Registro Geral – Nesta quarta-feira tem sanção do Perse, tem Camila Leporace, Mater Dei, inauguração da Bridgestone, Rock 80 Festival e muito mais

Registro Geral é publicado todas as quartas-feiras no Monitor Mercantil. Email para [email protected]

380
Presidente Luís Inácio Lula da Silva com a presidente da Abeoc Brasil, Enid Câmara
Presidente Luís Inácio Lula da Silva com a presidente da Abeoc Brasil, Enid Câmara (Foto: Divulgação)

PERSE – A Abeoc Brasil está entre as entidades convidadas para a Cerimônia de Sanção Presidencial do Projeto de Lei 1026/2024, que reestrutura o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos – Perse. O convite para a cerimônia veio do ministro do Turismo, Celso Sabino. O evento foi realizado nesta quarta-feira nas dependências do Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de seguir para a sanção presidencial, o projeto de lei foi aprovado no Senado Federal sem mudanças significativas em relação ao texto validado na Câmara dos Deputados, no fim do mês passado. Ou seja, foi definido que 30 atividades (CNAE) poderão usufruir da redução de tributos, após acordo feito entre os parlamentares e o Ministério da Fazenda. A aprovação do PL 1026/2024 prevê ainda o limite de R$ 15 bilhões para o custo fiscal do benefício entre 2024 e 2026. A Associação Brasileira de Empresas de Eventos é a mais antiga entidade do setor de eventos no Brasil e representa empresas e profissionais do chamado segmento MICE (sigla em inglês para Reuniões, Incentivos, Conferências e Feiras), popularmente conhecido como turismo de negócios e eventos.

CAMILA LEPORACE – A pesquisadora e autora da obra “Algoritmosfera – A cognição humana e a inteligência artificial”, Camila Leporace, vai participar do Papo Editorial “Algoritmosfera: escrita, curadoria e edição”, ao lado de Mariana Nada, editora da Hucitec e José de Souza Muniz, professor e editor. O evento será nesta quinta-feira (23/5), às 17h, na Casa de Inovação da PUC-Rio. Em seguida, haverá uma sessão de autógrafos com a autora. O Papo faz parte da programação da ExpoLivro, criada pela Editora PUC-Rio com o objetivo de promover trocas e fomentar o aprendizado sobre o mercado. As inscrições podem ser realizadas no site. Atividade gratuita e sujeita à lotação. A ExpoLivro vai até o dia 23 de maio, trazendo atividades gratuitas ministradas por representantes e autores de editoras de todo o Brasil. Local: Casa de Inovação da PUC-Rio – Rua Marquês de São Vicente, 225, no Rio. Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRmVtjN34IBXyc37BDn-ibtILJtGABokP0Rj7l-lqbs8w15A/viewform?pli=1 Gratuito e sujeito à lotação.

Espaço bem estar - do Hospital Mater Dei
Espaço bem estar – do Hospital Mater Dei (Foto: Divulgação)

MATER DEI – Foi realizada no início do mês, em Nova Iorque, a 12ª conferência promovida pelo Bradesco BBI, voltada para empresas não listadas na bolsa, proporcionando um ambiente de intercâmbio e networking entre gestores e investidores em potencial. Durante o evento, a Rede Mater Dei, referências no setor de saúde no Brasil, marcou presença com Henrique Salvador, Presidente do Conselho de Administração, compartilhando perspectivas sobre o panorama econômico global e contando a trajetória da empresa para abertura do IPO.

BRIDGESTONE – A Bridgestone inaugurou seu novo Centro de Distribuição, em Cotia (SP) destinado exclusivamente para o mercado reposição. Com uma área total de 84 mil m² cobertos, o espaço possui capacidade para armazenar mais de 1 milhão de pneus entre as diferentes tipologias que a empresa oferece ao mercado. São mais de 140 docas, que podem movimentar 35 mil unidades diariamente. O armazém é o maior da companhia na América Latina. O local contou com investimentos de mais de R$ 300 milhões da Prologis, empresa que detém o espaço, e gerou 250 novos empregos diretos.

Espaço Publicitáriocnseg

ITACOATIARA ORO – Em junho, a cidade de Niterói (RJ) recebe o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil. Em sua 12ª edição, o Itacoatiara Pro World Festival oferece música, arte e muito esporte, dentre as mais diversas modalidades, com campeonatos nacionais e internacionais, e atletas renomados. Além disso, o evento promove a conscientização socioambiental, com ações de impacto positivo na região. Neste ano, serão cinco modalidades esportivas: bodyboard, skate, surf, bodysurf e ciclismo. Serão mais de 200 atletas profissionais de 25 países e 11 estados do Brasil disputando mais de 250 mil reais em prêmios.

Rock 80 Festival
Rock 80 Festival (Foto: Divulgação)

ROCK 80 FESTIVAL – A Praia do Flamengo receberá muita música nos dias 25 e 26 maio, a partir das 10h, com uma nova edição do Rock 80 Festival. Durante os dois dias de evento, o público amante do rock irá curtir 10 bandas dos anos 80, com uma programação para toda a família. A entrada é gratuita, porém convida todos a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão entregues a instituições do Rio de Janeiro. A programação completa pode ser conferida no Instagram @rock80festival. A cada edição, o evento busca oferecer atrações para todas as idades, e diversas opções de gastronomia. O festival Cerveja Rio de Janeiro, é quem assina a curadoria das cervejarias artesanais, que apresentam 20 tipos diferenciados, para todos os paladares. Local: Praia do Flamengo – Posto 3, das 10h até às 23h.

PRAZERES DE HEITOR – O espetáculo inédito “Os Prazeres de Heitor, o mestre sala da Pequena África” apresenta ao público um importante nome da cultura popular brasileira: Heitor dos Prazeres (1898-1966), cantor, compositor, instrumentista e pintor brasileiro que viveu na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. O espetáculo acontece na Praça da Harmonia, sede de Arte Pública Carioca, no dia 25 de maio às 17hs. Neste Teatro Musicado o elenco é formado pelos artistas brincantes sobre pernas de pau e músicos da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades. Local: Praça da Harmonia – Gamboa – Zona Portuária do Rio de Janeiro. Horário: 17h. Mais informações: @ciademysterios

ORGULHO NERD – O Bangu Shopping vai se transformar no ponto de encontro para os apaixonados pelo universo geek. Durante o sábado (25/5) e domingo (26/5), o shopping realiza evento gratuito que trará diversas atrações para os amantes da cultura pop, incluindo atividades dedicadas aos fãs de animes, games, mangás, jogos de cartas, k-pop e cosplay. O evento, em homenagem ao Dia do Orgulho Nerd, ocorrerá simultaneamente em três locais dentro do empreendimento, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro: no palco na Praça de Alimentação, próximo à Marisa, na Loja Geek e na Feira Geek, ambos no corredor da Centauro. O evento é uma realização do Bangu Shopping em parceria com a Geek Mall Produções. Para mais informações, visite o site bangushopping.com (http://bangushopping.com). Endereço: Rua Fonseca, 240 – Bangu – Rio de Janeiro/RJ

MENINO NO ESPELHO – A Crivo Editorial lança a Coleção “O Menino no Espelho” em quadrinhos, sob o selo Crivinho, dedicada ao público infantojuvenil, em homenagem ao centenário de nascimento do escritor mineiro, Fernando Sabino. O lançamento acontece durante a 12º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, FIQ, no Minascentro, no dia 25 de maio, de 15h às 17h, com sessão de autógrafo dos quadrinistas João Belo, Clara Pernambuco e Hill Rocha, responsáveis pela ilustração dos três primeiros volumes da coleção. Publicada originalmente em 1982, “O Menino no Espelho” é uma obra autobiográfica que se tornou um marco na literatura brasileira, retratando de forma única e envolvente as aventuras e travessuras de Fernando, um garoto cheio de imaginação e curiosidade. Lançamento da coleção O menino no Espelho em quadrinhos, da editora Crivinho (Crivo Editorial) durante o FIQ 2024. Local: Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785 Centro, Belo Horizonte. Informações: @crivoeditorial

BIENAL DO LIVRO SP – Nos dias 4 e 5 de setembro de 2024, durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, acontece a quinta edição da Jornada Profissional. Promovido pelo Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o evento reunirá profissionais do mercado editorial nacional e internacional para rodadas de negócios e palestras. A participação é exclusiva para empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers, mas empresas externas podem participar mediante assinatura de um termo de adesão temporário. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, feitas obrigatoriamente online. As inscrições para editoras nacionais com interesse em negociar direitos autorais com editoras internacionais ficam abertas até o dia 5 de julho. A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX, é um dos maiores eventos literários da América Latina, reunindo autores, editores, livreiros e leitores em um espaço dedicado à celebração da cultura e da literatura. Local: Rua Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo.

Arte da exposição Ser Mulher
Arte da exposição Ser Mulher (Foto: Divulgação)

SER MULHER – “A Sereia e o Grito dos Oceanos” é uma instalação provocativa, que pode ser visitada na exposição ‘Ser Mulher: um Percurso de Papéis’, mergulhando nas profundas reflexões sobre as relações complexas entre os seres humanos e os oceanos. ‘Ser Mulher: um Percurso de Papéis’, a icônica exposição da artista plástica Carla Carvalhosa, está no Centro Cultural Correios RJ, com curadoria de Marcia Costa, trazendo pinturas e esculturas diferenciadas, representando os diversos papéis desempenhados pelas mulheres e sua importância em promover um sentimento de pertencimento nas famílias e na sociedade em geral, além da mensagem sobre sustentabilidade. ‘Ser Mulher: um percurso de papéis’ pode ser visitada até 15 de junho, nas salas I e II, 3º andar, de terça a sábado, das 12h às 19h. Local: Centro Cultural Correios RJ – 3º andar – salas I e II @correioscultural. Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ

CARTAGENA – A comunidade de Cartagena, na Colômbia, celebrou, no último sábado, 18 de maio, a inauguração da 19ª Instituição Educacional da Fundação Pies Descalzos, da cantora Shakira. A escola, batizada com o mesmo nome da ONG, foi concebida com o apoio da Costa Cruzeiros e outras entidades. Com investimento de mais de 14,7 bilhões de pesos, a instituição atenderá jovens locais em situação de risco com o intuito de promover educação de qualidade para mais de 960 crianças, além de atuar como centro comunitário para famílias socialmente vulneráveis. Com infraestrutura de 6.075 metros quadrados, a escola conta com 26 salas de aula, biblioteca, áreas bilíngues e recreativas e espaços inclusivos para a formação de crianças e adolescentes. A escola foi inaugurada no último sábado (18). Foto: Andrés Felipe Sanchez – FFIE (Fundo de Financiamento de Infraestrutura Educativa) do Ministério da Educação Nacional da Colômbia. A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades locais, como a Ministra de Educação Nacional da Colômbia, Aurora Vergara-Figueroa, representantes das instituições parceiras e membros da comunidade de Cartagena.

AASP – Ampliar o debate sobre inovações e desafios do exercício da profissão a fim de explorar os caminhos para o aprimoramento da advocacia em todas as suas áreas de atuação. Este é o objetivo da AASP – Associação dos Advogados, com a realização do Simpósio Regional, que acontecerá no dia 21 de junho em São José do Rio Preto. O evento, um dos mais importantes do ano para a Associação, está em sua 22ª edição, ocorrendo cada vez em uma localidade diferente com o intuito de enriquecer o diálogo e estimular a troca de experiências entre advogados e advogadas de todo o país. Com abertura às 9h, o Simpósio terá cinco painéis abordando temas diferentes do Direito, sempre relacionados às questões mais relevantes da atualidade. Entre eles: desafios da advocacia contenciosa, advocacia consultiva familiar e empresarial, Direito Penal, Direito Trabalhista e Marketing Jurídico. O evento conta com o apoio institucional da 22ª Subseção da OAB de São José do Rio Preto. Local: Ipê Park Convention Hotel – Rodovia Washington Luís, KM 428.

Registro Geral é publicado todas as quartas-feiras no Monitor Mercantil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui