuidadosa. Goldwasser Neto, CEO e Cofundador da Accountfy, plataforma de gestão financeira para empresas, alerta que “muitas companhias utilizam ERPs para controle contábil e financeiro, mas quando falamos de projeções e análises mais avançadas, o ERP pode não atender plenamente. É nesse ponto que entram as soluções especializadas.” Para facilitar esse processo de escolha, o especialista reuniu cinco dicas fundamentais que podem orientar as empresas na busca pela ferramenta ideal. 1. Avalie as necessidades do seu negócio; 2. Considere a escalabilidade; 3. Avalie a experiência de uso e o suporte ao cliente; 4. Verifique a segurança e a conformidade; e 5. Analise o custo-benefício.

VERDE CAMPO – A Verde Campo marca presença na Superminas Food Show 2024, o segundo maior evento supermercadista do país que reúne mais de 60 mil pessoas. O evento acontecerá de 22 a 24 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e deve atrair mais de 500 expositores. A Superminas representa uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional para o varejo, especialmente no setor de supermercados e reunirá expositores regionais e de todo o Brasil. A Verde Campo promete uma experiência única aos seus participantes, oferecendo a degustação do seu portfólio completo de produtos diferenciados e saudáveis. Incluindo iogurtes zero lactose, iogurtes e shakes proteicos, queijos e pastas. Entre as novidades, destacam-se: as sobremesas lácteas em dois sabores, banana com canela e frutas vermelhas (200g), Kefir Lacfree com probióticos vivos (tradicional e morango, 500g), iogurte integral natural (160g) e zero lactose (160g).

PREÂMBULO LEGIUM – Durante a Fenalaw 2024, que reúne especialistas e empresas para discutir as mais recentes inovações no setor, a Preâmbulo Tech, referência nacional em tecnologia para o mercado jurídico, apresenta uma novidade, a Preâmbulo Legium (conceito inovador de assistentes de Inteligência Artificial integrados aos sistemas de gestão) que promete aumentar a eficiência e otimizar o tempo de advogados e escritórios de advocacia em todo o país. Além de otimizar processos e reduzir erros humanos, as soluções da Preâmbulo Legium trazem um diferencial ao possibilitar que os escritórios se concentrem em atividades mais estratégicas, impactando diretamente o desempenho operacional. Essa transformação reflete uma tendência global: o uso de IA para aumentar a produtividade e simplificar o trabalho jurídico é cada vez mais observado nas legaltechs do Brasil.

ORBIA e AGROLEND – A Orbia, plataforma digital que reúne soluções para o agronegócio, e a Agrolend, fintech especializada em crédito agrícola, anunciam um novo capítulo em sua parceria estratégica, com o objetivo de disponibilizar R$ 30 milhões em crédito para a compra de insumos agrícolas. A iniciativa busca proporcionar taxas de financiamento mais competitivas e acelerar o acesso ao crédito digital, beneficiando produtores rurais de todo o Brasil, que terão acesso a um crédito mais ágil, com liberação em até 6 dias, sem necessidade de garantias, e com taxas competitivas que são em média de 30% a 50% mais baixas que as praticadas no mercado. As empresas pretendem escalar esse volume para R$ 500 milhões em 2025.

CAFÉ CULTURA – Em 31 de outubro é comemorado o Halloween ou, abrasileirando, o Dia das Bruxas. Mas, no Café Cultura – franquia de cafeterias focada em cafés especiais e boa gastronomia, que comercializa mais de 5 milhões de xícaras ao ano. E para entrar no clima, a Rede apresenta três delícias instagramáveis: um frappé, uma tortinha de brigadeiro e um brigadeiro. Os primeiro é um frappé de amora com pistache. A bebida é preparada com leite, amora congelada, base para frappé, creme de pistache, recoberto com chantilly e micro confeitos roxos. A tortinha com massa de chocolate recheada de brigadeiro cremoso verde com detalhes roxos e um olho. Complementa o mix de produtos um brigadeiro recoberto com micro confeitos roxos.

