MARINA ITAJAÍ – O maior evento náutico do Sul do Brasil retorna à Marina Itajaí entre os dias 3 e 6 de julho e vai reunir os principais estaleiros do país e novidades que vão de embarcações de luxo a tecnologias embarcadas. Em sua terceira edição, o Marina Itajaí Boat Show terá dezenas de marcas nacionais e internacionais, entre fabricantes de barcos, motores, equipamentos e acessórios náuticos. A expectativa da organização é receber cerca de 20 mil visitantes ao longo do evento. Além das marcas de jets Yamaha e Sea-Doo, já estão confirmadas os fabricantes de barcos Azimut Yachts, Fibrafort, Florida Marine, Armatti & Fishing, Intermarine, Ross Mariner, Bate Vento, Schaefer Yachts e Ventura Marine. A Marina Itajaí fica na Av. Carlos Ely Castro, 100 – Centro, Itajaí, Santa Catarina. Mais informações e ingressos: https://itajaiboatshow.com.br/
FIBRAFORT – A Fibrafort confirma presença no Marina Itajaí Boat Show. Nesta edição, o estaleiro amplia seu espaço de exposição para 356,2 m² e exibe modelos de sucesso, como as Focker 300 GTS, 366 GTS e 388 Gran Turismo, além da F420 Gran Coupé e quatro lanchas da linha Chrome, inspirada no design automotivo.
KAMASI WASHINGTON – O saxofonista Kamasi Washington desembarca em Curitiba para um show no Circuito Primavera de Jazz, com apresentação única no dia 3 de setembro, na Ópera de Arame, dentro da programação oficial do Curitiba Jazz Sessions 2025.
EXPOVITIS – Maior feira de vinhos do país com rótulos 100% nacionais, 2ª edição da Expovitis Brasil acontece de 19 a 21 de junho, em Brasília.
FITÕ – Até 14 de junho, a marca de cosmética botânica Fitō participa pela terceira vez da Naturaltech, em São Paulo. A presença neste que é o maior evento de produtos naturais da América Latina marca também um momento especial: a celebração de cinco anos de trajetória da marca. Nesta edição, Fitō apresenta sua nova linha capilar, com fórmulas sólidas, multifuncionais e altamente concentradas, além de todos os outros produtos que compõem sua coleção: linha facial (óleo para o rosto, área dos olhos, sérum facial); corporal (óleo para o corpo, desodorante, Lub, sabonete); terapêutica (balm para a pele, óleo para dor, proteção herbal, óleo do feminino). Também serão revelados o redesign completo das embalagens e o novo site, que traduz com mais precisão a identidade visual e os princípios que sustentam a marca desde sua origem.
VOZES DO MUNDO – O Movimento Vozes do Mundo dá continuidade ao seu Programa Artístico de 2025 com a abertura da exposição “Se Tudo Fosse Cinza”, em cartaz no Espaço Cultural Correios Niterói até 21 de junho. Com entrada gratuita, a mostra reúne cerca de 30 artistas visuais e propõe uma reflexão profunda e sensível sobre os impactos das mudanças climáticas e das crises ambientais que desafiam a humanidade. A exposição coletiva ocupa as salas do centro cultural com obras que transitam entre pintura, escultura, instalação, fotografia e performance, construindo uma narrativa poética e crítica sobre a relação entre humanidade e natureza. As obras abordam desde a destruição dos ecossistemas e a perda da biodiversidade até a urgência de imaginarmos novas formas de existência — mais sustentáveis, empáticas e interdependentes. O Centro Cultural Correios Niterói: Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro, Niterói–RJ.
COSPLAY – As inscrições para o Concurso de Cosplay do Jundiaí Matsuri estão abertas no site do evento. Cosplayers de todos os níveis – iniciantes e veteranos – terão a oportunidade de exibir suas criações em uma passarela especialmente montada para o desfile, que acontecerá durante os quatro dias de festival. Os participantes competirão em diferentes categorias, com prêmios especiais para os melhores cosplays em quesitos como fidelidade ao personagem, acabamento do traje e performance. A expectativa é que o concurso reúna desde representações de clássicos como Dragon Ball, Naruto e One Piece até personagens de games e animes mais recentes, criando um espetáculo visual impressionante para todos os visitantes. Entrada gratuita (mediante doação de 1kg de alimento não perecível). Local: Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), Av. Jundiaí, s/n, Anhangabaú, Jundiaí/SP. Inscrições para o concurso: www.jundiaimatsuri.com.br (clique na seção “Concurso de Cosplay”)
SELBETTI – A Selbetti Tecnologia lançou a balança digital inteligente, voltada especialmente para supermercados. Desenvolvida pela unidade de negócios de Label Solutions da empresa, a nova solução utiliza inteligência artificial (IA) para agilizar o processo de pesagem e precificação de alimentos, garantindo maior eficiência operacional, redução de erros e melhoria significativa na experiência do consumidor. Equipada com uma câmera inteligente e sistema Android, a balança da Selbetti identifica automaticamente frutas, legumes, verduras e outros produtos frescos colocados sobre seu prato de pesagem, dispensando a busca manual e a necessidade de digitar o código do produto nas telas tradicionais. A solução reconhece visualmente cada item, calcula automaticamente seu preço com base no peso aferido e imprime uma etiqueta precisa em segundos.
UPMAT EDUCACIONAL – A UpMat Educacional, principal edtech de competições acadêmicas saudáveis da América Latina, recebeu, em uma rodada Seed, R$ 1,5 milhão da Potencia Ventures, grupo de investimento focado em negócios de impacto social. A startup é a segunda investida do Fellowship Potencia Up, primeiro programa afirmativo para empreendedores diversos como mulheres, pessoas negras, da comunidade LGBTQIA +, pessoas com deficiência, periféricas ou 60+, criado pelo fundo em 2022. Além do aporte financeiro, a Potencia seguirá apoiando a edtech na construção de processos de governança, desenvolvimento da estratégia, aproveitamento do capital recebido e na mensuração do impacto.
LOGGI – A Loggi, empresa brasileira referência em entregas no país e que está transformando a logística por meio da tecnologia, está ampliando sua rede de Loggi Pontos em Pernambuco — com previsão de dobrar este ano e chegar a 100 novos pontos no estado. Essa iniciativa é parte do plano de investimento da empresa para fomentar negócios locais e disponibilizar novas soluções logísticas mais acessíveis e que tragam menores custos aos clientes, em especial de pequenos e médios empreendedores, segmento que cresceu mais de 150% em 2024 na companhia. A expectativa é chegar a 100 LoggiPontos ainda este ano, distribuídos em Recife, mas também em Olinda, Petrolina, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.
VENDE-C – O VENDE-C Corp, programa de treinamentos empresariais da maior escola de vendas do Brasil, tem se destacado pela sua atuação estratégica na formação de lideranças comerciais de alta performance. No primeiro trimestre de 2025, a empresa registrou um crescimento de 226% em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado sobretudo pela procura de treinamentos voltados a líderes de grandes corporações como iFood, Claro, Cielo, BMW, DASA, BMG e MAPFRE.
AIR FRYER FISCHER – A Fischer lançou no mercado nacional a Air Fryer Fischer Smart, que integra inteligência artificial diretamente no sistema do equipamento. A novidade se diferencia por reconhecer automaticamente até 12 categorias diferentes de alimentos, ajustando tempo e temperatura de preparo com base não apenas no tipo, mas também na quantidade inserida no cesto, dispensando qualquer configuração manual por parte do usuário. Com capacidade para 8 litros e foco em automação real, o equipamento é, segundo a fabricante, o primeiro no Brasil a incorporar esse nível de autonomia no preparo de alimentos em uma fritadeira elétrica. Além do sistema inteligente de reconhecimento automático, a Air Fryer traz ainda visor frontal iluminado para visualização do preparo em tempo real, sistema de pausa inteligente que retoma o cozimento exatamente de onde parou, controle de temperatura entre 50°C e 200°C, timer com desligamento automático de até 60 minutos e foco em eficiência energética.
EDITORA GENTE – Dois dias intensos de imersão, realizados pela Editora Gente, em São Paulo, reuniu nos dias 6 e 7 de junho, nomes como Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, João Kepler, investidor-anjo e autor best-seller e Gustavo Caetano, um dos maiores nomes da inovação no Brasil, para palestrar e discutir temas como inovação, mindset de crescimento, inteligência artificial, educação empreendedora e os bastidores do mercado editorial. A CEO da Editora Gente, Rosely Bosquini, falou sobre a missão por trás do encontro: “Quando começamos a trabalhar com um autor — seja ele empresário, empreendedor ou professor — logo percebemos que, ao se conectar com sua verdadeira missão, ele é capaz de construir algo muito maior do que um livro: ele cria um negócio de impacto.” O evento também contou com as presenças de Gue Oliveira – escritora e palestrante; Alfredo Soares – Fundador do G4 Educação; dentre outros.
HÍPICA DO RIO – A Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa, será palco neste mês da quarta edição do Concurso de Salto Nacional Santo Antônio, que ao longo de quatro dias (12 a 15) reunirá estrelas do hipismo brasileiro. Com entrada franca nos quatro dias de competição, o concurso nacional vai distribuir mais de R$ 360 mil em premiações. As principais provas estão programadas para o fim de semana. No sábado (14/6), a partir das 17h, as atenções estarão voltadas para a disputa do Grande Prêmio Santo Antônio, que vai distribuir R$ 200 mil entre os mais bem colocados. No domingo (15/6), a Copa Ouro Shopping Leblon terá premiação de R$ 80 mil, em prova programada para 15h. O CSN 5 Santo Antônio é, hoje, uma das mais relevantes competições do calendário hípico brasileiro. Nesta edição, contará com a participação de 147 cavaleiros e 256 cavalos. No sábado (14/6), quem comparecer à Hípica poderá assistir – a partir das 20h, logo após o GP Santo Antônio – ao show da cantora e compositora Camilla Marotti, ex-participante do The Voice Brasil e atualmente em cartaz com um tributo a Aretha Franklin, acompanhada pela banda FourplusOne.