ROLÉ FIO CRUZ – O Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e estúdio M’Baraká apresentam o “Rolé Fio Cruz”. O passeio cultural acontece no dia 26 de outubro, às 10h, e contará com dois ônibus gratuitos do Rolé saindo da Cinelândia e da Tijuca. Esta edição especial, vai explorar a história e a importância da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das instituições científicas mais emblemáticas do Brasil. A visita oferece uma experiência sensorial única, permitindo que os participantes se conectem com o legado cultural, atualizado e científico da Fiocruz. Em um contexto de desinformação e desafios à ciência, a instituição reafirma seu papel como uma ferramenta educativa essencial, promovendo o esclarecimento sobre a importância das instituições científicas na construção de uma saúde pública acessível e de qualidade. O passeio cultural “Rolé Fiocruz” é o penúltimo da temporada de cinco passeios do Rolé Carioca pela cidade em 2024. O último será “Oswaldo Cruz – Festa e Resistência”, no dia 24 de novembro. www.rolecarioca.com.br, Instagram: @rolecarioca

ECONOMIA CIRCULAR – Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, a cidade de Recife receberá o Brazilian Circular Hotspot 2024, evento que reúne especialistas e representantes empresariais e governamentais de todo o mundo para discutir os desafios e oportunidades da transição para uma economia mais circular. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Economia Circular (Ibec), o evento será sediado pela primeira vez no Brasil e acontecerá no Centro Cultural Cais do Sertão. Entre os principais temas de debate, estão os avanços do Brasil rumo à circularidade, a transformação dos atuais processos produtivos, os papéis do governo e da indústria, o financiamento da transição circular, as mudanças necessárias de valores e atitudes, e o redesenho de produtos, serviços e relações comerciais. Inscrições para o Brazilian Circular Hotspot 2024 estão abertas por meio do site https://www.ibec-circular.org/bch24. incluindo uma visita exclusiva ao Complexo de Suape.

ALICE – De 8 de novembro a 2 de fevereiro, o Shopping Metrô Tucuruvi, em São Paulo, vai levar o público a viver a mesma experiência de Alice, a protagonista do clássico de Lewis Carroll. Será o primeiro capítulo da mostra interativa Trilogia das Aventuras, que vai explorar por meio de cenários imersivos, imagens e sons o fantástico mundo de três personagens fascinantes da cultura universal: Alice, Peter Pan e Pinóquio. No espaço de 800 metros quadrados, mais de uma centena de objetos – como obras de arte, ilustrações, filmes, animações, dispositivos ópticos e instalações – combinam novas tecnologias e um rico acervo histórico e artístico. Tudo para colocar o público dentro da narrativa, vivendo cada detalhe como se fizesse parte da história. Cenários produzidos com design imersivo e efeitos especiais criam ambientes que buscam romper a barreira entre realidade e fantasia – tal qual a experiência que levou Alice a questionar sua compreensão do mundo e a duvidar de tudo o que parecia “real”. O Shopping Metrô Tucuruvi fica na Rua Paulo de Faria, 133, Tucuruvi, Piso L1.

KNN IDIOMAS – A KNN Idiomas inaugurou sua primeira unidade em um shopping center, no Shopping Plaza Rio das Ostras, Rio de Janeiro, e surpreendeu o mercado ao apresentar um desempenho muito acima do esperado. Em apenas 26 dias, a franquia alcançou 128 matrículas para aulas de inglês, o que representa mais de 300% da meta inicial, que era de apenas 30 alunos. Além disso, a unidade já conta com 40 alunos em lista de espera, o que impulsionou a expansão imediata da escola com a abertura de duas novas salas. Este novo modelo de negócio, que coloca uma unidade da KNN em um shopping center, traz resultados sólidos e demonstra a eficácia da estratégia. O investimento inicial para abrir a franquia foi de aproximadamente R$ 70 mil, com uma projeção de ponto de equilíbrio entre três e seis meses. No entanto, devido ao sucesso, esse ponto foi atingido já no primeiro mês. O retorno rápido e a alta demanda comprovam o acerto da rede em apostar em uma localização estratégica em local com grande fluxo de pessoas.

COXINHA – A franquia Loucos por Coxinha, conhecida por fazer a melhor coxinha do mundo, anuncia seu plano de expansão com a unidade de número 100. “Queremos celebrar o marco da centésima unidade da marca nesse estado que é reconhecido mundialmente por suas vastas oportunidades de negócios”, pontua Ayrton Carvalho – Executivo de Franquias da rede. Com uma proposta inovadora que inclui coxinhas com recheios variados (frango, frango com bacon, pizza, carne de sol, calabresa, pepperoni e costela suína), além de churros e kibes, a rede oferece um conceito produto frito na hora, 100 coxinhas prontas em 2 minutos e de alta qualidade, que já conquistou consumidores em diversas partes do Brasil. Com o plano de expansão em andamento, rede prepara sua chegada ao estado de São Paulo, nas cidades de São Paulo, Campinas, Bauru, Sorocaba e São José dos Campos, trazendo consigo uma trajetória de sucesso e crescimento constante no mercado brasileiro de franquias de alimentação.

BIBI NO EQUADOR – Ampliando sua atuação no mercado global, a Calçados Bibi leva sua oitava operação exclusiva para o Equador. Pioneira em calçados infantis no Brasil e maior rede de calçados infantis na América Latina, a empresa iniciou as exportações nos anos 70, com a fabricação e comercialização de produtos private label para o exterior. Já na década de 1990, deu os primeiros passos para a segunda fase de internacionalização, começando a levar a Bibi aos mercados internacionais, com design e marca própria. Após a entrada no segmento de franquias em 2017 e maturação da rede de lojas em solo brasileiro, a empresa ampliou a atuação para a América Latina. Com a nova unidade no país equatoriano, a companhia chega a 22 pontos de venda no exterior. Até 2030, a meta é alcançar 100 operações internacionais. Sob o comando de Eduardo Santini, a loja, que abriu as portas em 3/10, está localizada no San Luis Shopping, na capital Quito.

ERMELINDA PAZ – Com uma vida dedicada ao ensino, pesquisa e educação na área da música, responsável por livros que se tornaram cânones na musicologia brasileira, a musicóloga Ermelinda Paz direciona, desta vez, seu olhar pra si, convidando o leitor a explorar o seu imenso universo particular. Em “Uma quase biografia em tom e semitom” (Editora Irmãos Vitale), a pesquisadora nos presenteia com uma narrativa que vai além dos detalhes encontrados em sua página na internet e no Lattes, como a infância em Realengo, o amor pela Mocidade, o inusitado convite para ser jurada da Liesa, a entrevista despojada com Tom Jobim e até as recentes alegrias como Vovó Linda, seu alterego responsável pelo resgate e regravações de dezenas de canções infantis do Brasil e do mundo – no terceiro volume do álbum “Cantando e brincando com Vovó Linda”, Ermelinda cantou em 17 idiomas diferentes, mergulhando em um cancioneiro folclórico de países como Hungria, Tchecoslováquia, China, dentre muitos outros. O lançamento do livro acontece na Livraria da Travessa, em Ipanema, Rua Visconde de Pirajá, 572, Rio.

ABADÁS – A ONG Favela Mundo vai realizar a segunda edição do workshop de customização de abadás, com o objetivo de formar profissionais para o mercado do Carnaval. O workshop será realizado em duas datas: 31 de outubro e 7 de novembro, sempre às quintas-feiras, das 8h30 às 11h30, no CRAS XV de Maio, localizado no Caju. O foco das aulas é ensinar técnicas de customização de abadás, abordando cortes, tendências da moda e atendimento ao público, com o objetivo de transformar peças simples em vestuários criativos e exclusivos. Além da qualificação, as pessoas participantes terão a oportunidade de serem indicadas para vagas de trabalho nos camarotes da Marquês de Sapucaí durante o Carnaval. Renata Reluz, especialista em customização e moda, será a professora responsável por compartilhar seu conhecimento com as pessoas participantes. O curso é aberto a pessoas com mais de 15 anos, sem limite de idade. São oferecidas 25 vagas, e as inscrições serão realizadas de 23 a 30 de outubro, das 9h às 16h, no próprio CRAS XV de Maio, onde ocorrerão as aulas. Local: Rua Gen. Sampaio, 74, Caju – CRAS XV de Maio.

SP FOOD FILM FEST – A 3ª edição do SP Food Film Fest, que acontece entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro, nas salas do Reserva Cultural e do Centro Cultural São Paulo com entrada gratuita, propõe dias de encantamento e profundidade para os amantes do cinema e da gastronomia. Os espectadores terão a oportunidade de participar de degustações de pratos inesquecíveis do cinema após algumas das exibições presenciais, ciclos de debates, além de aulas show com algumas chefs icônicas do Brasil. Nesta edição o Festival trará as chefs Tainá Marajoara, de Belém do Pará, e a Chef Tereza Paim da Bahia, Alê Luvisotto e Elisa Mafra, de São Paulo. Entre os destaques da programação estão duas ficções inéditas na América Latina: “Grand Maison Paris” e o “Esperando Dali”. O evento também traz o brasileiro “Estômago 2 – o poderoso chef”, “A Viúva Clicquot – A Mulher que Formou um Império”. Outro destaque é a exibição de Pulp Fiction: O tempo da violência, de Quentin Tarantino, que comemora 30 anos de seu lançamento e será seguida de uma degustação.

CRIPTORAMA 2024 – A terceira edição do Criptorama, idealizada pela Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto), será marcada pela presença de grandes empresas do mercado financeiro e tecnológico como patrocinadoras. O evento, que ocorre nos dias 19 e 20 de novembro no Teatro Santander, em São Paulo, será apoiado por Itaú, Cainvest, CBA Advogados, Chainalysis, Coinext, GCB Investimentos, Liqi, NovaDax, Núclea, PeerBR, Ripio, VDV Advogados, Visa e Zro Bank. O evento promete reunir lideranças de destaque, reguladores como o Banco Central (BC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de trazer discussões sobre o futuro da criptoeconomia no país. Palestras interativas e atividades dinâmicas fazem parte da programação, consolidando o Criptorama como um dos principais encontros do setor. Local: Teatro Santander (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo/SP) Inscrições: Gratuitas no site do Sympla.

ANA BRITES – A escritora Ana Brites Freitas lança o livro Ilha da Madeira – A Pérola do Atlântico, “uma emocionante homenagem” aos seus avós madeirenses e à história fascinante da ilha portuguesa. A obra tem 120 páginas coloridas, que combinam fotos das belas paisagens do lugar e conteúdo interativo por meio de QR codes. O lançamento acontecerá no dia 29 de outubro, terça-feira, às 17h, no Consulado Geral de Portugal, em Botafogo, RJ. Na mesma data, a versão digital do livro, também com acesso a gratuito, estará disponível pelo no Instagram oficial da publicação: @ilhadamadeiralivro. Onde: Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro – Palácio São Clemente: Rua São Clemente, 424. Confirmação de presença através do link disponível no instagram @ilhadamadeiralivro.

FERTSAN – Empresas ligadas ao agronegócio têm buscado soluções e alternativas para mitigar os danos causados pelas altas temperaturas e baixa incidência de água. É o caso da Fertsan, que desenvolveu o FT Poly Campo que, além da diminuição de danos ocasionados pelo estresse climático, contribui diretamente para o aumento da produtividade, já que melhora a estruturação da planta e de suas estruturas reprodutivas. “O estresse climático exige raízes mais bem desenvolvidas pelas plantas para maior aproveitamento de água e fertilidade do solo. Depois de muitas pesquisas, desenvolvemos um produto com uma tecnologia própria, que são elicitores de enzimas e agem mitigando grande parte desse estresse climático sofrido pela planta. As plantações que utilizam os produtos Fertsan têm melhor desenvolvimento radicular, proporcionando maior tolerância a estresses hídricos, por permitir à planta maior absorção de água e nutrientes do solo”, ressalta Alexandre Craveiro, Cientista Chefe e Diretor de P&D da Fertsan, empresa brasileira de fisioativadores.” O produto é líquido, solúvel em água e possível de aplicar em mistura de calda, o que facilita o operacional do produtor e aumenta a eficiência de aplicação e absorção dos ativos nas caldas. “Isso potencializa os pacotes de defensivos, nutricionais e demais insumos estratégicos”, explica Craveiro.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui